EXPOSIÇÃO JOGOS DO MUNDO
 

Apresentação

 

 

A exposição Jogos do Mundo é composta por 30 jogos de tabuleiro que, há séculos ou mesmo milénios, vêm fascinando os mais diversos povos e culturas em todos os continentes. A maior parte continua a existir na actualidade, outros evoluíram para jogos que hoje nos são familiares. Apenas o jogo Cram é de invenção recente, de meados do século XX.

A maior parte dos jogos é de estratégia abstracta, isto é, o factor acaso não intervém no jogo ou, pelo menos, não é decisivo. No entanto, esta exposição também inclui jogos com dados, que representaram e ainda representam uma parte importante do património dos jogos. Além do facto da existência de dados não significar que não se jogue de modo estratégico.

Cada jogo é apresentado através do tabuleiro, das regras e de um conjunto de notas. Sempre que possível faz-se um breve resumo da sua história. É ainda indicada a bibliografia e os sites consultados.

Esta exposição resulta de um intenso trabalho de pesquisa e, em muitos casos, os materiais consultados não são consensuais na formulação de algumas regras. Foi necessário, pois, fazer opções, para que os jogos pudessem ser apresentados sem ambiguidades.

A Associação de Professores de Matemática convida-o a entrar no universo fascinante do jogo e a passar algum tempo a viajar à volta do mundo … jogando.

 

 

 

Cartazes e Regras dos Jogos

 

 

Autores

 

António Sá

João Almiro

João Cavaleiro

Luís Reis

Margarida Abreu

Maria da Graça Zenhas

 

 

Design

Esferagráfíca

 

 

Carpintaria

Baú do artesão - Caramulo

 

 

Apoios

 

Câmara Municipal de Tondela

Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

 

 

Imagens da inauguração

 

 

Como requisitar a Exposição

Em Construção

 

 

Apoios

 

  

 

 

[voltar]