HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Núcleos Regionais > Núcleo do Algarve > Eventos > AlgarMat 2012

AlgarMat 2012

AlgarMat 2012
Tipo de eventoEncontro
CaracterísticaRegional
TítuloAlgarMat 2012
OrganizaçãoNúcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática
LocalAgrupamento de Escolas do Ria Arade - Parchal
Data de Inicio2012-03-29
Data de Fim2012-03-30

Programa

Dia 29 de março de 2012

10h00 – Receção dos participantes/Entrega de pastas 

10h30 – Sessão de Abertura

11h00 – Conferência Plenária com Debate

Porquê incluir Estatística nos curricula? O que é que se pretende com o programa de Organização e Tratamento de Dados?

Professora Maria Eugénia Graça Martins, Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa

13h00 – Almoço (Cantina da Escola)

14h00 – Espaço Partilha - Painel

Organização e Tratamento de Dados em diferentes Ofertas Formativas

Professor Paulo Silva, Educação e Formação de Adultos (EFA), Percursos Curriculares Alternativos (PCA) (2.º Ciclo), Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra;

Professor Luís Bernardino, Educação e Formação de Adultos (EFA), Curso de Educação e Formação (CEF). Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra;

Professora Iva Guerreiro e Professora Sílvia Fecheira, Projeto Integrado de Educação e Formação (PIEF), Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra.

15h00 − Sessões Práticas com Discussão (SPD)

               SPD 1 – SPD 2 – SPD 3 – SPD 4 – SPD 5 - SPD TI

18h00 – Programa Cultural - Quinta dos Vales

20h00 – Termino do primeiro dia de formação

SPD 1 – GeoGebra 4 - um Ambiente de Estatística Dinâmica

Formadores – Gonçalo Espadeiro, Escola Secundária Dr. Hernâni Cidade - Redondo e Paulo Correia, Escola Secundária Alcácer do Sal.

Nível de Ensino – 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário

 

SPD 2 – Laranjas e Sorte ou Azar – Repensar tarefas e estratégias na sala de aula

Formadores – Nuno Garção e Pedro Santos, EB 2,3 Dr. Garcia Domingues - Silves

Nível de Ensino – 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

 

SPD 3 – Excel: uma folha de cálculo com potencialidades no ensino da Estatística e Probabilidade

Formadora – Adelaide Proença, Escola Superior de Educação de Portalegre.

Nível de Ensino – Secundário.

 

SPD 4 – Construção de conceitos estatísticos - Metodologia de trabalho na sala de aula do 1.º ciclo.

Formadores – António Guerreiro, ESEC, Universidade do Algarve; Daniela Pereira, EB1 Escola Básica do 1.º Ciclo Nº 5, Faro e Rosa Seixas, Escola Básica do 1.º Ciclo de Estói, Faro.

Nível de Ensino – 1.º ciclo do ensino básico. 

SPD 5 – Medidas de tendência Central

Formadores – Margarida Romão, EB 2,3 Tecnopolis de Lagos, Maria José Raposo, EB 2,3 Dr. António da Costa Contreiras e Sandra Nobre, EB 2,3 Professora Paula Nogueira.

Nível de Ensino – 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

SPD TI –Texas Instruments – Workshop com TI-Nspire CX

Nível de Ensino – Geral.

 

Dia 30 de março de 2012

9h00 – Sessões Práticas com Discussão (SPD)

               SPD 6 − SPD 7 – SPD 8 – SPD 9 – SPD 10 – SPD 11

11h00 – Pausa para café (com bolinhos)

11h30 – Sessões Práticas com Discussão (SPD) [Continuação]

               SPD 6 − SPD 7 – SPD 8 – SPD 9 – SPD 10 – SPD 11

12h30 – Almoço (Cantina da Escola)

14h00 – Apresentação Publicação APM

25 anos, 25 textos, pareceres e reflexões

15h00 – Conferência Plenária com Debate

O Fascínio das Probabilidades

Professor José Paulo Viana, Escola Secundária Vergílio Ferreira - Lisboa

16h30 – Debate Avaliativo do Algarmat 2012 e lançamento do ProfMat 2013

17h00 – Sessão de Encerramento do Algarmat 2012

17h30 – Termino do segundo dia de formação

 

SPD 6 – Probabilidade: a medida que se calcula?

Formadora – Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora

Nível de Ensino – 1.º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.

 

SPD 7 – Organização e representação de dados: contributos da tecnologia.

Formador – José Duarte, Escola Superior de Educação de Setúbal

Nível de Ensino – 2º e 3º ciclos do ensino básico.

SPD 8 – OTD - Oportunidade de Trabalhar a Diferença.

Formadores –  Paulo Silva (EFA e PCA), Luís Bernardino (EFA e CEF), Iva Guerreiro e Sílvia Fecheira (PIEF), Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra.

Nível de Ensino –2.º e 3.º ciclos do ensino básico (Jovens e Adultos).

 

SPD 9 – O papel dos projetos no ensino e aprendizagem da estatística.

Formador – Luciano Veia, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve

Nível de Ensino – 1.º ciclo do ensino básico.

 

SPD 10 – Diagramas Estatísticos - Construir e interpretar.

Formadores – António Guerreiro, ESEC Universidade do Algarve, Paulo Dionísio, Escola Secundária de Silves e Susana Cunha, EB 2,3 Dr. Garcia Domingues

Nível de Ensino – 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

 

SPD 11 – Organizar dados e representá-los sob a forma de fração

Formadora – Guida Rocha, EB 1/ JI n.º 1 de Olhão

Nível de Ensino – 1.º ciclo do ensino básico. 



Participantes

REGISTO DO CURSO

Curso: Encontro Regional - práticas e vivências - 15 horas
Destinatários: Professores dos Grupos 110, 230 e 500
Nº de créditos: 0,6
Registo nº CCPFC/ACC-67292/11 Validade: dom, 2014-06-29  

Formadores:

António Manuel da Conceição Guerreiro (ALGARVE)

 

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A avaliação, de carácter predominantemente formativo, traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, será expressa através do referencial de menções qualitativas previsto no nº 2 do artigo 46º do ECD aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, e terá em conta os seguintes itens:

Participação nas discussões Assiduidade e Pontualidade – 25%

Produção do relatório dos formandos: Um relatório de reflexão (individual) sobre o percurso e as experiências de desenvolvimento profissional desenvolvida ao longo dos dias de participação no Encontro Regional, integrando seleção e análise reflexiva sobre um dos estudos, projectos, iniciativas e experiências inovadoras apresentados nas sessões, com elaboração de um projeto/plano de atividade para desenvolver em contexto educativo com alunos em atividades curriculares – 75%


© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea