HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros

Home > A Associação > Núcleos Regionais > Núcleo de Tomar > Notícias > Crescer com a... MATEMÁTICA

Crescer com a... MATEMÁTICA

1º ENCONTRO DE EDUCADORES E DE PROFESSORES DO 1º CICLO

 

 

Como tínhamos programado, decorreu em 11 e 12 de Setembro o 1º Encontro de Educadores e Professores do 1º ciclo, denominado “Crescer com a… MATEMÁTICA”, que decorreu na Escola Secundária de Santa Maria do Olival, tendo as Conferências Plenárias decorrido no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar.

Apesar de alguns contratempos na sua montagem o mesmo decorreu como os sócios desejavam. Para um primeiro encontro destes níveis de ensino, no nosso núcleo, poderemos considerar que decorreu dentro das nossas expectativas. O resultado foi francamente positivo. Os colegas, cerca de 100 que participaram, desejam encontrar-se mais assiduamente para debater temas que nem sempre lhes são proporcionados em outras ocasiões.

Além dos GD e das SP em que participaram nos dois dias,

 

 


 

  

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tiveram oportunidade de assistir à abertura do encontro com uma Conferência proferida pelo psicólogo Eduardo Sá, subordinada ao tema “As Equações do Coração”. Aproveitámos a ocasião para divulgar a vinda deste ao nosso encontro para fazermos convites direccionados a personalidades ligadas ao ensino no nosso núcleo, o que contribuiu para a participação destas nas actividades que estamos a desenvolver. Terminámos com o convite feito ao colega Paulo Afonso, da ESE de Castelo Branco, pessoa muito ligada ao ensino da matemática nestes níveis, tendo abordado o tema "A importância da Matemática nos primeiros anos".

Neste encontro e apesar da nossa recente actividade, procurámos participar, activamente, no ano temático e trouxemos para a Biblioteca Municipal de Tomar uma exposição de 30 relógios de sol.


Também e dada a sua qualidade e o interesse que desperta em todos nós, gente da matemática e público em geral, esteve patente a nossa exposição “Jogos do Mundo”.

 


Na Escola Secundária Santa Maria do Olival, sede deste encontro, esteve a exposição “A Matemática é para todos”. Todas elas estiveram ao público de 11 a 27 de Setembro.


Estamos, pois, satisfeitos pelo facto de termos contribuído para a divulgação da APM – Núcleo de Tomar a colegas destes níveis de ensino.


O facto de termos mobilizado muitos dinamizadores locais, já experientes nestas acções, também nos anima para levarmos em frente mais iniciativas deste tipo. A partilha e a reflexão foram uma constante ao longo dos dias do Encontro. Também não nos esquecemos de colegas que, apesar de se encontrarem fora da nossa “zona de acção”, não deixaram de estar presentes, correspondendo assim ao nosso convite.

 

 

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea