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Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 24 de Setembro de 2016

24 de Setembro de 2016

Nesta reunião o Eduardo apresentou uma proposta de organização da escola e para o ensino da matemática. Assim a sua proposta vai incidir sobre os seguintes aspetos:

  • 2 ciclos de 6+6 anos ensino para todos - natureza cultural
  • acesso ao ensino superior
  • avaliação
  • materiais de apoio aos alunos
  • tecnologias na escola
  • preparação de professores (inicial e contínua)

O Eduardo propõe que o ensino seja cultural e histórico e que em relação à matemática ilustrou com tópicos possíveis de abordagem (cónicas, definições, números, geometria, demonstração). A transição deveria ser feita devagar, passo a passo, de modo que daqui a 6 anos já se começassem a ver diferenças.

No próximo ano pode já haver experiências no 1º e 5º anos em que os seriam escolhidos os professores. Os exames, como hoje os conhecemos, devem deixar de existir. O número de alunos por turma deve diminuir para que os alunos possam fazer mais investigações e trabalhos de projeto realizando provas de uma manhã, portfólios, relatórios, ... O acesso ao ensino superior deveria ser pensado e organizado pelo ensino superior, podendo ser por apresentação de portfólios, entrevistas, .... mas que fosse efetivamente desligado do ensino secundário. A avaliação poderia ser qualitativa.

Acabar com os manuais escolares, passando as editoras a fazerem traduções de livros de apoio aos alunos que passem a estar disponíveis em todas as escolas.

A Rita referiu um documentário realizado por Michael Moore sobre o ensino na Finlândia e que pode ser visualizado por este link

https://www.youtube.com/watch?v=CLhxOufPH6E

 

 

 

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