HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros


XXII SIEM - Lisboa

 

O SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática - é uma organização do Grupo de Trabalho de Investigação da Associação de Professores de Matemática. No 25.º aniversário desta associação, o XXII SIEM voltou a realizar-se em Lisboa, nos dias 7 e 8 de Setembro de 2011, no Instituto de Educação.

 

A tradição de aliar a investigação à prática é longa e rica. Por isso, para além de criar um espaço de expressão da comunidade de investigação no campo da Educação Matemática, para divulgação, comunicação, confronto e discussão de ideias e trabalhos realizados, este Seminário tem vindo a promover a articulação entre a investigação nesta área e o ensino da Matemática.

 

O Seminário contou com a participação de cerca de uma centena e meia de professores e investigadores oriundos de Portugal, Espanha e Brasil, 67 dos quais estiveram envolvidos na apresentação de comunicações orais e posters. Acreditamos que esta grande participação é prova que muitos de nós partilham as mesmas preocupações no que diz respeito à Matemática e que tal afluência contribuiu para o sucesso do XXII SIEM. As comunicações orais e os posters foram organizados em 6 simpósios, coordenados por investigadores convidados e focados nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem dos Números e Álgebra; Ensino e Aprendizagem da Geometria; Ensino e Aprendizagem da Estatística e das Probabilidades; Avaliação das Aprendizagens em Matemática; Conhecimento e Práticas dos Professores de Matemática e Tecnologias e Recursos no Ensino e Aprendizagem da Matemática. O propósito dos simpósios é juntar os participantes com alguma afinidade de interesse nos temas versados nas comunicações apresentadas de forma a constituírem-se como espaços de discussão aprofundada.

 

Para além das comunicações, o XXII SIEM incluiu três conferências plenárias, uma delas a cargo de um convidado estrangeiro, e um painel temático dedicado à apresentação de um projeto de investigação. As conferências plenárias tiveram como objectivo reunir os participantes numa reflexão sobre temas mais transversais ou ilustrar aspectos mais particulares do que se vai realizando em termos de investigação e da educação matemática em Portugal. A primeira conferência plenária, subordinada ao tema: “Distanciamentos entre a Atividade Matemática Escolar e a Matemática Acadêmica e do Cotidiano: Implicações para a Formação de Professores e para a Prática Docente na Educação Básica”, foi proferida por Maria Manuela David da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. As outras duas conferências estiveram a cargo de investigadores nacionais convidados, Joana Brocardo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, subordinada ao tema: “Uma Linha de Desenvolvimento do Cálculo Mental: Começando no 1.º Ano e Continuando até ao 12.º Ano” e Rosa Antónia Ferreira, do CMUP, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto que orientou a sua intervenção desenvolvendo o tema “Perguntar, Ouvir e Responder: uma Experiência de Formação Inicial”.

 

No painel temático foi explorada uma outra vertente da investigação em educação matemática, com a apresentação do projeto de investigação IMLNA – Improving Mathematics Learning in Numbers and Algebra, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, cuja moderação foi da responsabilidade de António Domingos e Joana Pereira, no qual participaram João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, Manuel Saraiva, Ana Isabel Silvestre, Magda Pereira e Neusa Branco.

 

Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das conferências e das diversas comunicações orais e em poster que foram aceites pelo painel de revisores. Esperamos que o que foi apresentado no XXII SIEM seja uma contribuição interessante para divulgar os avanços, as novas tendências e o importante trabalho realizado, quer na investigação em Educação Matemática, quer na prática do ensino e aprendizagem da Matemática e que todos os participantes sintam que o tempo dispendido no seminário tenha sido profícuo.

 

Lisboa, 8 de Setembro de 2011

A Comissão Organizadora

 

Atas do XXII SIEM

 

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea