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Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 10 de janeiro de 2015

10 de janeiro de 2015

A Adelina Precatado veio assistir à nossa reunião, para nosso grande contentamento.

1.         Conversa geral

- A Sónia, relatando um pouco da sua nova experiência profissional, contou-nos que sempre que há renovação do cartão de cidadão, os 3 últimos dígitos/letras mudam. Porque será? No bilhete de identidade isso não sucedia… Ninguém arranjou uma explicação satisfatória!

- A Rita informou que o centro de formação da APM vai organizar, no dia 21 de Fevereiro, o dia da Geometria, composto por duas sessões plenárias e várias sessões práticas. Neste âmbito, ela própria e o Eduardo foram convidados para uma conferência sobre um tema da Geometria.  No entanto, após terem percebido que o tempo disponível até ao dia da conferência era reduzido para prepararem algo, decidiram declinar o convite.

- O Eduardo falou-nos um pouco sobre as comemorações a que assistiu/participou no âmbito do centenário do nascimento do Sebastião e Silva. Além disso, apresentou-nos a visão que o Sebastião e Silva tinha do ensino da Matemática, visão que era notória na sua forma de leccionar, onde os conceitos eram construídos à frete dos alunos e não despejados:

·      necessidade da História da Matemática

·      os conceitos devem ser introduzidos apelando à intuição dos alunos (muito relevante na Geometria)

·      a lógica como fundamentação e controlo da intuição

- No âmbito do projecto sobre a Geometria e a Arte no Renascimento, o Eduardo apresentou-nos brevemente dois interessantes livros: Secret Knowledge, de David Hockney, que descreve e explica os meios óticos usados pelos pintores, e Oblique Drawing, de Massimo Scolari, com a história da anti-perspetiva.

- O livro do Eduardo sobre o plano complexo está a avançar. O Eduardo fez-nos uma interessante apresentação sobre episódios da história dos números complexos, que teve início nos matemáticos árabes e acaba só com Gauss… 

 

2.          Quadratura das lúnulas

O Pedro, no seguimento da resolução de um problema proposto pelo José Paulo Viana na E&M, fez uma apresentação sobre a quadratura de lúnulas, começando por referir que em geral, as lúnulas não se podem quadrar!

Foi-nos apresentado dois lúnulas de Hipócrates e as suas quadraturas 

3.         Seminário

Todo o grupo concorda que o seminário deve incluir formação real de professores e deve incidir sobre um futuro currículo da geometria, nomeadamente através da apresentação de temas que pensamos serem importantes no ensino da geometria.

O Eduardo defendeu que deve haver uma intervenção inicial a situar tudo, apresentando uma visão geral (e particular para a Geometria) do que devia ser a evolução do ensino da Matemática no ensino básico e secundário, realçando que o objectivo deve ser de natureza cultural.

O seminário deve ser encarado como um momento de discussão sobre o que pretendemos para o ensino da Geometria até ao 9º ano.

O Eduardo pediu a colaboração de todos os elementos do grupo nesta organização e no debate de ideias para este projecto.

A Rute considerou que devia ser contemplado o aspeto de motivar os professores para o ensino da Geometria.

A Adelina contribuiu referindo que, a seu ver, deve-se discutir o que deve ser o ensino da Matemática e da Geometria e é essencial mobilizar outras pessoas para discutir estas ideias. Os temas apresentados devem ser tais que levem os professores a pensar que podem fazer qualquer coisa semelhante com outros conteúdos, nas suas aulas.

A Florinda considerou que temos que de decidir o espaço temporal e quem nos vais ajudar nesta organização.

Para a próxima reunião devemos pensar em temas transversais para apresentar no seminário.

 

No fim da reunião, a Adelina convidou todos os elementos para uma tertúlia sobre Sebastião e Silva, no Liceu Camões, na próxima 5ª feira, pelas 19 horas.  

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