HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 12 de Setembro 2009

12 de Setembro 2009

Ordem de trabalhos:

1 – Informações e balanço do ProfMat
2 – Agenda do GTG para este ano lectivo
            2.1 Marcação de reuniões
            2.2 Projectos em curso
                        Medidas em Geometria
                        Notas para o ensino da geometria
                        Publicação sobre poliedros
                        Exposição de Geometria do GTG
                        Tradução do Poly
                        Site do GTG
                       
Discussão sobre a Geometria no novo programa
            2.3 Outros projectos
                        Constituição do GTG e alargamento das actividades a outras pessoas
                        Encontro sobre geometria?   
 3 – Geometria
            3.1 Capítulo do livro do EV sobre transformações geométricas e simetria
            3.2 Baricentro de um polígono qualquer

Síntese:

1.
Foi feito um balanço positivo da sessão especial do GTG no ProfMat, embora  o tempo disbonibilizado pela organização tenha sido manifestamente insuficiente. Discutimos algumas ideias relacionadas com a conferência plenária do António Nóvoa, de que todos gostaram muito. Falou-se da conferência do Carlos Sá e dos paradoxos relacionados com o infinito, da conferência da Cristina Loureiro sobre actividades de geometria com crianças dos primeiros anos e da conferência do Atractor, nomeadamente do DVD sobre simetria que foi apresentado.
2. 
Foi aprovada a calendarização de reuniões para este ano lectivo  (ver Agenda.pdf).
Projecto Geometria e Medida – O Eduardo é de opinião que, após um primeiro ano de discussão sobre este tema deveríamos começar a escrever algumas ideias, analogamente ao que temos feito com o tema Transformações Geométricas e Simetria. O Eduardo apresentou algumas ideias para desenvolver, que estão sintetizadas no documento medida setembro.pdf. Ficou decidido avançar com a discussão de um primeiro texto sobre geometria e medida e algumas actividades na próxima reunião. Ficou em aberto a questão de se vir a promover um encontro sobre este tema ou sobre vários temas de Geometria, em que este estaria incluído (ver mais adiante).
Relativamente ao novo programa do ensino básico e aos materiais de apoio, devemos ler os textos Geometria – texto de apoio a educadores de infância e Figuras do plano e sólidos geométricos. Para a próxima reunião, a Sónia e o Tiago farão uma análise do primeiro texto, no que diz respeito à medida em geometria.
Projecto Notas para o ensino da Geometria – Estavam em projecto as seguintes notas: Definição e Classificação: o caso dos quadriláteros (FC); Curvas (NC); Transformações geométricas (RB); Superfícies (PMM); Área (Eduardo Veloso).
O Pedro vai saber quais as datas de entrega para cada uma das revistas e combinar com cada autor a possibilidade de calendarização das discussões. O EV ficou de escrever um artigo para discutir na próxima reunião sobre Baricentro de um polígono.
Projecto Publicação sobre poliedros – talvez o projecto tenha começado por ser ambicioso demais e por isso devemos reformular. A Rita ficou de preparar, com a Vera e o José Oliveira, uma próxima discussão sobre esse projecto e também sobre a tradução do Poly e os poliedros no Atractor.
O projecto Exposição do GTG ficou mais uma vez adiado, até os projectos anteriores estarem encaminhados.
Site do GTG – pode ser dinamizado introduzindo uma forma de implicar os participantes da sessão especial que se mostraram interessados. Para isso será enviado um e-mail (RB)para todos, informando da próxima ordem de trabalhos, da síntese de hoje e a convidar para participar na próxima reunião ou enviando contribuições para as discussões em curso.
Discussão sobre a geometria no novo programa – a Sónia vai voltar a contactar o JPP a propósito das notações. A discussão sobre geometria e medida vai ter em conta o novo programa. Vamos estar atentos aos materiais que vão sendo disponibilizados pela DGIDC e trazer à discussão nas reuniões as questões que considerarmos relevantes.
Encontro de Geometria – os objectivos seriam os de alargar as discussões que temos tido a outras pessoas e produzir documentos com recomendações. Que temas é importante discutir? Devemos ter como tema geral “A geometria e o seu ensino” e não apenas o programa.  Este aparecerá naturalmente nas discussões. Foram adiantados alguns temas: objectos, sua classificação e definição; simetria e transformações geométricas;  geometria e medida. Que modelo? Dois dias, sendo três temas em três meios dias, organizados em pequenos grupos de discussão, e um final em plenário, para fazer a síntese e introduzir temas transversais como a comunicação, a argumentação e a demonstração no ensino da geometria? Quem participa?  Convidamos pessoas que se têm mostrado interessadas e que têm pensado nestes assuntos? Fazemos um convite ao Goldenberg, fornecendo os textos em inglês e pedindo um comentário? Voltaremos a pensar nisto nas próximas reuniões.
3
O Eduardo  apresentou, em gsp, um trabalho que fez sobre o centro de gravidade de um polígono qualquer, utilizando relações com os complexos. Foi consensual de que este trabalho pode resultar numa boa “nota” para a revista, pelo que ficou combinado que o Eduardo escreveria um artigo para ser discutido na próxima reunião.
Devido ao adiantado da hora, o debate sobre o texto do livro do Eduardo Veloso, sobre Simetria e Transformações Geométricas ficou adiado para outra ocasião.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea