HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 20 de junho de 2014

20 de junho de 2014

O que fazer?

O Eduardo Veloso começou a reunião por lembrar que BRAGA 96 foi um encontro bastante importante que pretendia dar uma ajuda em termos da história da matemática. Deste encontro foram publicadas (antecipadamente) dois livros de atas que foram agora encontradas e que podem ser consultadas na APM.
O Fowler é um autor citado no livro da reta real a ser publicado pela APM. Este autor critica que muitos autores e investigadores da história da matemática não são cuidadosos com a linguagem utilizada e que em muitos casos utilizam termos e conhecimentos do seu tempo para ajudar na interpretação da matemática que querem divulgar. Seria interessante ler, deste autor, "The mathematics of Plato`s Academy" em especial as introduções ás 1ª e 2ª edições e o apêndice da 2ª edição. Em conclusão o Eduardo quis alertar aos cuidados que devemos ter na abordagem da história da matemática.
Acerca do livro "The invention of infinity - mathematics and Art in the Renaissance" de J.V. Field o Eduardo manifestou o interesse de estudar a matemática no período de 1300 a 1600 de Giotto a Desargues. Foi avançada a hipótese fazer uma tradução desse livro ou de estudar e escrever dois livros um sobre a matemática no renascimento e outro sobre a matemática no modernismo. Para essa decisão será necessário analisar o livro.
O Eduardo propôs ainda a elaboração de dois textos/livros sobre pintura e matemática que englobassem um a 4ª dimensão e o outro a geometria não euclidiana.
Lembrou que o livro sobre os números complexos e conexões está quase pronto e que já tínhamos referido, em reuniões anteriores, escrever sobre:
- medida;
- construções geométricas;
- o 3ª problema de Hilbert;
A Manuela Ribeiro referiu que de momento se encontra mais interessada em projetos do que na escrita de um livro e que até já tinha um definido "das sucessões aos fratais".

A próxima reunião está marcada para dia 12 de Julho em casa do Eduardo.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea