HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros

Home > Outros > Noticias > Eleições 2011

Eleições 2011

 

Convocatória da Assembleia Geral:

Durante o ProfMat 2011, que se realiza em Lisboa, irão decorrer eleições para a Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção.

Este ano cessam funções na Direcção: a vice-presidente Maria Teresa Santos e os vogais Áurea Azevedo, Fernanda Tavares e Ricardo Poças. Permanecem por mais um ano para completarem o seu mandato, a Presidente Elsa Barbosa, as vice-presidentes Ana Fraga e Joana Latas e os vogais Carlos Gonçalves e Sofia Delgadinho.

Na Assembleia Geral cessam funções: o Presidente Hermínio Marques e os vogais Helena Pinho e Vladimiro Machado.

No Conselho Fiscal cessam funções: o Presidente Ercílio Mendes e os vogais Diogo Alves e Laura Bandarra.


Para votar

A votação presencial, por voto directo e secreto, far-se-á em Lisboa, durante a realização do ProfMat 2011.

A votação por correspondência far-se-á adoptando os seguintes procedimentos:

  • imprimir o boletim de voto;
  • assinalar as suas preferências e dobrar o boletim em quatro;
  • colocar o voto num envelope e fechar, não escrevendo nada no mesmo;
  • colocar o envelope dentro de outro, escrever no remetente o seu nome completo e o número de sócio;
  • enviar, garantindo que o envelope chega antes da votação em urna, para

Presidente da Mesa da Assembleia geral da Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, nº 27-A
1500-236 Lisboa

 


Passados os 30 dias antes da Assembleia Geral, convocada para dar início ao processo de votação, deixamos aqui as candidaturas aos diversos orgãos sociais da APM.

Para conhecer as candidaturas:

Candidaturas a membros da Direcção

Maria Teresa Gabriel dos Santos

Sócia nº

Candidata a Vice-Presidente


Concluí a Licenciatura em Ensino da Matemática, na Universidade de Aveiro, em 1999. Sou professora de Matemática desde então, efectivando no Quadro de Zona Pedagógica de Leiria em Setembro de 2002 e, posteriormente, no Quadro de Zona Pedagógica Entre Douro e Vouga, ao qual pertenço desde Setembro de 2003. Desde 2005, lecciono na Escola Secundária Soares Basto, em Oliveira de Azeméis.

No decorrer do meu percurso profissional tenho-me dedicado a actividades variadas tais como a orientação de estágios, a formação de professores, bem como exerci funções técnico-pedagógicas no Centro de Competência Entre Mar e Serra, sediado na Batalha, nos anos lectivos 2002/03 e 2003/04, tendo desenvolvido, em equipa com a colega Ana Fraga Mota, os seguintes projectos: “O Ouri e o desenvolvimento do Pensamento Matemático”; “Os Artistas Digitais”; Investigação de atitudes dos alunos e professores face ao computador, à Escola e à aprendizagem; Recolha, avaliação, selecção e catalogação de recursos em suporte electrónico para a aprendizagem da Matemática; Avaliação e catalogação de trabalhos desenvolvidos no âmbito da formação contínua de professores; e Formação de docentes no âmbito da “Motivação Escolar e Abordagens ao Estudo praticadas pelos alunos”.

Em Setembro de 2003, foi-me atribuído, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, o Estatuto de Formadora, na área e domínio das “Didácticas Específicas (Matemática)” e no mesmo ano integrei a Comissão Organizadora do “Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos” tendo permanecido até 2009.

Com o intuito de me manter actualizada participei em várias acções de formação e encontros de professores, quer nacionais quer internacionais, organizados por vários centros de formação, pela SPCE, pela DGDIC e pelo GAVE, entre outros, os quais têm contribuído para o meu crescimento profissional, uma vez que se proporciona a troca de conhecimentos e a partilha de experiências. Além disso, participo, desde 2003, nos encontros nacionais da Associação – ProfMat, nos quais tenho co-dinamizado algumas sessões práticas e comunicações incidindo, especialmente, na área de Didáctica da Matemática.

Integrei no Núcleo Regional do distrito de Aveiro da APM, de 2007 a 2010, tendo participado na organização do 8.º e 9.º Encontros Regionais de Educação Matemática regionais na organização dos Encontros Nacionais “ProfMat’2010” e “Profmat2011”.

Recandidato-me, à direcção da APM com muito entusiasmo mas consciente do grande desafio, por forma a dar continuidade ao trabalho iniciado no ano transacto e por continuar a considerar que a associação ter uma enorme relevância para a vida dos professores de matemática. Assim, espero continuar a contribuir para que esta se torne ainda mais interveniente junto das escolas e professores.


Ana Eliete Borges Chitas Reis

Sócia n.º 7802

Candidata a Vogal

Concluí a licenciatura em Ensino da Matemática, pela Universidade de Évora, em 2003. Neste momento, estou a finalizar uma dissertação de mestrado no âmbito do Mestrado em Matemática para Professores, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

No meu percurso profissional, leccionei em várias escolas, estando há já quatro anos a leccionar matemática no Agrupamento de Escolas de Apelação, onde também exerço as funções de coordenadora do PMII e do NPMEB, orientando e dinamizando várias actividades no sentido de despertar o gosto pela descoberta e prática da Matemática.

Ainda durante a licenciatura, em 2001, associei-me à APM, tendo participado ou dinamizado sessões em encontros regionais ou nacionais.

Com o intuito de me manter actualizada participei em várias acções de formação e encontros de professores, organizados por vários centros de formação, os quais têm contribuído para o meu crescimento profissional, através da troca de conhecimentos e a partilha de experiências.


Anabela Fernandes Ferreira Candeias

Sócia nº 6006

Candidata a Vogal


Sou sócia da APM desde 1998, mesmo antes de ter concluído a licenciatura, o que se veio a verificar em 2000. Tornei-me sócia porque percebi que, através da associação, seria a melhor forma de me desenvolver a nível profissional.

Ao longo do tempo, participei em alguns encontros “ProfMat”, organizados pela APM (1999, 2004, 2006, 2008) e no Grupo de Trabalho de Geometria (GTG), da APM, em 2000. Participei, também, no 8.º Encontro Regional de Educação Matemática, Núcleo Regional de Évora (2000); Seminário Ensino da Geometria: Algumas questões atuais, GTG (2000); Educação Matemática: Caminhos e Encruzilhadas, APM (2005); V CIBEN – Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, APM (2005) entre outros.

Participei, também, no VII Encontro de Investigação em Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (1998); 3.º e 4.º Fóruns da Ciência Viva, Unidade Ciência Viva do Ministério da ciência (1999 e 2000, respetivamente); Encontro sobre Ensino e Aprendizagem da Geometria, FCUL (2000); O ensino da Matemática – Situação e Perspetivas, Conselho Nacional de Educação (2002); XVII Encontro de Investigação em Educação Matemática – As Tecnologias e a Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (2008).

Estas atividades permitiram-me obter um conhecimento que veio de encontro à realização do Mestrado em Educação, na área de especialização em Didática da Matemática, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em 2010.

Candidatar-me a membro da direção não é nada mais do que poder retribuir a esta associação, e a todas as pessoas com as quais aprendi muito durante o meu trajeto profissional, aquilo que já ganhei com o fato dela existir, pois tenho consciência da enorme influência que esta associação tem para a vida dos professores de matemática.


Hélia Maria da Venda jacinto

Sócia n.º 8176

Candidata a Vogal


Sou licenciada em Matemática, Ramo de Formação Educacional, pela Universidade do Algarve, e Mestre em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa. Desde 2001 tenho dinamizado diversas acções de formação para professores relacionadas com a integração das TIC no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Desde 2009, pertenço ao quadro de agrupamento da Escola Básica José Saramago, Poceirão, e sou Professora Acompanhante do Plano de Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico.

Associei-me à APM ainda durante a licenciatura, tendo participado em diversos encontros regionais e nacionais ao longo dos anos. Actualmente, faço parte da Comissão Coordenadora do Grupo de Trabalho de Investigação da APM, e pertenço à Comissão Organizadora do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática.

Neste momento, integro ainda a equipa de investigadores do projecto “Resolução de Problemas de Matemática: Perspectivas sobre uma competição interactiva na Web (Sub12 & Sub14)”, e encontro-me a desenvolver o projecto de investigação de doutoramento em Didáctica da Matemática, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, cujo objecto de estudo é a actividade de resolução de problemas mediada por ferramentas tecnológicas do quotidiano.


 

Candidaturas a membros da Assembleia Geral

Susana Isabel Gueijão Colaço

Sócia nº 5465

Candidata a Presidente

 Concluí o Doutoramento em Estatística e Investigação Operacional na FCUL em 2008, o mestrado em Matemática Aplicada em 1999, no ISEG e a Licenciatura em Matemática Aplicada em Computação no IST em 1995. Sou professora do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém desde 1996, estando ligada aos cursos de formação de professores de 1º e 2º ciclos e educadores de infância. Ao longo destes anos tenho leccionado disciplinas de matemática, didáctica da matemática e supervisionado estágios desde o pré-escolar ao 2º ciclo.

Desde 2006 sou formadora e coordenadora Institucional do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos da ESE de Santarém. Fui também formadora dos coordenadores do 1ºciclo da implementação do PMEB no Distrito de Santarém.

Coordeno desde 2010 o Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais bem como a Pós-Graduação em Formação Científica para a Docência. Sou ainda coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo na ESE de Santarém.

Nos últimos anos tem sido regular a participação no ProfMat com a dinamização de workshops e apresentação de comunicações. Em 2003 fui membro da Comissão Organizadora do ProfMat2003 que se realizou em Santarém. No ano lectivo 2009/2010 integrei também a Comissão Organizadora do “Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.”

O facto de me candidatar a um dos órgãos da Associação de Professores de Matemática é sem dúvida um grande desafio pois, considero que esta Associação tem contribuído bastante para o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática e consequentemente para a melhoria do ensino da Matemática em Portugal.


Maria Cecília Gonçalves Preto Rebelo Santos Mendes

Sócia n.º 86

Candidata a Vogal


Concluí a Licenciatura em Matemática Ramo Educacional, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1980. Sou professora de Matemática desde 1980/1981, efectivando nesse ano. Pertenço actualmente ao Q.E do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado do grupo 500. Desde esse ano, a minha actividade profissional desenvolveu-se na formação contínua de professores como Orientadora Pedagógica no distrito de Santarém e na formação inicial de professores como docente da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) nos cursos de formação inicial. Nessa instituição desde 2005/ 2006 fui formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Participei em alguns projectos ligados à formação de professores na ESES.

Foi-me atribuído, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, o Estatuto de Formadora, na área e domínio “C05 – Didácticas Específicas (Matemática)”. e C15 Tecnologias Educativas (Aplicação à Informática).
Sou formadora da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular para o Programa de Matemática na área da Geometria.

Em 2003 fui membro da Comissão Organizadora do ProfMat2003 que se realizou em Santarém. No ano lectivo 2009/10 integrei a Comissão Organizadora do “Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos”, que nesse ano se realizou em Santarém.
Participei em vários encontros nacionais e internacionais sobre o ensino da matemática nomeadamente na “Conferência Internacional sobre o Ensino da Matemática”, promovida pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular em (2008).

Sou sócia da APM desde 1986 e desde essa data participo regularmente nos ProfMat. Considero que a Associação de Professores de Matemática com as suas iniciativas tem dado visibilidade a muitos projectos centrados no gosto de ensinar e de aprender Matemática.


Maria Graciete Agostinho da Costa Pereira de Brito

Sócia n.º 752

Candidata a Vogal
 

Sou licenciada em Matemática – Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, desde 1974, e especializada em Apoio Educativo a Populações Especiais, pela ESE de Santarém, desde 1992. Leciono como professora do ensino secundário há 37 anos, tendo pertencido ao quadro das Escolas Secundária Sá da Bandeira – Santarém, Eb2,3/S de Alpiarça e, actualmente, da Secundária da Marquesa de Alorna – Almeirim.

Fui docente de Didática Específica da Matemática para professores do 4º Grupo do Ensino Básico e do 1º Grupo Ensino Secundário, na Escola Superior de Educação de Santarém, de 1986 a 2007 e orientadora de estágios no âmbito da Profissionalização em Serviço de professores de Matemática, durante o mesmo período. Exerci estas funções em exclusividade de 1986 a 1992 e a partir de 1993 em acumulação com funções de docência na Escola Secundária ou outras de natureza institucional.

Também fui supervisora da prática profissional do 4º ano do Curso de Professores do 1º ciclo da ESE de Santarém, de 2003 a 2006.
Fui Diretora do Centro de Formação de Professores de Almeirim e Alpiarça de 1992/93 a 1997/98, sendo responsável pelo respectivo lançamento e organização dos planos de formação de docentes e não docentes, bem como pela gestão das candidaturas ao Programa Foco.

De Junho de 1998 a Agosto de 2002 fui Coordenadora do Centro de Área Educativa da Lezíria e Médio Tejo e em 2002/2003 estive requisitada pelo Departamento de Educação Básica para acompanhamento da Reorganização Curricular do Ensino Básico no distrito de Santarém em 2002/2003.

Lecionei diversas disciplinas na ESE de Santarém: Álgebra e Funções, do 3.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica (1.º ciclo de Bolonha), em 2010/2011; Seminário de Iniciação à Prática Profissional do 4º ano do Curso de Professores do 1º ciclo, de 2003/2004 a 2006/2007; Didáctica da Matemática do 3º ano do Curso de Professores do 2º ciclo, variante Matemática e Ciências, em 2006/2007; e Organização Pedagógica do Curso de Estudos Superiores Especializados em Apoio Educativo a Populações Especiais, em 1991/92.

Orientei diversas monografias de final de cursos de licenciatura e de estudos superiores especializados e integrei júris de defesa de outras, algumas vezes como arguente.
Sou formadora certificada pelo Conselho Científico para a Formação Contínua de Professores, desde Janeiro de 1997, nas áreas e domínios: C05 Didácticas Específicas (Matemática); C13 Sensibilização à Educação Especial; C9I Investigação em Educação e orientei diversas acções de formação, em especial no domínio da Didática da Matemática.

Desde 2006/2007, integro a equipa da ESE de Santarém de formadores do Programa Formação Contínua em Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos.
No ano lectivo de 2009/2010 integrei a Comissão Organizadora do “Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos” e, em 2002/2003, fui membro da Comissão Organizadora do ProfMat, encontros que se realizaram em Santarém. Tenho participado em outros ProfMat, salientando os de 2009 e de 2010, nos quais dinamizei sessões práticas.

Também dinamizei sessões nos encontros regionais da APM organizados pelo Núcleo Regional da Lezíria.
Fui membro convidado da Assembleia do Instituto Politécnico de Santarém de 1998 a 2002, membro convidado do Conselho Consultivo da Escola Superior de Enfermagem de Santarém de 2000 a 2002 e, desde 2010, sou membro representante da comunidade na Assembleia da Escola Superior de Educação de Santarém.

Escrevi alguns artigos, individualmente e em co-autoria, sobre educação matemática e participei em muitas acções de formação, seminários e conferências sobre esta temática.

Assim, considero que a minha participação na Assembleia da APM pode constituir uma mais-valia para que esta continue a ser uma associação de referência no desenvolvimento profissional dos professores de Matemática.

 

Candidaturas a membros do Conselho Fiscal

 

 

Maria da Luz Fernandes Alves 

Sócio nº 8740

Candidata a Presidente


Sou licenciada em Matemática Ensino, pela Universidade do Minho. Mais tarde fiz a Pós Graduação em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalição. Actualmente encontro-me a leccionar Matemática no Agrupamento Frei Bartolomeu dos Mártires, Viana do Castelo.  Associei-me à APM desde 2004,  participando desde 2004 em vários encontros regionais e nacionais. Em 2008 integrei a Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Braga, da qual ainda faço parte.


Maria Isabel Alves Teixeira Leite  

Sócio nº 3901

Candidata a Vogal

Sou licenciada em Ensino de Matemática, pela Universidade do Minho. Actualmente encontro-me a leccionar Matemática na Escola Secundária de Vila Verde. Sou formadora creditada  pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 2000, e desde então estive ligada à formação de professores. Associei-me à APM em 1993, participando desde então em vários encontros regionais e nacionais. Em 2007 integrei a Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Braga, da qual ainda faço parte.

Paula Cristina da Costa Gomes

Sócio nº 7503

Candidata a Vogal

Sou licenciada em Ensino de Matemática, pela Universidade do Minho, tendo realizado o estágio pedagógico na Escola Secundária de Vila Verde no ano lectivo de 1997/1998. No início de 2006 terminei o Mestrado em Matemática, Área de Especialização em Ensino, na Universidade do Minho. Actualmente encontro-me a leccionar Matemática, grupo 500, na Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães. Alguns anos após a licenciatura, associei-me à APM, participando desde 2004 em vários encontros regionais e nacionais. Em 2007 integrei a Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Braga, da qual ainda faço parte.

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea