Login    

EM146 Jan/Fev/Março 2018



Sobre a Capa

Sobre a capa

A capa da edição 146 da EM reproduz numa pavimentação em mosaico romano (Parque Arqueológico de Paphos, Chipre) o duelo mítico entre o herói grego Theseu e o Minotauro, criatura imaginária, com a cabeça de um touro num corpo de homem. No mito, Theseu consegue triunfar sobre o Minotauro e abandonar o labirinto. O Labirinto do Minotauro é uma das histórias mais divulgadas da mitologia grega, tendo chegado a Portugal, também, pela cultura do império Romano e podendo ser observada nas ruínas romanas de Conímbriga.

Os labirintos têm sido utilizados, ao longo dos tempos, por exemplo, na matemática, na literatura, na poesia, na religião e na pintura. Com diferentes interpretações no imaginário humano, o Labirinto do Minotauro exprime-se como uma metáfora para a luta incessante do ser humano contra o obscuro, o medo do desconhecido, conseguindo, por fim, obter a clareza e a sabedoria.

Neste número também colaboraram

Carlos Alberto Assis, Carlota Brazileiro, Cristina Cruchinho, Eduardo Veloso, Fátima Simões, Fernando Nunes, Isabel Correia, Isabel Rocha, José Paulo Viana, Manuela Pires, Maria Emília Brederode Santos, Mário Bessa, Neusa Branco, Patrícia Damas Beites, Rogério Berrincha, Sandra Bento, Sílvia Semana, Susana Colaço (A.Khan), Susana Colaço (IPS), Thiago Barcelos Castilhos

Saiu da Redação da Educação e Matemática

No final de 2017, saiu da Redação a nossa colega Helena Amaral. Esta nota corresponde ao agradecimento público que fazemos aos colegas que colaboraram connosco, mas neste caso precisamos de um preâmbulo.

A Helena Amaral integrou a equipa em 1996, na edição do número 39, curiosamente o número que antecede a publicação da revista dedicada ao 1.º ciclo, o seu ciclo de ensino. São portanto 103 as edições em que participou, ao longo de quase 22 anos. Como a própria Helena gosta de dizer, “ainda é do tempo” em que os redatores paginavam a revista, recorrendo aos seus conhecimentos em PageMaker, numa versão muito menos sofisticada e com muito menos recursos do que os que existem hoje. Além do contributo que tem dado, a Helena tem sido um testemunho da história da Educação e Matemática que é feita não só dos números que são publicados, mas também das pessoas que têm “passado” pela Redação, das suas ideias, energia e conhecimento. Agradecemos assim à Helena Amaral o muito que nos deu ao longo destes anos.

Correspondência

Associação de Professores de Matemática

Rua Dr. João Couto, n.o 27-A, 1500-236 Lisboa

Tel: (351) 21 716 36 90

Fax: (351) 21 716 64 24

E-mail: revista@apm.pt

Nota

Os artigos assinados são da responsabilidade dos seus autores, não refletindo necessariamente os pontos de vista da Redação da Revista. Por opção do editor e/ou autores, alguns artigos não obedecem às regras do novo acordo ortográfico.

 

 

 



<< Voltar ao Indíce
 - Ficha Técnica 
 - Sobre a Capa 



© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados