HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 21 de maio de 2014

21 de maio de 2014

1. Informações
>> A Florinda pediu para o Eduardo voltar a falar ao grupo sobre o Fowler e a sua interpretação do trabalho desenvolvido por Euclides, sem ser à luz da Matemática do século XIX, como outros autores fazem.
>> A Florinda falou sobre o que estudou sobre a construção do puzzle de Dudeney, abordando um pouco a história deste puzzle.

2. Braga 96
>> O Eduardo Veloso falou-nos sobre o Braga 96, um encontro sobre História da Matemática, organizado pela APM e Universidade do Minho, que contou com cerca de 550 participantes, dos quais 200 eram estrangeiros. No entanto, apesar desta importância, a sua influência nos programas seguintes foi quase nula. O ICMI mostrou vontade de colocar as atas do Braga 96 online, esse ficheiro não foi encontrado. Assim, o Eduardo digitalizou estas atas e já enviou para o ICMI. Este documento é de uma riqueza incrível, com exemplos de integração da História de Matemática em sala de aula.
>> Ainda a propósito a utilização da História da Matemática em sala de aula, a Sónia referiu que o único manual que a integra efectivamente é o Niu Aleph, manual que teve muito pouco sucesso junto dos professores. Além disso, este manual apresenta muitas conexões matemáticas, condição também não valorizada pelos docentes.
>> A Rita contou-nos que numa das últimas aulas dadas por si mesma, sobre o teorema de Carnot, os alunos pensaram que este teorema tinha sido anterior ao teorema de Pitágoras, pois é um caso mais geral. Os alunos pensam no teorema de Pitágoras só com números, referindo que nunca tinham visto o triângulo retângulo com os quadrado (ou outros polígonos) sobre os seus lados.

3. Livros da colecção "Textos de Geometria"
>> O Eduardo mostrou a capa do livro sobre a reta real. O grupo discutiu sobre o teor do texto a incluir nas abas da capa: na aba da capa faz sentido um texto sobre a figura da capa; na aba do fim, um texto de promoção sobre o outro livro da colecção, sendo que o ideal seria referir o próximo livro da colecção.
>> O grupo discutiu o próximo tema: sobre as construções geométricas? Quem será o responsável, sem ser o Eduardo? Nenhum dos presentes se mostrou disponível para abraçar este desafio.
>> O Eduardo está a preparar um novo volume sobre Perspectiva e Arte no Renascimento, tendo pedido a colaboração mais próxima da Rita. A Rita referiu que é um tema que lhe é querido, bem como o desafio em si mesmo, mas que precisa de tempo para estudar esse tema mais profundamente. A Rita e o Eduardo vão-se encontrar em breve para discutir esta possibilidade.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea