Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

Apresentação do ProfMatPrograma do ProfMatApresentação do SIEM Programa do SIEMAtas XXVII SIEMLocaisPrograma Cultural e SocialInscrições 

Atas XXVII SIEM

Atas completas


Introdução
Conferências Plenárias

O que nos diz a Investigação em Didática da Matemática?
João Pedro da Ponte 

A Educação Matemática de hoje pensando em amanhã

Mequè Edo

Criatividade e Ensino Superior: do olhar atual dos alunos até desafios futuros

Maria de Fátima Morais


Comunicações

Da crítica dos fundamentos da matemática à busca de um maior rigor no ensino: Uma reflexão por via dos estagiários do Liceu Normal de Pedro Nunes (1956-1969)

Teresa Maria Monteiro

A utilidade do cálculo diferencial/integral na construção e estudo de modelos em contexto escolar

Catarina Lucas, Josep Gascón, Cecilio Fonseca, José Casas

Entre o Maranhão e Coimbra: Histórias de vida de professores de matemática na cidade de São Luís

Waléria de Jesus Barbosa Soares, Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa

O jogo como promotor da comunicação e aprendizagem matemática

Sílvia Lopes, Helena Rocha

A aprendizagem das operações aritméticas com polinómios através do jogo Tempoly

Cândida Barros, Ana Amélia Carvalho

Identificar propriedades em quadriláteros – um caminho para a classificação inclusiva

Maria Paula Pereira Rodrigues,Lurdes Serrazina

O raciocínio dedutivo de alunos do 10.º ano de escolaridade

Elsa Coelho, Helena Rocha

A mobilização da capacidade de generalização em contextos de promoção do pensamento relacional: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade

Célia Mestre

O efeito do uso de um applet na aprendizagem de equações do 1.º grau com denominadores numa turma do 7.º ano de escolaridade do Ensino Básico

Ana Paula Gandra, Ana Paula Aires, Paula Catarino

Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: O caso da professora Ana

Cátia Rodrigues, João Pedro da Ponte, Luís Menezes

Comunicar por escrito em matemática: um estudo com alunos do 5.º ano

Elisabete Costa, Manuel Vara Pires

Um Estudo Comparativo em Grupos Colaborativos de Professores que ensinam Matemática no Brasil e em Portugal

Zionice Garbelini Martos Rodrigues, Nelson Antonio Pirola, Joana Leitão Brocardo

Intuición sobre el azar: Análisis de una experiencia aleatoria con alumnos de Educación Primaria

María M. Gea, José A. Fernandes, Carmen Batanero, Antonio J. Benavides

Estilos de aprendizagem na disciplina de Matemática em alunos portugueses do 10.º ano – estudo piloto

Miguel Figueiredo, Henrique Manuel Guimarães

Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem

Paula Maria Barros, José António Fernandes, Cláudia Mendes Araújo

Desempenho de alunos de Engenharia em testes de hipóteses: O caso dos erros tipo I e tipo II

Gabriela Gonçalves, José António Fernandes, Maria Manuel Nascimento

Conceções (etno)matemáticas de alunos do 2.º ciclo do ensino básico da cidade de Olhão

Sofia Graça, António Guerreiro

“Espelhos, Matemática e Ciências” - Conceção e exploração de uma Oficina de Matemática e Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico

Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge, Ana Patrícia Raposo

Cidade, Escola e Explorações geométricas - um triângulo de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Fátima Regina Jorge, Neuza Silva

A comunicação matemática com recurso ao Facebook: A experiência na gincana escolar Matemátic@XXI

Marli Duffles D. Moreira, Rosa Antónia Tomás Ferreira

Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo

Lurdes Serrazina, Margarida Rodrigues

Desenvolver o cálculo mental: Construção de uma teoria local de aprendizagem através de uma Investigação Baseada em Design

Renata Carvalho, João Pedro da Ponte

Preparar, concretizar e refletir sobre como explicar os números racionais inversos: O caso de Ana

Nádia Ferreira, João Pedro da Ponte

A percentagem como ideia matemática potente na aprendizagem dos números racionais: Uma experiência de ensino no 1º ciclo do ensino básico

Helena Gil Guerreiro, Lurdes Serrazina

Ações do professor e atividade dos alunos: Trabalhando com representações

Isabel Velez, João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina

Uma proposta para análise do Conhecimento para Ensinar Matemática com a Tecnologia

Helena Rocha

Um ciclo de IBD sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático: Uma unidade de ensino sobre sequências no 8.º ano

Joana Mata Pereira, João Pedro da Ponte

Formação continuada em ambientes de geometria dinâmica e seu impacto em sala de aula

Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni, Jaime Carvalho e Silva

Posters

Percepções dos alunos da Educação Básica sobre o uso de tablets em aulas de Física e de Matemática

Romildo Pereira da Cruz, Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius

Ensino de Matemática, Jogos Digitais e a Forma de Vida de Alunos dos Anos Iniciais: um estudo alicerçado no campo da Etnomatemática

Tatiane Cristine Bernstein, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Um olhar sobre as situações problemáticas relativas à reta numérica apresentadas em manuais do 5º ano do ensino básico

João Rebola, Conceição Costa

Etnomatemática e formação de grupos de estudos com professores da Escola Básica: algumas reflexões

Ademir de Cássio Machado Peransoni, Ieda Maria Giongo, Marli Teresinha Quartieri

Desenvolvimento profissional e aprendizagem matemática de professores dos anos iniciais

Raimunda de Oliveira, Cristiano Alberto Muniz

Organização do trabalho pedagógico em sala de aula e a influência à criatividade em matemática: uma análise da prática docente no 3° ano dos anos iniciais

Fabiana Barros de Araújo e Silva, Cleyton Hércules Gontijo

A construção do conceito de número pela criança no contexto da educação inclusiva

Carine Almeida Silva Noleto, Cristiano Alberto Muniz

A formação em serviço dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais de escolarização: saberes docentes e práticas pedagógicas

Marilene Xavier dos Santos, Cristiano Alberto Muniz

O Programa de Formação Contínua em Matemática de Portugal: narrativas das formadoras

Carlos André Bogéa Pereira, Margarida Rodrigues

Materiais manipuláveis e conceitos geométricos

Eurivalda Santana, Nerivaldo Honorato da Cruz Santos, Maria Elizabete Souza Couto

Mas afinal o que se avaliou na Componente Específica Matemática nível 1 da PACC e qual o desempenho dos professores na sua realização?

Catarina Vasconcelos Gonçalves, Alexandra Gomes

 








© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados