HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros

Home > Recursos > Exposições 2017 / 2018 > MATEMÁTICA E NATUREZA (todos os níveis de ensino)

MATEMÁTICA E NATUREZA (todos os níveis de ensino)

Esta Exposição é  uma adaptação  da Exposição "Mathématiques dans la nature"  apresentada no ano 2000 no Museu La  Villette (Paris). Posteriormente foi reformulada no âmbito do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra, numa parceria MPT2013/APM.

Com esta Exposição pretende-se contribuir para a compreensão e valorização do papel da matemática no desenvolvimento de outros campos do saber científico.

É uma exposição diversificada, que aborda vários temas  da matemática e de outras áreas científicas.

Aqui pode ter acesso a mais informações  e sugestões de exploração da Exposição.

 

MATERIAL DA EXPOSIÇÃO:

- 12 Expositores (Do 0 ao 11)

Expositor aberto – Dimensões: 200 x 83 (em cm);

Expositor fechado p/ transporte - Dimensões: 95x 60 (em cm);

Embalagem- 1 caixa de cartão - Dimensões: 65 x 98 x 25 (em cm).

- 1 Caixa com material diverso - Dimensões: 27 x 49 x 40 (em cm);

- 1 Caixa do Globo Terrestre - Dimensões: 34 x 34  (em cm)

- 1 Dossier com listagem de:

  • material de apoio à montagem da exposição (mesas de apoio a alguns expositores);
  • atividades de exploração da exposição.

Para o transporte da exposição basta um veículo ligeiro.

 

Módulo(s):
1.  Porque é que num girassol existem 21 espirais num sentido e 34 no outro?
2.  Porque é que há uma ligação entre um caracol e o número de ouro?
3.  Porque é que há relação entre um floco de neve e um ataque cardíaco?
4.  Porque é que há afinidade entre um feto e as flutuações da bolsa de valores?
5.  Porque é que as imagens da medicina usam matemática?
6.  Porque é que há uma relação entre este desenho e o Big Bang?
7.  Porque é que o tigre tem riscas e o leopardo tem manchas?
8.  Porque é que bastam 4 cores para colorir qualquer mapa?
9.  Porque é que todos os mapas são falsos?
10.  Porque é que os nós de marinheiro se assemelham à ação de um vírus?
11.  Porque é que se empilham sempre as laranjas da mesma maneira?
Outro:
1.  Galeria de Fotos
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea