HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Núcleos Regionais > Núcleo da Covilhã > Notícias > Sábado com... Henrique Guimarães

Sábado com... Henrique Guimarães
Núcleo Regional da Covilhã

 

 

O núcleo regional da Covilhã da APM promove mais um Sábado com..., desta vez dinamizado por Henrique Guimarães.

 

Será no dia 17 de Maio às 10 horas na Sala de Reuniões do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior, sito na 6a Fase da UBI, junto à rotunda do Rato, Covilhã.

 

 Esta conferência/debate terá duas sessões:

 

Matemática compreensão, Matemática para todos: uma apresentação dos Principios e Normas do NCTM

 

e

 

O reajustamento dos programas de Matemática do Ensino Básico

 

 

Resumos

Matemática compreensão, Matemática para todos: uma apresentação dos Principios e Normas do NCTM

 

Com o propósito de "indicar objectivos e promover uma mudança positiva no ensino da Matemática", os Princípios e Normas para a Matemática Escolar que o NCTM publicou em 2000 e que a APM recentemente editou em tradução portuguesa, propõem um conjunto de princípios e novas normas para a Matemática escolar que constituem um instrumento valioso, quer de orientação, quer de trabalho, em particular para os professores de Matemática dos diversos níveis de escolaridade.

Na minha intervenção, proponho-me fazer uma apresentação dessa publicação, destacando os elementos que me parecem mais relevantes da sua organização e conteúdo e, em particular, ao nível das opções curriculares e didácticas aí defendidas. Sempre que julgar pertinente, procurarei evidenciar as diferenças mais significativas relativamente aos Standards publicados em 1989.

 

O reajustamento dos programas de Matemática do Ensino Básico

 

Nesta intervenção farei uma apresentação do programa de Matemática para o ensino básico recentemente reajustado. Procurarei destacar o propósito principal que norteou esse reajustamento e mostrar como ele foi concretizado. Procurarei igualmente evidenciar as principais opções ao nível da estrutura e componentes do programa, com incidência particular nas Finalidades e Objectivos gerais de ensino que são contempladas, e mostrar - nas suas grandes linhas - o que é proposto para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem no nível de escolaridade a que o programa se destina.

 

Henrique Guimarães

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea