HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017


Estudos Internacionais

Portugal participou em dois importantes estudos internacionais : o TIMSS 2015 e o PISA 2015, bem como num outro estudo, de menor escala, o TIMSS Advanced. São já conhecidos  os resultados do TIMSS.

Aqui divulgaremos os comentários e pareceres da APM sobre estes estudos, sempre que o entendamos pertinente.

Também disponibilizamos enlaces para os documentos relativos a cada um dos estudos à medida que eles forem sendo disponibilizados.

Esperamos que a análise e reflexão sobre estes dados possa contribuir para a melhoris do ensino da Matemática entre nós.

A direção da APM

30 de novembro de 2016

Foram hoje conhecidos os resultados do PISA 2015. Pode também já consultar os primeiros resultados e comentários da APM.

A direção da APM

2 de dezembro de 2016

Comentários e pareceres da APM

Comentário da direção da APM aos primeiros resultados conhecidos do TIMSS 2015 e do TIMSS Advanced 2015, 30 de novembro de 2016

Comentário da direção da APM aos primeiros resultados conhecidos do PISA 2015 , 6 de dezembro de 2016


 

 

TIMSS 2015 e TIMSS Advanced 2015

http://timss2015.org/wp-content/uploads/images/T15_IR_M_Front_CROP.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30 de novembro

Pode consultar a apresentação pública dos resultados destes estudos feita por João     Marôco do IAVE, IP no dia 29 de novembro na escola secundária Pe. António Vieira em Lisboa. Esta apresentação, bem como os demais documentos da responsabilidade do IAVE, está disponível na página do IAVE, em http://iave.pt/np4/310.html.

Pode  ainda consultar aqui os sumários dos resultados do TIMSS e do TIMSS Advanced apresentados no dia 29 de novembro.

 

2 de dezembro

Já estão disponíveis em português os relatórios do TIMSS e do TIMSS Advanced relativos aos resultados dos alunos portugueses.

A página internacional destes estudos onde se encontram os relatórios globais e originais pode ser acessada a partir desta ligação.

 


PISA 2015


Em Literacia Matemática, o PISA incide sobre a capacidade de formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos e formular juízos e decisões fundamentadamente, como cidadão participativo, empenhado e reflexivo.


Pode consultar aqui o sumário dos resultados do PISA 2015 bem como o 1.º relatório em português, disponibilizados na página do IAVE, IP em http://www.iave.pt/np4/aval_int/.

A página internacional do PISA onde se encontram os relatórios globais e originais pode ser acessada a partir desta ligação http://www.oecd.org/pisa/



 

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea