HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 27 de novembro de 2014

27 de novembro de 2014

Ordem de trabalhos

1. Resumo do Conselho Nacional
2. Construções Geométricas
3. Plano Complexo
4. Arte do Renascimento e Geometria
5. Seminário sobre Ensino da Geometria

Resumo

1. Resumo do Conselho Nacional
A Ana e a Rita fizeram uma súmula da última reunião.
De destacar:
– a 20 de dezembro haverá um dia aberto na APM sobre Sebastião e Silva;
– a comissão pedagógica do centro de formação foi alterada: saíram a Ana Martins e o Arsélio Martins e entraram a Ana Vieira Lopes e a Cristina Cruchinho;
– houve uma acesa discussão sobre como deveria processar-se, nas reuniões, a votação por parte de quem participa via skype;
– IAVE: pelo menos para já, a APM não sairá do conselho consultivo, mesmo considerando que ser-se apenas ouvido a propósito de poder haver gralhas nos enunciados das provas e exames, pois todas as associações manifestaram o seu descontentamento com o documento produzido pelo instituto e que visava a APM, pelo que é de manter a estrutura de corpo associativo até ver

2. Construções Geométricas
Apresentação sumária da tese da Rute, Construções geométricas, sobre o tema das construções com régua e compasso. Foi uma oportunidade para voltar a este assunto, já estudado e discutido pelo grupo. A Rute ficou de enviar a sua dissertação. A Ana também se comprometeu a enviar a tese de mestrado que escreveu, igualmente neste âmbito.

3. Plano Complexo
O Eduardo deu conta de alguns aspetos deste seu livro, a ser totalmente escrito sem referir “a + bi”. O grupo esteve a explorar e a demonstrar, com recurso aos complexos, os teoremas de Napoleão, de Ptolomeu, da circunferência dos nove pontos, de Simson e de Morley.

4. Arte do Renascimento e Geometria
Foi feito um ponto de situação deste livro, que será escrito pelo Eduardo e pela Rita. Combinaram, perante o grupo, encontro de trabalho para definir plano, de que nos darão conta depois.

Ficou acordado que, na próxima reunião, a Rita fará para o grupo a conferência sobre “Transformações geométricas: para além das isometrias” que preparou para um ProfMat em Coimbra.

5. Seminário sobre Ensino da Geometria
O grupo voltou a discutir os moldes em que gostaria de organizar o seminário. Regressaram à mesa as preocupações e expetativas dos participantes na reunião:
– encontro alargado ou mais restrito?
– para que níveis de ensino? (primeiros anos?; básico?; básico e secundário?)
– momento de formação (foco no conteúdo e não no método de ensino, porque talvez alguns dos participantes nunca tenham pensado na geometria e no ensino desta maneira, co mo contributo para alguém que um dia queira escrever/propor um currículo) ou espaço de discussão e de definição de um currículo de geometria para o ensino básico (convidar pessoas de norte a sul do país que se interessem por esta questão ou que andem a desenvolver trabalho nesta área)?
– organizado em conjunto com a ESE? (foi referido que muitas das pessoas estão indisponíveis para uma iniciativa desta natureza); organizado com outros? (quais?)
– que temas eleger, como abordá-los e com que intenção? Erem exemplares do ponto de vista daquilo que defendemos
– as ideias a este respeito, no seio do grupo, são antagónicas? Conciliáveis? Complementares?
Para a próxima reunião:
– continuar a pensar em temas ( a Manuela, neste dia, propôs “geometria sob múltiplas perspetivas” – o mesmo teorema abordado pela geometria vetorial, geometria sintética, geometria analítica – e “conexões entre geometria e análise”);
– refletir sobre as preocupações apresentadas pela Florinda, por escrito;
– saber se o José Tomás gostaria de juntar-se a nós para esta tarefa (e para integrar o GTG)


A Cristina e a Rita convidaram-nos para assistir à conferência da Helena Mena Matos, na António Arroio, às 12 horas de dia 28 deste mês.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea