HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 4 de Abril

4 de Abril

Ordem de trabalhos:

1. Simetrias, isometrias e afins: confusões e tropelias.
2. A "Matemática e a Arte" na Escola António Arroio.
3. Cursos e ProfMat 2009.
4. 1º Capítulo do e-book do Eduardo sobre conexões na geometria.
5. Ponto de situação sobre o desenvolvimento dos trabalhos relativos ao tema medida no 2º CEB e sobre o documento relativo às notações em geometria.

Documentos para a reunião:

Notações - Isometrias - Mat_Arte - ResumoCN

Síntese:

O Eduardo começou por lamentar a dificuldade que ainda existe na clarificação dos conceitos que distinguem simetria e isometria. Exemplo disso foi a oficina que funcionou no decorrer desde ano, na qual também estiveram envolvidas a Rita e a Sónia, onde em diversos momentos se notou que continua a ser difícil dissipar a teimosa neblina que nem sempre permite ver o rumo traçado. Este tema terá novos desenvolvimentos, a partir da discussão de exemplos práticos que o Eduardo está a conceber em GSP.

De seguida, a Rita apresentou-nos o trabalho de projecto que desenvolveu, este ano lectivo, na Escola António Arroio. Após ter explicado os termos logísticos que conduziram os diferentes projectos, foi apresentando diferentes trabalhos que os alunos produziram e cujos sketches de apoio se encontram em anexo. Esta apresentação foi complementada com as principais dificuldades e mais-valias que este tipo de trabalho promove. Como balanço final, entendeu-se que o material produzido, com mais ou menos profundidade e/ou qualidade, deverá ser suficiente para ser levada a cabo uma comunicação no ProfMat.

No terceiro ponto da ordem de trabalhos, foi discutida a forma como o GTG poderia participar nos cursos que antecedem o ProfMat e no respectivo ProfMat. Chegou-se à conclusão que não há ninguém disponível, nem conteúdos novos suficientes, para dinamizar um curso. Também no que diz respeito ao convite que foi endereçado ao GTG pela organização do ProfMat, chegou-se à conclusão que não será possível dinamizar uma conferência por vários condicionalismos dos elementos que compõe o GTG.

O quarto ponto da ordem de trabalhos esteve condicionado devido ao facto de não ter sido possível projectar o que quer que fosse, como tal foi sobretudo salientado pelo Eduardo a importância dos leitores imaginarem a geometria euclidiana, patente no primeiro capítulo do e-book, livre de conceitos modernos e tendo por base o conhecimento da geometria e dos números de há dois mil anos atrás. Por fim e já com muito pouco tempo para discutir, foi abordado o tema das notações, onde se verificou que será importante estabelecer uma filosofia de conduta que leve à simplificação, leveza e elegância dos termos e símbolos em causa. Paralelamente à ordem de trabalhos foram abordadas as seguintes questões:

  • A importância de ser escrito um artigo para a revista sobre os novos programas envolvendo a temática da medida.
  • Ainda relativo aos programas, a Florinda está a traduzir um texto sobre geometria que será analisado na próxima reunião e que poderá ser interessante publicar na revista temática.
  • Falou-se um pouco sobre o encontro do Conselho Nacional, documento em anexo, onde foram abordados, entre outros temas, a importância dos exames nacionais e dos testes intermédios. Verifica-se que este é um tema que não suscita consensos mas que, para já, não assume contornos prioritários. Contudo e no que diz respeito ao Atractor, existe uma preocupação sobre o tipo de participação que a APM deveria ter, tendo em conta o papel primordial que teve como sócio fundador. A revista é um dos meios de divulgação que será responsável por partilhar algumas experiências bem sucedidas.

Ordem de trabalhos e síntese em pdf.

Apresentação
Como participar no GTG
Reuniões
Projetos
Arquivo histórico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea