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Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Geometria [GTG] > Reuniões > 10 de Janeiro de 2009

10 de Janeiro de 2009

Ordem de trabalhos

1. Cerimónia protocolar relativa ao concurso GTG / Desafio da Pública
2. Apresentação da pesquisa levada a cabo pelo Eduardo subordinada ao tema medidas.
3. Tomada de posição quanto ao projecto "tradução do poly".
4. Cerimónia de congratulação pelo 81º aniversário do Eduardo.

 

Síntese

Antes de iniciar a reunião começámos por ver aspectos do livro electrónico que o Eduardo Veloso está a desenvolver. Além disso, foram dadas as boas vindas ao novo elemento do GTG, Tiago Dias.

A cerimónia protocolar do concurso GTG / Desafio da Pública marcou então o primeiro ponto da ordem de trabalhos com a entrega do prémio ao vencedor, Eduardo Veloso, de mais este momento desafiante do gtg.

De seguida, o Eduardo apresentou alguns pontos da pesquisa que efectuou em sites americanos. As diferentes possibilidades de orientação curricular e a diversidade de estruturas descentralizadas nas diferentes redes escolares são uma realidade distinta da que estamos habituados e que dá para pensar na importância de currículos próprios, devidamente estruturadas e adaptados às realidades locais. No entanto, para se perceber melhor esta riqueza, recomenda-se a visualização dos sites que estão referenciados nos slides que o Eduardo enviou.

Relativamente à realidade nacional, a Carla (1ºCEB) apresentou uma síntese de opiniões e actuações de professores do 1º CEB. Apesar do parco trabalho formativo e colaborativo que se vai desenvolvendo, a ausência de experiências como por exemplo o recurso a actividades de pesquisa com o geoplano ou com instrumentos de medição, ainda são uma mostra de carências existentes na formação inicial e na formação contínua de professores. As catalogações e a mecanização da matemática, mais concretamente da geometria, persistem em assumir um papel conservador e redutor das competências e potencialidades que o conhecimento científico permite despertar e/ou desenvolver. Além disso, é frequente perceber que se espera mais facilmente por uma actividade já desenvolvida do que se investe na produção de novos materiais. Em parte, não será alheio a este fenómeno o facto de a profissão estar cada vez mais burocratizada e sujeita à tentação do cumprimento de programas que visem em muito a aplicação do conhecimento em provas escritas. No entanto, também é essencial que cada professor perceba a importância do seu investimento na profissão que escolheu e no futuro que concebe para a sociedade do seu hoje. Em suma constatam-se acentuadas diferenças na formação científica e cultural dos professores e, consequentemente, na aplicação de conhecimentos matemáticos e no recurso a materiais que permitam experimentar, testar e comprovar conceitos matemáticos, em alternativa à aplicação sistemática da “algoritmização” de conteúdos.

A Florinda (2ºCEB) conseguiu ter disponibilidade dos seus formandos, para colaborar na discussão deste tema. Tem registos para analisar e cruzar informação que serão abordados na reunião de Março.

A Manuela (3ºCEB) está a trabalhar em colaboração com os professores da sua antiga escola e espera recolher uma informação mais consistente para apresentar. Este trabalho ainda está numa fase preliminar. Por fim e tendo em conta o que já foi recolhido relativamente a este tema da medida, é preciso definir um plano de actuação para discutir, desenvolver e apresentar conclusões que suscitem um brainstorming mais alargado.

Relativamente ao projecto Poly serão desenvolvidas diligências junto dos autores para se definirem metas de actuação, uma vez que grande parte do trabalho já estará concretizado com a tradução dos nomes dos poliedros.

Descarregue aqui o documento que serviu de apoio à apresentação do Eduardo.

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