HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 29 de março de 2014

29 de março de 2014
Ordem de trabalhos:
1 - Capítulo 1 do livro do EV e artigos da Florinda e da Manuela
2 - Vasarely e problema da revista temática
3 - Editorial e seu desenvolvimento no GTG

Ainda antes de entrar na ordem de trabalhos, a Florinda propôs que alguns de nós escrevessem artigos para uma revista temática - sobre Matemática - editada pelo Centro de Formação a que a sua escola está associado, na área de Almada. Dados os prazos apertados, ninguém se dispôs a isso exceto a própria Florinda que tenciona escrever um artigo sobre o seu próprio desenvolvimento profissional.
A Florinda e a Manuela informaram também que as duas têm-se dedicado ao estudo da História da Matemática, em conjunto com a Lourdes e a M. José. Têm-se juntado para estudar na sede da APM e foi-lhes até sugerida a hipótese de se constituírem como um grupo de trabalho da APM. Entretanto escreveram dois artigos para a revista EM, um publicado no último número sobre o algoritmo de Euclides e outro sobre incomensurabilidade, ainda por publicar. O EV lamentou não ter tido conhecimento disto previamente, para conversar sobre o assunto, uma vez que está a escrever o livro sobre os mesmos assuntos.
1 - O EV explicou as razões que levaram a várias interpretações da História, nomeadamente da História da Matemática e, em particular sobre a questão dos incomensuráveis. No século XIX, com o sucesso da álgebra, reinterpretaram a História à luz do conhecimento que já havia sobre números e álgebra e essa tendência tem sido a que mais tem vingado. Mas a sua opção foi a da interpretação do historiador David Fowler, que desconstruiu essas interpretações do século XIX, voltando a consultar os documentos originais que ainda persistiam. No entanto, os historiadores da Matemática portugueses mais conhecidos têm seguido a outra tendência.  Depois desta introdução, foram discutidos alguns aspetos do capítulo 1 do seu livro "A recta real", a partir de dúvidas e sugestões de elementos do grupo.

2 - A Rita mostrou um ficheiro gsp com a definição de uma transformação geométrica que modela as "bolhas" usadas nas pinturas de Vasarely. A esse propósito, a Florinda propôs a discussão do problema "O losango de Vasarely", publicado na revista temática de 2013, mas todos acordaram em discuti-lo na próxima reunião, depois de terem tido oportunidade de o resolver. A Florinda, que já o resolveu, propôs que encontrássemos a decomposição comum aos dois polígonos.
3 - O EV propôs que se concretizasse, com propostas concretas de atividades curriculares, a ideia que ele e a Rita escreveram no editorial da revista temática, e explicou como, do seu ponto de vista, o artigo sobre as hipérboles rolantes que saiu no último número, é uma concretização desse tipo, talvez para o secundário. Foi levantada a hipótese de que a Manuela e a Florinda pensassem num projeto ou num conjunto de problemas sobre Área, para alunos do 2º ciclo, e a Rita e a Cristina propuseram-se escrever alguma coisa sobre outro tipo de projetos mais ligados a outros saberes, como a arte.

A próxima reunião ficou agendada para 10 de Maio às 14 horas.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea