HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Representações > Conselho consultivo do GAVE

Conselho consultivo do GAVE

A APM está representada no conselho consultivo do Gabinete de Avaliação Educacional, pelo Joaquim Félix, do núcleo de Évora.

De acordo com o artigo 5º do decreto regulamentar n.º 30/2007, de 29 de Março:
1—O conselho consultivo é composto por:
a) O director do GAVE, que preside;
b) Um representante de cada uma das associações e sociedades científicas e pedagógicas das áreas de saber a que respeitam os instrumentos de avaliação a elaborar pelo GAVE, nomeados por despacho do membro do Governo responsável pela área da Educação, sob proposta das entidades representadas, por um período de três anos, prorrogável por igual período.
2—Compete ao conselho consultivo emitir pareceres em matéria de instrumentos de avaliação externa das aprendizagens.
3—O conselho consultivo reúne, em plenário, ordinariamente, duas vezes por ano lectivo e extraordinariamente sempre que convocado pelo presidente.
4—Para além das reuniões referidas no número anterior, o conselho consultivo funciona em reuniões restritas, mediante convocação do presidente, com a presença dos representantes das associações e sociedades científicas e pedagógicas das áreas de saber específicas, por referência aos instrumentos de avaliação a constituir.

Nas reuniões do conselho consultivo são dadas informações de carácter geral sobre as actividades e projectos desenvolvidos pelo GAVE, como por exemplo o envolvimento em estudos internacionais como o PISA, os "Mil Itens", o Banco de Itens os Testes Intermédios ou a formação em avaliação.

Relativamente aos instrumentos de avaliação produzidos (provas de aferição, exames nacionais) as Associações e Sociedades representadas emitem, em geral, pareceres escritos sobre os mesmos após a sua aplicação. O Conselho Consultivo faz também, normalmente, o balanço do processo de exames e de provas de aferição ocorrido em cada ano, seja sob o ponto de vista organizativo, seja sob o ponto de vista técnico inerente a cada uma das disciplinas. 

Antes da realização de qualquer prova, a APM e o seu representante não têm acesso senão à mesma informação que é divulgada publicamente nas escolas ou no site do GAVE, sobre ela. A APM não está envolvida em nenhuma auditoria às provas, nem é chamada a pronunciar-se sobre elas.

 

Conselho consultivo do GAVE
Conselho consultivo no âmbito da implementação do novo programa do ensino básico
© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea