HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 10 de Outubro de 2009

10 de Outubro de 2009

Ordem de trabalhos:

1 – Nota para a revista sobre “Baricentro de um polígono”
2 – Medida em Geometria
3 – Materiais de apoio ao novo programa

Documentos para a reunião:

Ponto 3
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/matematica/Documents/npmeb/geometria_net.pdf
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/matematica/Documents/npmeb/desenvolvimento_sentido_numero.pdf

Síntese:

Ponto 1 - Centros de gravidade de polígonos
O Eduardo apresentou algumas ideias resultantes da sua pesquisa sobre centros de gravidade de polígonos, com base neste ficheiro gsp. Depois, houve alguma discussão à volta da proposta de Nota para a revista, que tinha enviado para todos previamente. Ficou combinado que, em breve, o Eduardo enviaria uma versão revista dessa Nota.
Ponto 2 - Materiais de apoio ao novo programa
A Sónia e o Tiago apresentaram a análise que fizeram da brochura Geometria - Textos de apoio para Educadores de Infância. De uma forma geral, as ideias defendidas pelo documento estão de acordo com o que o GTG tem defendido. No entanto, constatou-se que a brochura não se debruça sobre o conhecimento matemático, não promove a formação matemática dos professores, apenas se preocupa com questões da didáctica da Matemática. Pareceu-nos que o resultado pode dar origem a equívocos, uma vez que não havendo compreensão das razões porque as actividades são propostas, por parte dos professores, a brochura pode funcionar mais como um livro de receitas e menos como propostas para serem objecto de reflexão e apropriação.
Ideias que se evidenciaram: aplaudimos o facto de nas transformações geométricas não aparecem só as isometrias, mas também as projecções e as semelhanças; aplaudimos também a forma como se propõe a exploração de muitas das actividades, sem preocupação em definir conceitos; preocupa-nos o facto de as actividades serem muito ambiciosas, no que respeita ao conteúdo e ao nível dos alunos - pode significar que se pretende formalizar muito demasiado cedo.
No que respeita especificamente ao tema Medida em Geometria, foi constatado que as actividades são muito interessantes mas fica a sensação de que há uma grande pressa em passar pelas experiências para atingir rapidamente o objectivo de tratamento numérico da medida. Também foi abordada a importância de promover a estimativa de medidas em todos os níveis de ensino.
Ponto 3: Medida em Geometria
Não houve tempo para tratar este ponto, pelo que ficou adiado para a próxima reunião, de 7 de Novembro.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea