a

Actividades para a aula

As actividades aqui apresentadas são algumas das que
foram elaboradas no âmbito dos projectos de formação do GTHEM.
Algumas destas actividades farão parte da
brochura a publicar pelo GTHEM.

 

 

  • A Tabuinha de Larsa
  • O TPC de Dumusi
  • As fracções entre os egípcios
  • Números e contas à moda do Egipto
  • Na feira de Moncorvo
  •  

     


    A Tabuinha de Larsa

    O sistema de numeração decimal, consagrado na cultura ocidental, é aqui comparado com o sistema de numeração babilónico, de grande riqueza histórica.
    Os alunos poderão, nesta actividade, trabalhar um sistema não decimal, analisar e interpretar um importante documento histórico de natureza matemática e aprofundar o seu conhecimento do sistema decimal.

    WB01337_.gif (904 bytes) [ Início da página ]

     


    O TPC de Dumusi

    Nesta actividade pretende-se que os alunos fiquem a conhecer a forma como os babilónicos representavam os números e que possam estabelecer comparações entre o sistema de numeração desse povo e o nosso.
    Com a leitura do texto introdutório da actividade, pretende-se que os alunos situem a actividade numa época da história (no ano 1800 a.C. na Babilónia), e que identifiquem uma situação de aprendizagem ocorrida nessa época.
    Na segunda parte os alunos têm oportunidade de investigar como se multiplicava na Babilónia e aplicar os seus conhecimentos para calcular um produto simples.

    WB01337_.gif (904 bytes) [ Início da página ]

     


    As fracções entre os egípcios

    As operações com fracções entre os egípcios apresentam peculiaridades muito interessantes do ponto de vista histórico-cultural. Esta actividade trabalha a daição e a divisão (não inteira) de fracções, a partir de um documento célebre (o papiro de Rhind), no contexto da cultura egípcia. Pretende-se que o aluno tome contacto com a cultura matemática deste povo, desenvolva a capacidade de calcular mentalmente e conheça um algoritmo alternativo da divisão.

    WB01337_.gif (904 bytes) [ Início da página ]

     


    Números e contas à moda do Egipto

    Na primeira parte desta actividade o objectivo é dar a conhecer aos alunos os sinais utilizados pelos egípcios para representar os números e levá-los a estabelecer comparações entre a simbologia egípcia e a nossa.
    Após a exemplificação de uma multiplicação à moda do Egipto o aluno vai investigar como se organizava naquele tempo uma conta de multiplicar e como se efectuava o seu calculo, estabelecendo a comparação entre as técnicas utilizadas e as actuais.
    A formulação das perguntas está feita no sentido de reportar o alunos para essa época.

    WB01337_.gif (904 bytes) [ Início da página ]


    Na feira de Moncorvo

    Com esta actividade pretende-se proporcionar aos alunos o confronto com uma situação matemática do dia-a-dia num determinado contexto histórico-social.
    Ao colocar o aluno perante questões face às quais tenha de decidir, tendo em conta aspectos de vária ordem, incentiva-se a sua capacidade de análise e crítica.
    Com esta actividade os alunos poderão compreender que o sistema métrico constituiu uma evolução face aos sistemas anteriores, que facilitou e uniformizou o trabalho com unidades.

    WB01539_.gif (682 bytes) Introdução - Pesos e Medidas
    WB01539_.gif (682 bytes) Anexo - Pesos e Medidas
    WB01539_.gif (682 bytes) Notas para o professor
    WB01539_.gif (682 bytes) Actividade - Na feira de Moncorvo

    WB01337_.gif (904 bytes) [ Início da página ]

     

     

    APM
    GTHEM
    Apresentação
    Iniciativas e Projectos
    Como participar
    Notícias
    Recursos

    Informação e Documentação