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Home > A Associação > Grupos de Trabalho > Grupo de Trabalho de Investigação [GTI] > Grupo de estudos

Grupo de estudos

As mudanças na sociedade têm tornado a vida das escolas cada vez mais complexa, levando os que nela trabalham diariamente a enfrentar situações diversas para as quais nem sempre estão preparados. Assim, ser professor hoje obriga a uma aprendizagem constante e a ter capacidade de investigar e reflectir sobre a sua prática profissional. São diversos os desafios que são colocados à escola e aos professores, quer na sua capacidade de acompanhar as constantes mudanças da sociedade, quer ao nível do desenvolvimento curricular, como o que presentemente ocorre associado à generalização do novo Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB), publicado em 2007. No entanto, estes desafios só poderão ser enfrentados através do desenvolvimento de um trabalho concertado dos diferentes actores educativos no contexto de cada escola. Deste modo, torna-se necessário criar dinâmicas que promovam o desenvolvimento profissional dos professores integrados na cultura de escola, visando a qualidade das aprendizagens e o desenvolvimento dos seus alunos de acordo com as actuais orientações curriculares para o ensino da Matemática.

Estas questões estão presentes na actividade do Grupo de Estudos O professor como investigador do Grupo de Trabalho de Investigação (APM) e nas quatro publicações:

O professor e o programa de Matemática do ensino básico (GTI, 2010), inclui uma colecção de experiências realizadas por professores e formadores dos diferentes níveis de ensino (do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino superior). Mais importante do que cada experiência em si mesma é perceber de que forma ela pode contribuir em termos do conhecimento para a profissão, e que mais valia traz para a vida das escolas, em particular para o grupo de professores de Matemática. Ao divulgar estas experiências, procuramos contribuir para uma melhor compreensão das questões associadas às mudanças curriculares preconizadas pelo PMEB, nomeadamente como interpretar e concretizar na prática as indicações desse programa, como delinear e percorrer os percursos necessários, como caracterizar os papéis que o professor pode assumir e como conceber estratégias para concretizar ao longo do ano uma grande variedade de objectivos curriculares.

As experiências que aqui reunimos mostram que é possível concretizar as inovações introduzidas pelo PMEB, mudar práticas profissionais e gerar dinâmicas que, se efectivamente concretizadas, contribuirão certamente para uma mudança de grande alcance no ensino da Matemática em Portugal. Todo este processo passa pela capacidade de todos os que estão directa e indirectamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, se mobilizarem e liderarem dinâmicas de trabalho colaborativo centradas no desenvolvimento curricular visando um ensino de qualidade e o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos em Matemática.

 

GTI 2010

  

O professor de Matemática e os projectos de escola (GTI, 2008) cujo foco é o professor que investiga a sua prática no âmbito de projectos de escola inclui uma colecção de experiências em diferentes níveis de ensino. Os artigos que aqui reunimos mostram que é possível realizar projectos de escola e gerar dinâmicas que permitam o desenvolvimento profissional dos professores e da cultura de escola. Este processo tem que ser reconhecido pelos órgãos de gestão e pelos diferentes actores educativos. Uma escola de qualidade e o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos em Matemática passa pela capacidade de todos os que estão directa e indirectamente envolvidos no processo de ensino e aprendizagem se mobilizarem, conceberem e realizarem projectos ligados ao ensino da Matemática com real impacto nas suas escolas e na comunidade que estas servem.               

 

GTI 2008


 

O Professor e o Desenvolvimento Curricular também publicado pela APM (2005), inclui um conjunto de textos que mostram que a gestão do currículo torna-se cada vez mais complexa no contexto multicultural das salas de aulas actuais. No entanto, é possível perceber que se podem equacionar estas questões se se desenvolverem activamente os diferentes actores do processo educativo. O livro apresenta experiências vividas pelos autores dos textos centradas na gestão, concretização e desenvolvimento do currículo, contribuindo para uma melhor compreensão das questões curriculares.

GTI 2005


 

Como produto da primeira experiência de trabalho desenvolvido pelo grupo, resultou o livro Reflectir e Investigar sobre a Prática profissional, publicado pela APM (2002). Nele se incluiu uma colectânea de textos que testemunham experiências profissionais dos elementos do grupo enquanto investigam a sua prática profissional para melhor compreender as suas acções e as suas necessidades, e melhorá-las.

GTI 2002


 

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