HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros


XX SIEM - Viana do Castelo

 

O XX Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) é um evento da responsabilidade do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI), integrado na Associação de Professores de Matemática, que se realiza anualmente em diferentes localidades do país. Este Seminário constitui um importante fórum onde os investigadores de Educação Matemática, portugueses e não só, podem apresentar os seus estudos, partilhar experiências e tomar conhecimento das prioridades da agenda de investigação neste domínio científico.

 

Este ano, o XX SIEM realizou-se na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e o seu programa desenvolveu-se ao longo dos dias 1 e 2 de Setembro, incluindo 3 conferências plenárias, 34 comunicações orais e 15 posters.

Nas conferências plenárias convidadas abordam-se as três seguintes problemáticas: na conferência Mathematics Teachers, Students Teachers and Ability to Notice, Nad’a Stehlíková apresenta resultados da sua investigação sobre os acontecimentos em que se centram estudantes (futuros professores) e professores de Matemática quando observam uma aula, bem como a sua interpretação; na conferência Das Tarefas com Padrões Visuais à Generalização, Isabel Vale evidencia a importância da visualização e exemplifica, com alguns episódios de sala de aula, como a resolução de tarefas desafiantes que envolvem padrões em contextos visuais/figurativos, por alunos  o 1º ciclo do ensino básico, permite a generalização; e, finalmente, na conferência A Comunicação na Aula de Matemática: o papel do professor, Maria Helena Martinho aborda, a partir de um estudo com três professoras de Matemática do 2º e 3º ciclos do ensino básico, o papel do professor relativamente à comunicação na sala de aula de Matemática e de que forma esse papel e as práticas subjacentes podem ser reformulados pelos professores através de um projecto de trabalho colaborativo.

As comunicações apresentadas no Seminário organizaram-se em cinco simpósios temáticos: (1) O Professor de Matemática: formação inicial e desenvolvimento profissional, com 10 comunicações; (2) Ensino da Matemática: história e sociedade, com 4 comunicações; (3) Resolução de Problemas, Investigações e Aprendizagem da Matemática, com 12 comunicações; (4) Avaliação e Aprendizagem, com 6 comunicações; (5) Recursos Educativos no Ensino e Aprendizagem de Matemática, com duas comunicações.

Tendo em vista a melhoria da qualidade do Seminário, foi instituído um processo de avaliação prévia das propostas de comunicações submetidas. Neste processo de avaliação esteve envolvido o GTI, oito coordenadores, um ou dois por cada simpósio temático, que organizaram e dinamizaram todo o processo de avaliação e 62 revisores que avaliaram as propostas de comunicação. Ora, este processo implicou o envolvimento de uma parte significativa dos investigadores portugueses da área de Educação Matemática, donde se espera que a dinâmica criada tenha repercussões na melhoria da qualidade, no aprofundamento e na pertinência da futura investigação a realizar em Portugal.

Braga, Julho de 2009

Os Organizadores

 

Atas do XX SIEM

 

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea