HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros

Home > Outros > Noticias > Projecto Sol para Todos

Projecto Sol para Todos

 

Durante o presente ano lectivo de 2007/2008 o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, com o apoio da Agência Ciência Viva e do POCI2010, vai levar a cabo um projecto denominado "Sol Para Todos" que tem como objectivo a promoção da ciência em geral e da astronomia em particular, junto dos alunos dos 2 e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

 

O projecto desenvolve-se tendo por centro o espólio de mais de 30.000 imagens do Sol (espectroheliogramas) existentes no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, fruto de um trabalho de mais de 80 anos de observações diárias do Sol, iniciado em 1926. Actualmente, encontram-se digitalizadas e disponíveis ao público 15.000 imagens. As restantes imagens encontram-se em processo de digitalização.

 

As actividades preparadas pela equipa de trabalho deste projecto visam utilizar as referidas imagens e com isso contribuir para um melhor conhecimento do Astro-Rei, e da sua influência no ambiente do nosso planeta. Estas actividades pretendem ser pluridisciplinares (áreas de Ciências e TIC) e foram pensadas para uma utilização óptima dentro da área de projecto, embora possam perfeitamente ser executadas, quer em sala de aula (incluídas em aplicação do programa, por exemplo do 10º ano, ou em relação a outros aspectos dos programas de Físico-Química ou de TIC no Básico) e/ou em ambiente de atelier (incluindo os Clubes de Astronomia).

 

Na página da Internet http://www.mat.uc.pt/sun4all encontram-se todos os detalhes sobre o projecto: equipa de trabalho, guião com uma descrição detalhada das actividades, fórum para discussão e partilha de experiências, contactos com a equipa, etc.

 

As escolas que assim o desejem, poderão solicitar a visita de um monitor do Observatório para introdução e apoio na realização das actividades, sem qualquer encargo de viagem e/ou estadia. Na página Internet do projecto poderá encontrar a informação necessária para efectuar este pedido.

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea