HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros


XXIII SIEM - Coimbra

O SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática, é uma organização do Grupo de Trabalho de Investigação da Associação de Professores de Matemática. A sua vigésima terceira edição decorre, nos dias 6 e 7 de outubro de 2012, na Escola Secundária Quinta das Flores, em Coimbra.

Para além de proporcionar um espaço de expressão da comunidade de investigação no campo da Educação Matemática para divulgação, comunicação, confronto e discussão de ideias e trabalhos realizados, este Seminário procura promover a articulação entre a investigação nesta área e o ensino da Matemática. Assim, procura dar continuidade à sua tradição de aliar a investigação à prática.

O Seminário conta com a participação de cerca de uma centena e meia de professores e investigadores oriundos de Portugal, Espanha, Brasil e Reino Unido, 56 dos quais envolvidos na apresentação de comunicações orais e de posters. Esta grande afluência, que contribui para o sucesso do XXIII SIEM, reflete o interesse e preocupação de muitos investigadores e educadores matemáticos com a Educação Matemática.

As comunicações orais e os posters estão organizados em 6 simpósios, coordenados por investigadores convidados, e focados nos seguintes temas: Números e Operações; Geometria e Medida; Álgebra e Pensamento Algébrico; Probabilidade e Raciocínio Estatístico; Capacidades Transversais; e Formação de Professores e Identidade Profissional. Os simpósios têm como propósito reunir participantes com alguma afinidade nos temas versados nas comunicações, de forma a constituírem-se como espaços de discussão aprofundada.

Para além das comunicações e posters, o XXIII SIEM inclui três conferências plenárias e dois painéis. A primeira conferência plenária, a cargo de um convidado estrangeiro, é subordinada ao tema “Geometrical and spatial reasoning: Challenges for research in mathematics education” e proferida por Keith Jones da Universidade de Southampton, Reino Unido. As outras duas conferências são da responsabilidade de investigadores nacionais convidados. Uma delas, intitulada “O desenvolvimento do sentido da multiplicação e da divisão de números racionais: A divisão como produto de medidas” é proferida por Hélia Pinto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. A outra é proferida por Cristina Martins, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e tem como título “Contributos da participação no programa de formação contínua em matemática para o desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do ensino básico”. Estas conferências plenárias têm como objetivo reunir os participantes numa reflexão sobre temas mais transversais ou ilustrar aspetos mais particulares do que se vai realizando em termos de investigação e da Educação Matemática em Portugal.

Os painéis plenários visam trazer à discussão, outras vertentes da investigação nesta área. O primeiro é dedicado à divulgação de três organizações internacionais que partilham a preocupação com o desenvolvimento e disseminação da investigação em Educação Matemática, nomeadamente a International Commission on Mathematical Instruction (ICMI), o International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), e a European Society for Research in Mathematics Education (ERME). Atualmente, Portugal tem várias individualidades a desempenharem cargos de relevo nas referidas organizações, respetivamente Jaime Carvalho da Silva, João Filipe de Matos e Leonor Santos, e que as apresentam num painel moderado por Ana Paula Canavarro. No segundo painel é apresentado um projeto de investigação, DROIDE II - Os robots na Educação Matemática e Informática -, coordenado por Elsa Fernandes da Universidade da Madeira que também modera a sessão. Participam neste painel, João Filipe de Matos, Sónia Abreu, Susana Carreira e Hélia Jacinto.

Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das conferências e das diversas comunicações orais e posters que foram aceites pelo painel de revisores, envolvidos no extenso processo de apreciação das propostas de comunicação e posters recebidas. Todo este processo não teria sido ainda possível, sem o valioso contributo dos doze moderadores convidados para os seis simpósios a decorrer.

Esperamos que o XXIII SIEM possa contribuir para divulgar os avanços, as novas tendências e o importante trabalho realizado, quer na investigação em Educação Matemática, quer na prática do ensino e aprendizagem da Matemática. Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para a realização e sucesso deste seminário e esperamos que sintam que o tempo despendido foi profícuo.

 

Coimbra, outubro de 2012

A Comissão Organizadora

 

Atas do XXIII SIEM

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea