Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

Apresentação do ProfMatPrograma do ProfMatApresentação do SIEM Programa do SIEMAtas XXVII SIEMLocaisPrograma Cultural e SocialInscrições 


 

ProfMat 2016 Comissão do ProfMatBlogue ProfMat 2016ContactosApoios

 

ProfMat 2016


ProfMat de 2016 — nos 30 anos da APM.

E é no Porto.


ProfMat é uma das principais iniciativas da Associação de Professores de Matemática. Realizou-se pela primeira vez em 1985, não existia ainda a APM, por iniciativa de um grupo de professores que, a partir daí, trabalharam durante um ano para lançar a futura associação. Foi assim que em 1986, o segundo ProfMat, que teve lugar em Portalegre, viu nascer a APM. Desde então, com mais ou menos  participantes, em tempos de abundância e em tempos de escassez, nunca faltou à APM — às suas direções, aos seus núcleos regionais, a quantos se envolveram nas diferentes organizações — a determinação, a força e o empenho suficientes para a realização anual deste nosso encontro que se tornou a nossa imagem de marca.

Em 1991 o ProfMat realizou-se no Porto, há 25 anos portanto. No Instituto Superior de Engenharia desta cidade reuniram-se, entre os  dias 9 e 12 de outubro, mais de 800 professores de Matemática. À comissão organizadora pertenciam Branca Silveira, Graciosa Veloso, Jorge Maia, Luís Filipe Reis, Lurdes Serrazina, Helena Martins, Isabel Santos, Maria José Carapinha, Maria José Costa, Mário Maia e Teresa Barandela. Nessa época só havia duas conferências plenárias no ProfMat: uma abrir, outra a encerrar. O ProfMat de 1991 abriu com uma conferência de António Nóvoa, Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és. E vice-versa, e encerrou com a conferência de José Manuel Matos, Após o objectivismo: que mudanças na Educação Matemática? Foi um ano em que muito se debateu novos programas de Matemática e a experiência da reforma curricular que então se vivia. Com a memória de há 25 anos, quisemos comemorar este encontro, voltando ao Porto e reencontrar-nos com os desafios que o ensino da Matemática nos continua a colocar e com a esperança a que a tarefa educativa sempre nos deve obrigar. O Porto é sempre um bom lugar para nos retemperarmos dos desgastes de todo tipo de despotismos e nos fortalecermos no compromisso com um futuro mais humano e mais digno.

Em 2016 celebramos os 30 anos da APM. E o ProfMat do Porto quer também ser um espaço privilegiado para esta celebração. É importante revisitar a memória da origem, e do percurso que já fizemos, e é o que faremos também neste ProfMat recordando que revisitar as origens é um exercício a ser feito com cuidado, para não cairmos, nem em saudosismos paralisantes, nem em historicismos estéreis. Vamos à origem sempre que nos perguntamos pela nossa identidade mais profunda, procurando ler nos começos a ideia forte que uniu as pessoas e mobilizou as vontades. E sabemos também que a fidelidade às origens só é fecunda se for fidelidade ao tempo presente, criando assim, em cada hoje, o amanhã.

Um tempo de encontro, um tempo celebrativo, um tempo de reflexão e de debate, um tempo de afirmação e de proposição. O tempo do nosso ProfMat que queremos que seja o encontro de muitos.

O ProfMat2016, propõe-se com um programa diversificado de temas e de tipos de sessões de que queremos destacar já as quatro conferências plenárias — a de António Machiavelo sobre Matemática, a de Manuela Silva sobre Educação e as de João Pedro da Ponte e de Mequè Edo sobre Educação Matemática, a primeira incidindo sobre o professor de Matemática e o papel da investigação e nas relações investigação-ensino, e a segunda privilegiando o ensino da Matemática nos primeiros anos. Destacamos também os dois painéis plenários — Educação e Matemática: que constrangimentos e liberdades na sociedade de hoje, com intervenientes de várias áreas; e, Do currículo prescrito, ao currículo ensinado: o papel e a importância do professor, com professores de Matemática e investigadores na área do currículo e do desenvolvimento curricular. Será também um programa com conferências e mesas redondas, sessões práticas e simpósios de comunicações sobre temas variados do ensino da Matemática, da Matemática e da Educação. E, numa escola ‘talhada para isso’, será ainda um programa rico de exposições que já constituem património da APM, e outras que até lá irão ser elaboradas.

No Porto vos esperamos.

Um Porto de muitas paisagens, de muita beleza, de muita arte. O cartaz do ProfMat evoca um grande artista portuense (de V. N. Gaia), o escultor Soares dos Reis — é ele o patrono do Museu Nacional desta cidade, o mais antigo do país, e o patrono da escola onde nos encontraremos. Trata-se de um pormenor da sua obra maior, O Desterrado, as suas mãos entrelaçadas que podem exprimir saudade, abandono mas também espera, reflexão. Mãos que queremos somar a muitas mãos para multiplicar os nossos esforços educativos.

É assim também o ProfMat: multiplicar para depois dividir.

Por isso vos esperamos no Porto.

Por isso no Porto nos encontraremos.

 

^ Topo


Comissão do ProfMat 2016

Alberto Teixeira (CO)

Fernanda Pereira Leite (CO)

Isabel Hortas (CO)

Branca Silveira (CO)

Filipa Machado (CO)

Lurdes Figueiral (CO, CP)

Conceição Pereira (CO)

Helena Martinho (CP)

Paulo Teixeira de Sousa (CO, CP)

Cristina Cruchinho (CO, CP)

Henrique Manuel Guimarães (CP)

Rosa Antónia Ferreira (CP)

Daniela Lima (CO)

Inês Sarmento (CP)

Maria Teresa Santos (CO)




CO - Comissão Organizadora / CP - Comissão do Programa

 

^ Topo


 

Blogue Informativo do ProfMat2016

Esteja sempre atualizado.

Consulte o BIP eletrónico do ProfMat em

http://bip2016.blogspot.pt/


^ Topo


Contactos


profmat2016@apm.pt

ProfMat 2016 - Associação de Professores de Matemática

Rua Dr. João Couto, n.º 27-A

1500-236 Lisboa

Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77

Fax: +351 21 716 64 24

^ Topo



Apoios

 

 

 



 

 

 

 

 

 


 

^ Topo

 

 


^ Topo


Os textos publicados estão redigidos segundo o Acordo Ortográfico de 1990 em vigor oficialmente em Portugal desde 2009.


 




© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados