INICIATIVAS EM CURSO - DE ÂMBITO LOCAL

 

Aveiro

Universidade de Aveiro
(Teresa Neto)
Realização de trabalhos no âmbito de um Seminário da Licenciatura de Professores do 1º Ciclo

Braga

Escola ES/3 Maximinos, Braga
(Paulo Cardoso)
Organização de uma semana da Matemática com sessões alusivas ao tema

Bragança

Escola ES/3 de Mirandela
Trabalhos sobre a série de Fibonacci, fractais e actividades de modelação

 

Escola ES/3 Emídio Garcia, Bragança
Trabalhos sobre distâncias e sobre a série de Fibonacci

 

Escola Superior de Educação de Bragança conjuntamente com:
Escola EB 1 de Campo Redondo, Bragança
Escola EB 1 da Mãe de Água, Bragança
Escola EB 1 da Estação, Bragança
Escola EB 1 do Toural, Bragança
Escola EB 1 de Artur Mirandela, Bragança
Escola EB 1 das Beatas, Bragança
Construção de um mural; trabalhos sobre simetrias, formas, regularidades, sólidos geométricos; organização de actividades para a sala de aula

Leiria

Escola ES/3 Calazans Duarte, Marinha Grande
Trabalhos sobre fractais

Lisboa

Escola EB 2,3 de Miguel Torga, Amadora
(Lia Morais)
Desenvolvimento de um projecto sobre a actualização das espécies de aves existentes em Portugal

 

Escola EB 2,3 Quinta de Marrocos
(Isabel Catalão)
Pesquisas sobre a série de Fibonacci, número de ouro e fractais

Porto

Escola EB 2,3 de Alfena, Alfena
(Maria Rosete Moreira)
Mostra de fotografias intitulada “O Mar, a Praia, a Geometria...”

 

Escola EB 2,3 Irene de Lisboa, Porto
(Tina Gregório)
Actividades sobre relações entre Matemática e Natureza

 

Escola ES/3 Dr Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares
(Matilde Almeida)
Trabalho em colaboração com os grupos de Geografia e Informática

 

Escola ES/3 Infante D. Henrique, Porto
(Lucinda Castro)
Exposição de trabalhos

Setúbal

Escola EB 2,3 da Quinta da Lomba - Barreiro
Construção de jogos e puzzles

 

Escola Básica 2+3 D. António da Costa – Almada
(Maria Helena Pinto)
”[...] A Natureza em papel (construção de um quadro em relevo com construção de papel-origamis de animais, fractais para neve e as árvores, simetrias com borboletas de papel, sólidos geométricos para rochas e cristais, etc);
Espantalhos (o que queremos proteger no ambiente e na natureza na forma de um espantalho construído com sólidos geométricos ou «lixo» reciclado de papel com formas de sólidos conhecidos dos alunos);
Papagaios de papel a ser lançados por essa altura para exploração das formas, simetrias, etc.”

 

Escola Básica 2+3 Pedro Eanes Lobato - Amora
(Orientação do grupo de estágio)

Irá ser desenhado num dos espaços exteriores da Escola um gráfico de barras comparando os tempos das diferentes eras geológicas (que correspondem a eras da vida) na Terra.

 

Escola Secundária Emídio Navarro
(Rita Vieira e Ana Mota)
Projectos «Há quanto tempo existimos?» e «Da Natureza para o Calendário»

 

Escola Secundária José Afonso
(Isilda Polónio)
Projecto «Há quanto tempo existimos?»

Vila Real

Centro Social Paroquial de Chaves (Fonte do Leite e Lapa)

 

Escola EB 2,3 Diogo Cão, Vila Real
Estudo da série de Fibonacci

 

Escola ES/3 Dr António Granjo, Chaves
(Ana Paula Monteiro)
Trabalhos sobre o tema envolvendo abelhas, minerais, vulcões, alimentos, planetas, sólidos geométricos, fractais

 

Escola ES/3 Dr Fernão de Magalhães, Chaves

 

Escola ES/3 Dr Júlio Martins, Chaves

 

Escolas do Agrupamento da Estação – Escola de Santo António

 

Escolas do Agrupamento da Estação (Escolas do Pré-primário)

 

UTAD, Pólo de Chaves
(Cacilda Paz)
Trabalhos no âmbito da disciplina de Didáctica da Matemática

 

Escola Secundária S. Pedro, Vila Real
Trabalhos para aprofundar as ligações da sucessão de Fibonacci ao desenvolvimento e crescimento de plantas (aipo, pinha, flor do girassol, ananás, ...)