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Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 7 de Julho de 2012

7 de Julho de 2012

Ordem de trabalhos

0. A nossa habitual tentativa para endireitar o mundo

1. Informações

2. Resumo da ´nossa´ participação no profMat (parece que já não vamos a tempo de efectuar uma participação enquanto grupo, mas podemos ter conhecimento do que cada um de nós irá fazer)

3. Breve discussão e (possível) agendamento dos assuntos METAS e MATERIAIS de Paulo Gerdes

4. Construções geométricas - definição de um plano de estudo

5. Problemas sugeridos pelo Pedro

Síntese

A saída durante a última semana das novas Metas Curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico fez com que a nossa habitual tentativa para endireitar o mundo se centrasse na manifestação da nossa convicção de que estas metas irão funcionar como uma forte machadada no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da Matemática na escola pública.

No ponto 1. foram dadas várias informações e apresentados pedidos/ propostas de colaboração com professores que não são elementos do GTG:

- O Eduardo trouxe uma impressão do seu próximo livro (que sairá no profMat de Coimbra) Simetria e Transformações Geométricas. Mostrou também o site que apoiará os professores no estudo dos diferentes capítulos do livro.

- O Eduardo informou que está a pensar escrever no próximo mês de Outubro um artigo para a revista Educação & Matemática, globalmente sobre a organização de um currículo de Geometria, para os ensinos básico e secundário, incluindo processos de avaliação, metas, exames, etc. Para já pensa que esse currículo se desenvolverá em torno dos seguintes temas: Objectos da Geometria, Medida, Transformações Geométricas, Construções Geométricas e Grandes Teoremas da Geometria.

- Uma professora, já reformada, que em tempos frequentou um curso do Eduardo na Faculdade de Ciências, ofereceu-se para trabalhar na secção de educação do Museu do Azulejo e, por isso, solicitou ajuda ao Eduardo. A Cristina Saporiti e a Rita Bastos, professoras na António Arroio, irão tentar implementar no próximo ano letivo alguns projetos com Azulejos. Ficou decidido que em Setembro se realizará uma reunião que permitirá acertar esta colaboração.

- O Pedro apresentou uma ideia relacionada com a tese de uma sua mestranda que irá orientar e solicitou comentários a essa ideia. A mestranda pretende fazer uma tese sobre um tema de Geometria do 3º ciclo ou do secundário. A ideia do Pedro é, resumidamente, que da tese da sua mestranda pudessem "sair" um ou dois capítulos de uma próxima publicação do GTG. O Eduardo sugeriu que, se o tema escolhido fosse Construções Geométricos, a mestranda poderia escrever sobre "O que é isso de Construções Geométricas" e desenvolver um exemplo de ‘jogo´, o das dobragens (por exemplo). Uma outra hipótese de tema sugerido pelo Eduardo foi o da Medida. A mestranda poderia desenvolver o seu trabalho com base em Boltyanski que tem um livro sobre a área no qual trabalha o 23º problema de Hilbert.

- A Manuela explicou como poderão ficar as figuras do seu artigo sobre Curvas Alinhavadas para a revista E&M, uma vez que o interior da revista é feito com apenas duas cores. Será com fundo escuro e as linhas a branco. Para o grupo poder adiantar uma solução, ficou combinado que a Manuela nos enviaria as fotografias que recebeu do Gabinete de Edição.

- A Florinda ajudada pela Rita deu informações da última reunião do Conselho Nacional, sobre o profMat deste ano e do próximo que será em Albufeira nas férias da Páscoa, sobre as eleições para a direção e o excelente papel desempenhado pelo secretariado do CN neste processo, e ainda sobre o funcionamento dos Grupos de Trabalho, a direção da revista Quadrante e o processo de revisão dos estatutos.

No ponto 2, tendo-se verificado que a comissão organizadora do profMat não apresentou nenhum convite ao GTG nem a nenhum dos seus membros para dinamizar qualquer tipo sessão, concluímos que haverá apenas duas intervenções de elementos do grupo. A Florinda apresentará com a colega Graciosa Veloso (professora da ESE) uma comunicação intitulada "Número e medida: uma experiência na formação inicial de professores" e o Pedro dinamizará uma sessão prática sobre um dos temas Construções Geométricas ou Teorema de Ceva.

Como a maior parte do que tínhamos para comentar sobre as novas metas saídas esta semana já tinha sido referido durante os preparativos para a reunião, este ponto foi breve. Podemos resumir que para a generalidade de nós as metas (estas ou outras) são indesejáveis e que a sua implementação significa "pôr no caixote do lixo" o atual programa, tal como o atual programa fez com o ainda em vigor Currículo Nacional. Entretanto, para ilustrar o entendimento sobre a natureza da Matemática e a sua aprendizagem que os autores destas metas parecem revelar, foi comentada a meta sobre o conhecimento do alfabeto grego para alunos do 7º ano.

Quanto ao ponto 4 da OT - Construções Geométricas - o Eduardo apresentou uma proposta que implica o estudo do livro Geometric Constructions de George E. Martin por todos os elementos do grupo. Todos nós, daqui até Setembro, deveremos fazer uma leitura do livro (mesmo que em diagonal) com o objetivo de cada um selecionar o capítulo que pretende trabalhar para apresentar ao grupo. Na reunião de Setembro, far-se-á a distribuição dos capítulos, a discussão do que se entende por ‘apresentação do capítulo´ e a calendarização das apresentações.

Não houve tempo para discutir a resolução dos problemas apresentados pelo Pedro. Foi referido que uma resolução de um dos problemas vem nos Desafios 8 de José Paulo Viana.

A próxima reunião realizar-se-á em Setembro e ficou marcada para o dia 15, às 10h, na escola António Arroio.

 

 

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