HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Núcleos Regionais > Núcleo de Coimbra > Resumo 4

Resumo 4

 

O Módulo Inicial do Secundário como transição entre o Básico e o Secundário à luz do NPEB

Joaquim Pinto, Esc. Sec. Marques de Castilho e Vladimiro Machado, Esc. Sec. de Valongo


Que implicações poderá ter o NPEB-Novo Programa do Ensino Básico sobre o Ensino Secundário?

O programa de Matemática A para o Ensino Secundário inicia-se no 10º ano com o chamado Módulo Inicial que determina que "os inevitáveis problemas das transições entre ciclos tornaram necessário conceber o 10º ano de uma nova forma, particularmente nas primeiras semanas de aulas, em que estratégias de recuperação e de acompanhamento dos jovens devem ter uma grande relevância. Nesse sentido, considera-se um módulo inicial no qual se incluem conceitos prévios considerados verdadeiramente essenciais e estruturantes que deverão ser especialmente trabalhados com os estudantes nas primeiras duas ou três semanas de aulas do 10º ano e sempre que se venha a revelar necessário. O programa de Matemática contempla este módulo inicial. Pretende-se que os estudantes sejam colocados perante a resolução de problemas escolhidos que permitirão despistar dificuldades e deficiências na formação básica e acertar estratégias de remediação. A estratégia assente na resolução de problemas evita ainda que os estudantes sem dificuldades sejam desgastados em revisitações expositivas de assuntos que já dominam."

Esta abordagem é compatível com o NPEB? Deve ser revista? Quais os "conceitos prévios considerados verdadeiramente essenciais e estruturantes" para o Ensino Secundário e incluídos no NPEB? Quais as possíveis "dificuldades e deficiências na formação básica" e como a "estratégia assente na resolução de problemas" poderá responder a essas "dificuldades e deficiências"?

Nesta sessão prática serão discutidas estas questões e apresentadas propostas que serão analisadas em grupo.


 

BEM VINDO ao sítio do Núcleo de Coimbra
Nova Comissão Coordenadora
Profmat
BiMAT - Boletim
Eventos
Tardes com o Núcleo
Historial
Comissão Coordenadora
V CoimbraMat 2010
VI CoimbraMAT 2012
VII CoimbraMat 2013
Contactos
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea