Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

Apresentação ProfMatProfMatApresentação SIEMXXVI SIEMLocaisInscriçõesCentenário Sebastião e Silva 
Programa Científico  |  Prazos  |  Submissão de Comunicações ou Posters  |  Programa Cultural
XXVI SIEM

O 26º seminário em Investigação em Educação Matemática, XXVI SIEM, irá decorrer na Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, nos dias 28 e 29 de março de 2015.

O seu objetivo principal é a divulgação, partilha e debate da investigação em Educação Matemática, potenciando a articulação entre a investigação e as práticas de ensino da Matemática e o diálogo entre professoras/es e investigadoras/es.

 

Descarregue aqui a versão provisória das Atas do XXVI SIEM!




Programa Científico

O programa científico, que no dia 28 se destina também aos participantes no ProfMat, contará com sessões plenárias e com sessões paralelas. Destaca-se este ano a inclusão de uma nova modalidade de sessão, os workshops, que procuram intensificar a oportunidade de partilha e reflexão entre investigadoras/es e professoras/es.

 

Sessões plenárias

-   Painel Plenário – O projeto “Desenvolver a literacia estatística”: contributos para uma reflexão em torno da educação estatística, da responsabilidade da equipa do projeto, coordenado por Hélia Oliveira (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

-   Painel Plenário – Que políticas educativas para o desenvolvimento sustentado do ensino da Matemática em Portugal?, moderado por Joana Brocardo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

-   Conferência plenária – O desenvolvimento do pensamento algébrico numa perspetiva de integração curricular, por Célia Mestre (a partir da tese de doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014).

-   Conferência plenária – Lesson Study as… From Professional Development to Research in Math Education, por Stéphane Clivaz (Lausanne University of Teacher Education).

-   Espaço GTI - Revistas de Investigação em Educação Matemática: Uma entrevista colectiva, dinamizado por Henrique Guimarães (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), com participação de Daniela Gasperini (coordenadora técnica da revista RELIME), Joana Brocardo (diretora da revista Quadrante) e João Pedro da Ponte (editor associado da revista JMTE).

 

 

Sessões paralelas

-         Workshops - "Olhares sobre a aula de matemática: contributos da interação entre professores e investigadores"

-         Simpósios de comunicações, oferecidas pelas/os participantes

-         Simpósios de posteres, oferecidos pelas/os participantes

 

 

Programa

 




Prazos

- Inscrição no XXVI SIEM sem agravamento de preço: até 31 de janeiro de 2015 (aqui: Inscrições).

- Submissão de propostas de comunicações ou poster: até  7 de fevereiro de 2015.

- Notificação de aceitação e indicações para revisão: durante a semana de 23 de fevereiro de 2015.

- Submissão da versão final revista de comunicação ou poster: até 9 de março de 2015.

 

 




Submissão de Comunicações ou Posters

Os participantes no SIEM podem submeter propostas de comunicações ou posters. Todos os trabalhos serão sujeitos a revisão científica por pares, com base em critérios uniformes indicados pela comissão científica relativos a clareza, estrutura, relevância e coerência da proposta. Os textos das propostas devem seguir rigorosamente as indicações formais abaixo fornecidas e ser enviadas para siemxxvi@apm.pt

 

Comunicações

As propostas de comunicação devem inclui dois resumos: um em Português e o outro em Inglês. A extensão do texto integral, excluindo os resumos, não deve ultrapassar 30 000 caracteres, incluindo espaços. O texto deve respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam no template.

 

Posters

As propostas de poster devem ter, no máximo, 6000 caracteres, incluindo espaços. O texto da proposta será publicado nas Atas e deve respeitar rigorosamente as normas de formatação que constam no template.




Programa Cultural

O SIEM conta com a realização de um jantar coletivo, na noite de 28 de março de 2015. O preço do jantar está incluído no valor da inscrição do SIEM, não carecendo de nenhum pagamento extra.

O jantar decorrerá nos Antigos Celeiros da EPAC, e será da responsabilidade do Grupo de “Cantares de Évora”, que também animará o serão com um convite ao cante alentejano.

Morada: Antigos Celeiros da EPAC, Rua de Eborim, 18, 7000 Évora, Portugal (junto ao antigo Centro Comercial Eborim)

Coordenadas GPS: 38.568307, -7.905046








© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados