HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > Recursos > Exposições 2017 / 2018 > À MEDIDA DO TEMPO (3º ciclo e secundário) > A Longitude e os Fusos Horários

A Longitude e os Fusos Horários
À MEDIDA DO TEMPO (3º ciclo e secundário)

 

Globo terrestre

O módulo "A Longitude e os Fusos Horários" é constituído por dois cartazes e por um globo terrestre.

No primeiro cartaz explica-se a razão da importância da obtenção da longitude no mar.

cartaz - longitude

A divisão da Terra em fusos horários facilitou a comunicação entre os povos dos diversos paises. No segundo cartaz explica-se  a necessidade da criação dos fusos horários numa perspectiva histórica.

cartaz - fusos horários

Material Itinerante

     2 cartazes

     1 globo terrestre

 

Outro material necessário

     1 mesa para o globo terrestre

 

Actividades a desenvolver com os alunos:

   

Alguns recursos que pode consultar:

· Portal do Astrónomo

· Portal do Astrónomo - 120 anos dos fusos horários

· Sistemas de Medida de Tempo

· Revivendo Eratóstenes

· Medidas de Tempo

· Fusos Horários

· Exercícios específicos - ensino médio

· Les fuseaux horaires

· La situation géographique du Canada – Fuseaux horaires – Feuille d’activités de l’élève

· Latitude, Longitude, and Time

· Longitude

· Phone Home: Understanding Latitude, Longitude, and Time Zones

· Lesson Plans

· Latitude, longitude and time

· Activity 12 - Universal Time

· The excitement of ’time’

Módulo(s):
1.  A Linha do Tempo
2.  Os Calendários
3.  A Clepsidra
4.  Os Relógios de Sol - I
5.  Os Relógos de Sol - II: O Analemático
6.  O Nocturlábio
7.  A Ampulheta
8.  A Longitude e os Fusos Horários
9.  Os Relógios de Mecanismo
10.  Os Relógios do Século XX
Outro:
1.  Galeria de Fotos
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea