HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 1 de abril de 2013

1 de abril de 2013

Ordem de trabalhos:
1. Informações, se houver. (ProfMat?)
2. Intervenção da Ana Martins e da Sónia sobre construções geométricas - Apenas com o compasso - e discussão.
3. Outros assuntos, se houver (retomar um pouco a discussão sobre o encontro Matemática e Arte, em Outubro?, na ESE, por exemplo).

Síntese:

1. Informações
O Eduardo fez algumas considerações acerca do ProfMat, deu conta do contacto de uma colega que está a fazer o mestrado em Geometria Dinâmica e falou um pouco sobre a reunião que teve com a Maria Dédo.

2. Construções geométricas apenas com o compasso
A Ana e a Sónia apresentaram o assunto com a ajuda de um Power-Point.
Falámos um pouco sobre o objectivo do trabalho que andamos a desenvolver sobre construções geométricas. O Eduardo sublinhou que as construções geométricas são um assunto fundador da geometria, um jogo e que a ideia era avançar com um livro sobre construções geométricas para professores do Ensino Básico. Combinámos fazer apresentações sobre os diferentes tipos de construções mas estamos ainda no princípio do processo. Terminado este impõe-se uma discussão do tipo: que quantidade de Álgebra, de Geometria Analítica devemos fazer entrar, devemos insistir nos domínios de racionalidade ou antes socorrermo-nos dos mecanismos para traçar curvas?

3. Outros assuntos
Ficou agendada a próxima reunião para 6/5 às 18.30.
Falámos um pouco sobre o possível Encontro Arte e Matemática. A Cristina Loureiro informou que a proposta de tal encontro foi feita à coordenação do Curso de Artes Visuais e Tecnologia e que a ideia era envolver também os alunos, por exemplo na feitura de cartazes. Tal encontro deveria envolver pessoas que vêm da Matemática, da Arte e da Tecnologia e destinar-se-ia a três tipos de público: alunos de Artes Visuais e Tecnologia, alunos doutras licenciaturas e professores e educadores já em exercício. Nesse sentido é de procurar professores dentro do Politécnico que façam a ligação entre Arte e Tecnologia, e de explorar o contributo do professor do ISEL de Arte Generativa em que é usada muita Matemática para gerar obras.
O Eduardo avançou com a hipótese alternativa de uma série de sessões, alargadas no tempo, deixando eventualmente para mais tarde um encontro.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea