HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 6 de Novembro de 2010

6 de Novembro de 2010

Ordem de trabalhos

1. três ou quatro minutos sobre o orçamento de Estado, ops, nada disso, eu queira dizer sobre alguma coisa de que realmente valha a pena falar;

2. acções de formação (Helena Amaral, Ana Sofia Martins e João Almiro);

3. acertos no plano;

4. exposição do GTG e ProfMat;

5. discussão de actividades sobre medida e transformações geométricas;

6. nota sobre o discurso.

Resumo

1. O Eduardo sugeriu que se apresentasse no Conselho Nacional uma proposta para que o APMi fosse mais interactivo, e servisse para discutir assuntos importantes do ensino como os exames, manuais, programas, etc. Houve opiniões contrárias quanto a isto, sobretudo no sentido em que o APMi é um veículo de informação e não um espaço de debate.

2. A Helena, a Ana Sofia Martins e o João Almiro apresentaram uma proposta para que o GTG coordenasse acções de formação que seriam realizadas por formadores em todo o país. O GTG definiria as acções e prepararia os formadores. Houve reacções quanto ao modelo de formação, nomeadamente críticas ao facto de a APM organizar acções em que sócios estariam a pagar a outros sócios pela formação.

Discutimos se o GTG deve envolver-se neste projecto e em caso afirmativo, como. A Rita sugeriu um modelo de círculo de estudos, em que em cada sessão iria um especialista. Irá escrever uma proposta para enviarmos ao centro de formação. A Florinda sugeriu que o GTG tenha um plano de formação, e vai fazer um texto para ser discutido na próxima reunião.

3. Corrigimos algumas coisas do plano de trabalho para este ano: tal como disse a Florinda no mail, depois completada pelo Eduardo, o trabalho de analisar actividades é relativo não só à medida, mas também às transformações geométricas.

4. O Eduardo e a Rita vão reunir-se e na próxima reunião apresentam uma proposta para a exposição.

A Rita faz parte da comissão organizadora do ProfMat (5, 6 e 7 de Setembro) deste ano (os outros elementos são Elsa Barbosa, Lurdes Serrazina, João Pedro da Ponte, António Fernandes, Sofia Delgadinho, Ana Fraga ou Teresa Santos), e pediu-nos ideias sobre pessoas que possam colaborar na organização.

5. Discutimos três actividades:
- uma tarefa sobre medida (de comprimento, mais concretamente sobre perímetro), adaptada por Mª José Boia e Alice Carvalho a partir de uma apresentada no caderno de actividades do Yearbook de 2003;
- outra que envolvia espelhos e em relação à qual nos demos conta de um problema que já temos encontrado noutras actividades: a utilização de espelhos não é a melhor forma de tratar a reflexão, porque estes escondem uma parte do plano;
- uma terceira, que envolvia construções geométricas com régua e compasso, que segundo a opinião geral do grupo, são muito difíceis para as alunos, e por isso mesmo devem começar a ser trabalhadas desde muito cedo.

6. Em relação à nota sobre o discurso, o Eduardo disse que está a reflectir sobre as observações que lhe foram feitas, e ainda não sabe como avançará. Ficamos a aguardar mais notícias do Eduardo, ou mais comentários por parte do resto do grupo.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea