Login    


      
Sobre a APM

Contactos

A Associação de Professores de Matemática (APM) é uma associação portuguesa de professores ligados ao ensino da Matemática, que abrange todo o território nacional e todos os níveis de escolaridade, do ensino pré-escolar ao ensino superior.

A APM é uma associação criada em 1986, com objetivos próprios, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública.

A APM tem duas publicações periódicas. A revista Educação e Matemática, distribuída gratuitamente aos sócios, cuja periodicidade é de cinco números anuais, sendo um deles duplo e temático. A Quadrante, revista de investigação em educação matemática, de periodicidade semestral, sendo um dos seus números temático.

A APM disponibiliza uma diversidade de publicações e materiais para apoio à atividade profissional dos professores.

A APM promove anualmente a realização de encontros nacionais — o ProfMat, o Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) e o encontro A Matemática nos Primeiros Anos — e encontros regionais, que muito contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A formação contínua é ainda promovida através do Centro de Formação da APM.

Estas atividades são promovidas pelos sócios que, para além da participação nos órgãos associativos, trabalham colaborativamente em Grupos de trabalho, Núcleos Regionais e Comissões Organizadoras de eventos.

Os seus objetivos são:

  • Promover o desenvolvimento do ensino da Matemática a todos os níveis;
  • Estimular o intercâmbio de ideias e de experiências entre as pessoas que se interessam pelos problemas da aprendizagem desta disciplina;
  • Apoiar e divulgar atividades relevantes para a aprendizagem da Matemática;
  • Promover a participação ativa dos professores de Matemática de todos os graus de ensino na discussão e implementação de novas práticas pedagógicas;
  • Fomentar o seu interesse e participação em projetos de investigação e de inovação pedagógica;
  • Intervir na definição da política educativa, especialmente no que respeita aos problemas do ensino da Matemática.

A APM é apoiada pelo Ministério da Educação.

As docentes Lurdes Figueiral (presidente da direção), Renata Carvalho (vice-presidente da direção e diretora do Centro de Formação da APM) e Ana Cristina Tudella, encontram-se em regime de mobilidade estatutária, a fim de prestarem  apoio às atividades a desenvolver pela  APM.

Para saber mais sobre a APM, consulte os estatutos (em formato pdf) e o Curriculum (em formato pdf).

 

 

 

Estatuto Editorial
Como publicar
Procurar nas revistas
Contacto



© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados