HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 2 de Novembro de 2013

2 de Novembro de 2013

Resumo

Ponto prévio

- A Rita Bastos informou que o programa “Isto é Matemática” vem filmar um episódio à António Arroio sobre a tira de Moebius.

- Dando seguimento a um dasabafo da Cristina Saporiti, o grupo discutiu a dificuldade que, no geral, os alunos têm de perceber a necessidade de fazer construções dinâmica no GSP bem como em fazer construções geométricas, não percebendo a utilidade do compasso.

1. Informações

- O Pedro Macias Marques falou com a Joana Latas sobre a posição do GTG perante a renovação da exposição do Escher. Foi esclarecido que os autores da exposição não estão disponíveis para estar renovação, tendo autorizado qualquer alteração. O Pedro disponibilizou-se para rever textos da exposição, sendo que o que vai ser feito será apenas uma revisão da exposição (imagens melhoradas e textos revistos)

- O Pedro foi ao encontro “Matemática nos 1º anos” e gostou bastante do programa, nomeadamente da conferência sobre Geometria da Cristina Loureiro e das sessões práticas em que participou.

- O Eduardo Veloso foi convidado pela Leonor Santos para lecionar o conteúdo das transformações geométricas na cadeira “Tópicos de Ensino e Aprendizagem da Matemática” no mestrado em Educação para alunos que fizeram licenciatura na ESE. Em princípio serão duas aulas presenciais de duas horas cada mais duas aulas à distância. O grupo discutiu sobre quais são as principais deficiências dos professores em transformações geométricas, tendo feito algumas sugestões para o trabalho a desenvolver pelo Eduardo nestas aulas.

- Analisámos um sketch sobre a transformação geométrica que transforma uma parábola noutra qualquer. Foi muito interessante construir a semelhança em espiral em causa!

 

2. Nota “O compasso de Nicomedes, a trissecção do ângulo e a duplicação do cubo”

Foram analisadas algumas partes desta futura nota para o ensino da Geometria , da autoria do Eduardo.

3. Possibilidade de outras notas para o ensino da Geometria

Temas que surgiram como possíveis de incluir nestas notas:

– quadratura do círculo (espiral de Arquimedes, quadratiz de Denostrato, Durer, ..)

- solução dos três problemas históricos (história, álgebra, …)

A Rita sugeriu ainda, ao que o grupo concordou, que devíamos escrever sobre coisas relacionadas com construções geométricas que possam ser utilizadas em contexto de sala de aula. A Ana Martins sugeriu fazermos notas sobre os diferentes tipos de construções geométricas que estudámos durante o ano passado.

A Florinda sugeriu que devemos pegar numa construção e investigar de que forma essa construção pode ser feita, utilizando diferentes instrumentos. Assim, seria mais fácil envolver diferentes pessoas na mesma nota. Parece que esta ideia tem penas para andar. A Rita e a Ana vão pensar como se faz um pentágono regular com dobragens e só com o compasso, respetivamente.

4. Calendarização das reuniões

Ficaram agendadas reuniões para os seguintes dias, pelas 14 horas: 7 de Dezembro, 11 de Janeiro, 1 de Fevereiro, 8 de Março, 5 de Abril, 10 de Maio e 7 de Junho.

 

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea