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VIII CIBEM

ÚLTIMA HORA (23 de janeiro de 2017) - PRAZOS ALARGADOS:

Dado que nestes últimos dias a página Web do CIBEM não funciou, ampliamos os prazos de envio de resumos e também de pagamento de inscrições; assim, temos:

  • Prazo para o envio do resumo do trabalho apresentado, até 28 de fevereiro de 2017.
  • Prazo para pagamento do valor reduzido da inscrição, até 31 de março de 2017.

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O oitavo Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, da responsabilidade da Federação Iberoamericana de Educação Matemática (FISEM) à qual a APM pertence desde a sua fundação, realiza-se em Madrid de 10 a 14 de julho de 2017 e é organizado pela Federação Espanhola de Sociedades de Professores de Matemáticas (FESPM).

Pela proximidade do local de realização deste encontro, animamos desde já os professores, os associados e as realidaddes associativas da APM a uma participação ativa no mesmo.

As informações podem ser encontradas na página do encontro. E pode ver o vídeo promocional em português na nossa página do facebook.

Algumas datas importantes: as inscrições estão abertas desde 1 de outubro de 2015 e o primeiro prazo termina a 28 de fevereiro de 2017 (155€ para sócios das associações federadas da FISEM); a data limite de recepção de pedidos de bolsas é de 15 de outubro de 2016, às 24 horas de Espanha, 23h de Portugal; o prazo para apresentação de resumos de comunicações, sessões práticas, posters e feira matemática é 31 de janeiro de 2017.

 

Conferências preparatórias


23 fevereiro 2017

Mais uma conferência prévia ao CIBEM 2017 que terá lugar no próximo dia 23 de fevereiro, às 21 horas (horário de Portugal).

Esta conferência, com o título "Modelo de enseñanza de fracciones en México", será dada por Carolina Rubí Real, candidata a Doutora em Ciências com Especialidade em Matemática Educativa no Cinvestav-IPN.
Para participar na videoconferência basta aceder à ligação
http://oei.adobeconnect.com/congresocibem/

Esta atividade conta com o apoio da Organização de Estados Iberoamericanos.

Resumo e nota biográfica de Carolina Rubí

Modelo de enseñanza de fracciones en México

Para caracterizar el modelo de enseñanza de fracciones de la educación básica se llevó a cabo el análisis tanto de los programas de estudio, como de los libros de texto mediante el uso de una red de nociones, conceptos y procesos de las fracciones y los números racionales. Dicha caracterización se describe a través de los elementos que constituyen el modelo: 1) los aspectos de fracción, los fenómenos en los que aparecen y los procesos matemáticos que se consideran para su estudio; 2) las secuencias didácticas; 3) los diferentes lenguajes que intervienen; 4) las características necesarias para ser un usuario competente de las fracciones; y 5) las relaciones inherentes entre estos elementos.

Carolina Rubí Real estudió la Licenciatura en Educación Secundaria con Especialidad en Matemáticas en la Escuela Normal Superior de México. Posteriormente llevó a cabo estudios de Maestría en Ciencias con Especialidad en Matemática Educativa en el Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN (Cinvestav-IPN) así como del Máster Universitario en Didácticas Específicas en la Universitat de València, España, en donde obtuvo el premio extraordinario de máster. Actualmente es candidata a Doctora en Ciencias con Especialidad en Matemática Educativa en el Cinvestav-IPN.

Inicialmente se interesó por los estudios de género en educación matemática y después centró la atención en el pensamiento aritmético y algebraico, en particular, en la enseñanza y el aprendizaje de los números racionales en la educación básica. Con respecto a sus publicaciones, ella es coautora de artículos de investigación, libros de texto y de ejercicios de matemáticas para alumnos de la escuela secundaria.

 

24 novembro 2016

Conferência Panorámica de la educación estadística

Continuando com o ciclo de conferências prévias ao CIBEM 2017 programámos uma nova videoconferência que terá lugar no próximo dia 24 de novembro, às 21 horas (horário de Portugal).

Esta conferência, com o título  "Panorámica de la educación estadística", será dada por Antonio Moreno Verdejo, professor da Universidade de Granada (España).
Para participar na videoconferência basta aceder à ligação http://oei.adobeconnect.com/congresocibem/
Esta atividade conta com o apoio da Organização de Estados Iberoamericanos.

 

18 outubro 2016

Conferência Diseño e implementación de una situación de aprendizaje para la construcción del concepto de derivada. Dinamización de la regla de los cuatro pasos

A conferência “Diseño e implementación de una situación de aprendizaje para la construcción del concepto de derivada. Dinamización de la regla de los cuatro pasos”, dada pela Profesora Adriana Engler, Facultad Ciencias Agrarias. Universidad Nacional del Litoral (Argentina) está disponível na seguinte ligação:
Acceso conferencia
Esta conferência enquadra-se nas atividades prévias ao VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (CIBEM) que terá lugar em Madrid de 10 a 14 de julho de 2017, www.cibem.org
Esta atividad foi possível graças ao instituto Iberciencia de la Organización de Estados Iberoamericanos.


12 setembro de 2016

No âmbito das conferências preparatórias do VIII CIBEM vai realizar-se no dia 23 de setembro de 2016 às 21 horas UTC/GMT +1 uma vídeo conferência a cargo de  Regina Célia Grando, Universidade Federal de São Carlos. UFSCar. São Paulo - Brasil.

Regina Célia é a autora da tese mais vezes descargada da Biblioteca Digital da Universidade de Campinas: O conhecimento matematico e o uso de jogos na sala de aula/ El conocimiento matemático y el uso de juegos en las aulas. Mais informação aqui.

 

 

 

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