HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 18 de outubro de 2014

18 de outubro de 2014

Ordem de trabalhos

1. Discussão do documento "Texto inicial sobre o Seminário a realizar 2015"

2. Plano do livro de Eduardo e Rita "Geometria e Arte do Renascimento" da coleção Textos de Geometria para Professores

3. Mecanismos

4. Problema da E&M nº 128

Resumo

Participou na reunião, pela primeira vez, uma colega nova, indicada pelo Pedro (sua ex-aluna de mestrado), Rute Pardal.

1. O primeiro aspeto a clarificar foi que o texto em discussão não é para ser alterado, corrigido nem melhorado. A sua função é apenas ´animar´ a discussão sobre o seminário que pretendemos realizar. Foram discutidos alguns aspetos, havendo para a maioria deles posições alternativas entre os elementos do grupo:

- devíamos tratar apenas 4 temas apaixonantes (tratados como conteúdos geométricos), cada um deles com metodologias diferentes, que deveriam espantar os professores; esta abordagem indica que o seminário está a ser pensado como uma sessão de formação de professores e não como uma reflexão sobre o(s) programa(s) de Geometria, como inicialmente era suposto;

- 4 temas num dia / 4 temas em 2 dias ( um tema em cada parte do dia);

- devia-se separar o 1º e 2º ciclos do 3º e secundário / devia-se pensar o ensino básico neste primeiro seminário e o secundário num próximo seminário;

- número restrito de participantes / 50, 70 ou 100 participantes, no máximo.

O Eduardo referiu ainda que devíamos convidar professores da ESELx para virem à próxima reunião no sentido de integrarem a comissão organizadora do Seminário e propôs que assumíssemos como nossa tarefa para os próximos tempos, ter ideias, pensarmos em temas fortes, interessantes e apelativos como o apresentado por F. Swetz "Dos cinco dedos ao infinito" e partilhá-las por escrito.

2. O Eduardo salientou que na ligação da Geometria com a Arte há dois períodos fundamentais, o Renascimento em conexão com a perspectiva e o Modernismo com a desconstrução da perspectiva. O livro que estão a escrever é sobre o primeiro período e irá ter cinco capítulos cada um deles tratando nuclearmente de um autor: Giotto, Alberti e Brunelleschi, Piero de La Francesca, Durer e Desargues.

Foi ainda referido pelo Eduardo que o tema deste livro daria um bom tema para o seminário.

3. Sobre os mecanismos falou-se apenas, por proposta do Eduardo, que seria interessante que a APM se associasse com uma editora no sentido de se traduzirem dois livros, um sobre mecanismos de Maria G. Bartolini Bussi e Michella Maschietto intitulado "Macchine matematiche: dalla storia alla scuola" e outro sobre a classificação em Geometria de Elisa Colombo e Maria Dedò, intitulado "Ugualli o Diversi - La Matematica delle classificazioni".

4. O problema da revista 128 podia ser resolvido apenas com cálculos (simples). Isso tornou-o pouco interessante!

Na parte final da reunião decidimos alterar a data prevista para a próxima reunião que ficou agendada para dia 15 de Novembro, às 15h na António Arroio. Decidiu-se ainda que a Rute apresentará nesse dia o seu trabalho de mestrado sobre construções geométricas.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea