HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 10 de setembro de 2014

10 de setembro de 2014

Ordem de trabalhos

1. Novo coordenador (eleição)
2. Novo representante no CN
3. Datas e hora e local da reuniões em cada mês: um sábado (um daqueles em que a Sónia estará em Lisboa), à tarde, na AA. às 15h30m
4. Tema da reunião: Que fazer com o GTG no(s) próximo(s) anos?

Resumo

Começámos a reunião discutindo um problema do José Paulo Viana, e combinámos que na próxima reunião cada um traria a sua proposta de solução. Quanto aos assuntos da ordem de trabalhos:

1. A Rita Bastos será a coordendora do GTG para este ano.

2. A Ana Martins será a representante do GTG no conselho nacional este ano.

3. As datas das reuniões deste ano e os redatores das respectivas actas serão os seguintes:

10 de Setembro: Pedro
4 de Outubro: Florinda
1 de Novembro: Sónia
13 de Dezembro: Cristina
10 de Janeiro: Ana
7 de Fevereiro: Manuela
7 de Março: Eduardo
11 de Abril: Florinda
9 de Maio: Sónia
6 de Junho: Cristina

4. O Eduardo abriu a discussão com optimismo, defendendo a ideia de que como o Nuno Crato não será ministro eternamente, melhores tempos virão e nós devemos prepará-los. Nesse sentido, a APM deveria ter uma proposta de melhoria dos programas de matemática.

A Rita e o Eduardo vão escrever um livro sobre a matemática e a arte, e a Rita sugeriu que o GTG discutisse nas reuniões durante este ano os vários assunto de que tratará o livro. O Eduardo sugeriu ainda que o GTG pensasse em traduzir dois livros: Uguali o diversi. La matematica delle classificazioni, de Elisa Colombo e Maria Dedò, e Machine matematiche: dalla storia alla scuola, de Maria G. Bartolini Bussi e Michele Maschietto. A propóssito deste último livro, o Eduardo sugeriu também que o GTG dedicasse algum tempo este ano ao estudo de mecanismos, e que tentasse promover a construção de alguns modelos em acrílico.


O Pedro referiu uma ideia antiga do grupo, a de promover um encontro sobre o ensino da geometria, mas mostrou preocupação com o facto de o GTG ter poucos elementos com disponibilidade para o organizar. O Eduardo sugeriu uma alternativa, que seria formar uma comissão organizadora com duas pessoas do GTG e com mais pessoas, da ESE de Lisboa, a que se poderiam juntar ainda outras pessoas interesadas.

A Florinda sugeriu que façamos uma reflexão sobre o programa (e possíveis alterações) com vista a encontrar propostas concretas de forma a abordar os vários temas na sala de aula. Na próxima reunião, trará uma proposta neste sentido. Também na próxima reunião, a Rita e o Eduardo vão trazer o esquema do livro que estão a escrever.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea