HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 5 de Dezembro de 2009

5 de Dezembro de 2009

Ordem de trabalhos

1 – Informações e outros assuntos
- Conselho Nacional (Florinda) – e aqui trataremos de discutir as ideias que surgirem sobre o Centro de Formação
- Projecto da Maria Dedò (Eduardo)
- Revisão de textos em ficheiros pdf, utilizando o Acrobat Reader
- Notas para a revista – ponto da situação
2 – Resolução do problema
1. Construir um triângulo ABC, dada a circunferência circunscrita c, um vértice A e o ortocentro H de ABC.
2. Se foi utilizado um resultado não evidente na resolução de 1, demonstrá-lo.

3 – Medida em Geometria – que fazer, daqui para a frente

 

Síntese

1 – Informações e outros assuntos
O Eduardo começou por divulgar e comentar alguns filmes do site Annenberg (www.learner.org) e sugeriu que se divulgasse no nosso site, no portal da APM, em conjunto com outros: Edutopia e ThinkMat.
Relativamente ao pedido, surgido na reunião do Conselho Nacional, da directora do Centro de Formação e da comissão pedagógica, de participar na definição de uma política de formação, apareceram várias sugestões:
- A APM deve defender uma formação matemática forte, para professores, e não se limitar à formação em didáctica da matemática. As acções podem, por exemplo, dividir-se em duas fases, em que se estuda matemática numa primeira fase (podia ser em regime intensivo, em Julho) e se promove a didáctica na segunda fase, incluindo prática de sala de aula.
- Para que a formação matemática seja realmente aprofundada, a APM deveria procurar colaboradores/formadores matemáticos em várias especialidades, que alinhassem nestes projectos.
- Deve haver duas modalidades distintas: resposta às solicitações de formação dos professores e das escolas, na modalidade de projecto ou círculo de estudos, e oferta de formação em temas matemáticos que a APM pensa que estão a ser “maltratados” nas escolas.
- Cada grupo de trabalho, deve elencar alguns temas para oferta de formação.
Ficou decidido que a Rita envia o documento da comissão pedagógica e a síntese desta reunião, e até Janeiro todo o grupo fará um esforço para escrever alguma coisa sobre estes pontos, para aprovar em Janeiro e enviar para o CF.
Ainda do Conselho Nacional, a Florinda informou sobre a problemática que envolve as datas do ProfMat e o balanço positivo do ProfMat 2009.
Projecto da Maria Dedò
O Eduardo aceitou arranjar artigos sobre o Atractor para publicar na Educação e Matemática. Pediu ao prof. Arala Chaves para escrever sobre o DVD de Simetria, que foi traduzido para várias línguas. A Maria Dedò, não só o traduziu para italiano, como também se entusiasmou para o trabalhar com professores, pelo que o prof. Arala Chaves lhe pediu para escrever sobre ele. A Maria não aceitou por ser ainda muito cedo, não ter reacções de professores, mas propôs escrever um artigo sobre outra experiência, o Math.en.Jeans, que consiste em promover investigações pelos alunos, nas escolas, sobre assuntos normalmente não contemplados. A Maria propôs que se encontrassem escolas portuguesas que queiram participar. O Eduardo vai dizer-lhe que sim (Rita e Cristina ficaram interessadas) e vamos divulgar na APM.
Revisão de textos em ficheiros pdf, utilizando o Acrobat Reader
O Eduardo exemplificou e esclarecemos alguns aspectos técnicos relacionados com a revisão de ficheiros pdf.
O Pedro vai mandar convites e vamos fazer algumas experiências no Google wave, antes de decidirmos se o utilizamos no grupo.
A Rita propôs que se utilize o Dropbox para reunir os materiais da conferência do GTG. O Pedro propôs-se tentar abrir uma conta do GTG, para a usarmos exclusivamente para este efeito, mas o Eduardo propôs, em alternativa, a utilização do iDisk.
Notas para a revista – ponto da situação
A próxima deve ser entregue no início de Janeiro. A que está mais adiantada é da Florinda, sobre classificação de quadriláteros, mas a Florinda não tem hipóteses de a reformular, como necessita, até Janeiro. Há outras pendentes, mas que não avançaram.
O Eduardo propôs que se discutisse as duas respostas que escreveu para dar à Carolina, no Pergunta Agora. Expôs as duas respostas que tinha dado e discutimos as implicações de adoptar uma ou outra quando questionados por alunos. Todos concordámos que o assunto merece uma nota: o Eduardo vai escrevê-la.
2 – Resolução do problema
Comparámos as resoluções do Eduardo, da Florinda e da Rita, que se podem descarregar clicando nos respectivos nomes, em ficheiros Geometer’s Sketchpad.  Depois o Eduardo mostrou o sketch que fez para perceber melhor a mediana em termos de centro de gravidade.
3 – Medida em Geometria – que fazer, daqui para a frente?
Temos que avançar com este tema, mas para isso é necessário que todos os elementos do grupo reflictam e se pronunciem sobre o que já está escrito. Quando houver mais contribuições, será marcada uma reunião em que o ponto forte será esta discussão.
Há uma proposta do Pedro, de organizar uma sessão sobre a importância das medidas de comprimento, área e volume, e a sua relação com a dimensão do espaço em que se inclui a região que estamos a medir. Essa sessão está prevista para Março.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea