Login    


      
Como publicar

Todas as pessoas interessadas, sócias ou não sócias, podem propor um texto para publicar na EeM. Para que esse processo seja fácil e claro, apresentamos as seguintes indicações que pedimos que atenda.

O que publicar

Envie-nos um texto original (que não tenha sido publicado noutra revista), que escreveu sozinho ou em colaboração com colegas, que se enquadre na área da educação matemática, da matemática ou da educação em geral. O texto pode ser:

i) um artigo cujo formato pode corresponder, por exemplo, a

  • uma descrição e análise de uma aula ou uma experiência desenvolvida numa aula ou na escola;
  • uma experiência que resultou de uma investigação no âmbito da educação matemática;
  • um ensaio com base em leituras que fez;
  • uma investigação realizada a partir de um problema matemático;
  • uma análise de uma questão no âmbito da educação em geral.

ii) uma proposta para uma das secções da revista:

  • O Problema deste número - proposta de problemas ou a resposta a problemas publicados;
  • Materiais para a sala de aula – proposta de tarefas que tenha criado para usar nas suas aulas e que lhe pareçam de interesse para divulgação. Junte uma apresentação do material e alguns comentários sobre o uso desses materiais, se achar necessário.
  • Vamos Jogar - um jogo matemático para usar na aula com as correspondentes regras;
  • Pense Nisto - uma questão para pensar, com devido enquadramento e reflexão;
  • Para Este Número Selecionámos - um texto já publicado mas que considere interessante reproduzirmos na Educação e Matemática (traduzido se o original estiver escrito noutra língua); nós pedimos autorização para reproduzi-lo.
  • Pontos de vista, reações e ideias… - Reações a artigos e materiais surgidos na Revista, quer sejam de apoio ou de discordância; pequenas reflexões sobre experiências ou notícias da atualidade; sugestões de trabalho a realizar com alunos, …

Como enviar

Os textos devem ser enviados para os endereços revista@apm.pt e revista.apm.dir@gmail.com num formato editável (doc, docx, txt…) e ainda em pdf.

A dimensão dos artigos deve corresponder a um limite aproximado de 15000 caracteres com espaços. Se existirem imagens, estas devem ter uma boa qualidade (para ser utilizável em impressão deverá conter pelo menos 250 KB de informação) e devem ser enviadas separadamente numa pasta. Solicitamos ainda que os autores tenham atenção aos seguintes aspetos:

  • O manuscrito deve ser o mais simples possível, no que respeita a estilos. A EeM possui o seu próprio estilo e quanto mais estilos existirem no manuscrito original, mais demorado será o processo de o converter para o estilo da EeM;
  • Não utilize negrito ou aspas para enfatizar expressões, utilize itálico para essa função;
  • Utilize aspas apenas em citações;
  • Não utilize mais que dois níveis (secções e subsecções) para estruturar o seu documento;
  • Evite referir-se a cores. A EeM é impressa apenas a duas cores e a segunda cor varia de número para número. Se isso for absolutamente indispensável, tenha em conta que os revisores terão que encontrar uma forma de referir apenas duas cores;
  • Procure formatar as suas referências bibliográficas conforme as normas APA.

Revisão

A EeM é uma revista profissional com revisão por pares. Depois de recebermos a sua proposta de artigo ou outro contributo, a Redação fará a sua revisão, donde resultará um parecer favorável para a sua publicação, uma proposta de reformulação ou a sua rejeição, no caso de considerarmos que o mesmo não se enquadra no âmbito da Revista ou dentro dos seus parâmetros de qualidade.

Não hesite em pedir uma opinião, se achar necessário, a algum colega da Redação. De qualquer modo, o seu artigo será lido com atenção e nós comunicaremos as nossas sugestões para o melhorar, se for caso disso.

Se apesar de todos estes formatos possíveis de colaboração, não quiser escrever, poderá comunicar-nos ideias para temas a tratar na Revista ou enviar-nos notícias e informações sobre acontecimentos que lhe pareçam relevantes para publicação, incluindo fotografias e outras ilustrações.

Direitos de autor

Os autores mantêm os direitos sobre os seus textos originais, sendo que a Educação e Matemática é proprietária da versão paginada e disponibilizada no seu site a todos os sócios com as quotas atualizadas.




© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados