Escolas que participam na mostra, “Matemática e Natureza em exposição”

 

Braga

Escola ES/3 Maximinos, Braga
(Paulo Cardoso)
Organização de uma semana da Matemática com sessões alusivas ao tema

Bragança

Escola Superior de Educação de Bragança conjuntamente com:
Escola EB 1 de Campo Redondo, Bragança
Escola EB 1 da Mãe de Água, Bragança
Escola EB 1 da Estação, Bragança
Escola EB 1 do Toural, Bragança
Escola EB 1 de Artur Mirandela, Bragança
Escola EB 1 das Beatas, Bragança
Construção de um mural; trabalhos sobre simetrias, formas, regularidades, sólidos geométricos; organização de actividades para a sala de aula

Coimbra

Escola EB2,3 de S. Silvestre, Coimbra

(Vanda Cruz)

O desenvolvimento harmonioso dos cristais

 

Escola EB2,3 Oliveira do Hospital
()

...

Leiria

(Célia Castelo, Florbela Catarino)

Lisboa

Unidade de Desenvolvimento Integrado Chelas C.I.C.I.C. (Jardim de Infância / A.T.L.)

(Ana Paula Antunes)
...

 

Unidade de Desenvolvimento Integrado S. João da Talha (Jardim de Infância / A.T.L.)

(Ana Maria Macho)
...

 

Escola EB 2,3 de Miguel Torga, Amadora
(Lia Morais)
Desenvolvimento de um projecto sobre a actualização das espécies de aves existentes em Portugal

Porto

Escola EB 2,3 de Alfena, Alfena
(Maria Rosete Moreira)
Mostra de fotografias intitulada “O Mar, a Praia, a Geometria...”

 

Escola EB 2,3 Irene de Lisboa, Porto
(Tina Gregório)
Actividades sobre relações entre Matemática e Natureza

 

Escola ES/3 Dr Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares
(Matilde Almeida)
Trabalho em colaboração com os grupos de Geografia e Informática

 

Escola ES/3 Almeida Garret, V. N. de Gaia
(Rosa Costa)

Geometria nos minerais

 

Agrupamento de escolas de Caxinas, Vila do Conde
(José Saleiro)

Simetrias na natureza e pavimentações

 

Escola EB2,3 Manuela Sá, S. Mamede de Infesta

(Fernanda Resende)
A baleia azul

Setúbal

Escolas dos Concelhos de Almada e Seixal

Viana do Castelo

Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

(Isabel Vale)

Trabalhos sobre mapas (três modos de se fazer um mapas terrestre), e fractais (modelo em espuma sobre o floco de neve e o triângulo de Sierpinski)

Vila Real

Centro Social Paroquial de Chaves (Fonte do Leite)

(Ana Paula Monteiro)

 

Centro Social Paroquial de Chaves (Lapa)

(Ana Paula Monteiro)

 

Escolas do Agrupamento da Estação (Escolas do Pré-primário)

(Ana Paula Monteiro)

 

Escolas do Agrupamento da Estação – Escola de Santo Amaro

(Ana Paula Monteiro)

 

Unidade de Desenvolvimento Integrado Vila Real (Jardim de Infância / 1º Ciclo)

(Ana Paula Cardoso)

 

Escola EB 2,3 Diogo Cão, Vila Real
Estudo da série de Fibonacci

 

Escola EB2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral, Vila Real

(Casimira Gomes, Teresa Silva)
Identificação de sólidos geométricos visíveis na observação de cristais de quartzo e respectivo registo

Relação da Matemática e Natureza desenvolvida no projecto interdisciplinar “Construção de um Mini-Espigueiro”

 

Escola ES/3 Dr. António Granjo, Chaves
(Ana Paula Monteiro)
Trabalhos sobre o tema envolvendo abelhas, minerais, vulcões, alimentos, planetas, sólidos geométricos, fractais

 

Escola ES/3 Dr. Fernão de Magalhães, Chaves

(Ana Paula Monteiro, Cacilda Paz)

...

 

Escola ES/3 Dr. Júlio Martins, Chaves

(Jorge Manuel Botelho Geraldes)

Trabalhos sobre o tema fractais, pintura a óleo sobre o tema e cartazes vários

 

Escola Secundária S. Pedro, Vila Real
Trabalhos para aprofundar as ligações da sucessão de Fibonacci ao desenvolvimento e crescimento de plantas (aipo, pinha, flor do girassol, ananás, ...)

 

UTAD, Pólo de Chaves
(Cacilda Paz)
Trabalhos no âmbito da disciplina de Didáctica da Matemática

Viseu

Escola Básica Integrada S., Viseu (Ensino Básico)

(Cristina Brasete)