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XXVI SIEM Évora

O SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática – é uma iniciativa da Associação de Professores de Matemática (APM), promovida pelo seu Grupo de Trabalho em Investigação (GTI), que se realiza desde 1990, pelo 26.º ano consecutivo. Neste ano de 2015, o seminário ocorre em Évora, na Escola Secundária Gabriel Pereira, contando com quase uma centena de participantes. O seu programa inclui comunicações auto-propostas pelos participantes, onde se contam mais de trinta comunicações orais e comunicações em posters, oriundas de Portugal, Espanha e Brasil. Inclui também sessões convidadas, como as conferências plenárias, os painéis plenários e os workshops. Existe ainda uma sessão dinamizada pelo GTI, designada de Espaço GTI.

Destaca-se que em 2015, o SIEM procurou reforçar a possibilidade de interação, diálogo e reflexão conjunta entre investigadores e professores participantes no ProfMat, encontro nacional de professores que a APM organiza também anualmente. Esse reforço consistiu em duas inovações. Por um lado, a criação de um dia com programa inteiramente comum, integrando sessões propostas pelas comissões científicas dos dois encontros, no qual existem três momentos plenários que reúnem todos os participantes. Por outro lado, a proposta de uma nova modalidade de sessão, os workshops, «Olhares sobre a aula de matemática: contributos da interação entre professores e investigadores», que são dinamizados por equipas de professores e investigadores.

O SIEM é um encontro de investigação não temático, abrangendo diversos focos que resultam da seleção da Comissão Científica do encontro e dos temas presentes nas comunicações apresentadas pelos participantes.

Uma conferência plenária está a cargo de um investigador estrangeiro, recaindo este ano sobre Stéphane Clivaz, da Lausanne University of Teacher Education. O tema abordado, Lesson Study as… From Professional Development to Research in Math Education”,  é de grande interesse e atualidade, tratando de propor uma alternativa ao desenvolvimento profissional dos professores baseada em estudos de sala de aula.

A conferência a cargo da investigadora nacional é proferida por Célia Mestre, professora do Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Almada. Baseia-se na sua tese de doutoramento concluída em 2014, e apresenta uma perspetiva transversal para a abordagem da álgebra, intitulando-se: “O desenvolvimento do pensamento algébrico numa perspetiva de integração curricular”.

O painel proposto pela CC do XXVI SIEM dá voz ao projeto de investigação “Desenvolvimento da Literacia Estatística” (DSL), coordenado por Hélia Oliveira, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e intitula-se “Desenvolver a literacia estatística: contributos para uma reflexão em torno da educação estatística”. O painel é moderado por Hélia Jacinto, da Escola Básica José Saramago, e conta com a presença de diversos elementos da equipa do projeto.

O painel proposto pela CC do ProfMat 2015 tem por tema “Políticas educativas para a renovação do ensino da matemática em Portugal”, e é moderado por Joana Brocardo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, com a participação de diversos intervenientes.

As comunicações orais e comunicações em posters estão organizados em dez simpósios, centrados nos seguintes temas que emergiram da organização das temáticas abordadas: Tecnologias; Formação inicial de professores; Ensino da Matemática; Aprendizagem da Matemática; Resolução de problemas e programas de Matemática; Tarefas matemáticas no ensino; Desenvolvimento profissional e Tecnologias e raciocínio matemático. A diversidade das propostas oferecidas pelas/os participantes no SIEM é um sinal da vitalidade da comunidade de investigação que se expressa em português.

Este livro de atas inclui os textos relativos às conferências plenárias e os resumos dos painéis plenários, bem como os textos relativos às comunicações. Os últimos foram sujeitos a um processo de revisão cega por pares. Agradece-se a todos os colegas que participaram no processo de revisão e que permitiram elevar a qualidade dos textos que agora se publicam, deixando testemunho deste XXVI SIEM.

Évora, março de 2015

 

A Comissão Científica

 

Atas do XXVI SIEM - ÉVORA

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