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ProfMat

Conheça antecipadamente o conjunto de atividades que a comissão organizadora do ProfMat 2015 está a preparar para o encontro. Este sítio será permanentemente atualizado com as novidades.

Acreditação

À semelhança de anos anteriores,o processo de acreditação do ProfMat como curso de formação está a decorrer. Os participantes que desejarem o percurso formativo acreditado devem utilizar os conteúdos das diferentes sessões para a realização de um trabalho de reflexão. Próximo da data do encontro serão disponibilizadas mais informações.

Programa Científico
Esquema geral do programa
Exposições
Programa Social e Cultural
Colabore
Cartaz do ProfMat



Programa Científico

Conferências plenárias (1h15m)

As conferências plenárias são intervenções de fundo no ProfMat realizadas por pessoas convidadas pela organização e com reconhecida experiência na área em que vão intervir. Incidem sobre temas de interesse geral e realizam-se em espaços do programa de forma a que todos os participantes tenham possibilidades de assistir.

Acerca do papel dos professores em tempos de regressão das políticas públicas de educação -  Domingos Fernandes, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Currículo(s) de Matemática - Carlos AlbuquerqueFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Desenvolvimento do pensamento algébrico - Célia Mestre, Agrupamento de Escolas Romeu Correia


Painéis plenários (2h)

Será um momento de discussão com vários intervenientes sobre um tema de actualidade potencialmente controverso. É preparado e conduzidos por um moderador convidado pela organização que, em conjunto com esta, endereça convites aos restantes membros do painel. Prevêem-se intervenções dos vários membros por solicitação do moderador e em resposta a questões da assistência que é convidada a intervir em momento próprio do painel.

Que Matemática para o Ensino Obrigatório em Portugal? Paulo Correia (moderador), Agrupamento de Escolas de Álcacer do Sal

Que políticas educativas para o desenvolvimento sustentado do ensino da Matemática em Portugal? - Joana Brocardo (moderadora), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

O projeto “Desenvolver a literacia estatística”: contributos para uma reflexão em torno da educação estatística - Hélia Oliveira (moderadora), Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Conferência com discussão (1h)

As conferências com discussão são intervenções realizadas por pessoas convidadas pela organização para intervir em áreas ou temas considerados de interesse para os participantes. Incidem sobre assuntos muito diversificados e são seguidas de um espaço de discussão com os presentes, moderada por uma pessoa convidada para o efeito.
Títulos:
Como a encontrar a mulher (ou homem) dos nossos sonhos, e sabe-se lá que mais ... - José Paulo Viana, Aposentado
"A Astronomia dos Lusíadas" de Luciano Pereira da Silva - Carlota Simões, Universidade de Coimbra
J. Sebastião e Silva e as inovações no ensino da Matemática em Portugal - Anabela Teixeira, Universidade de Lisboa; e Jaime Carvalho e Silva, Universidade de Coimbra
Avaliação de desempenho docente versus Plano da Matemática: Contributos para o desenvolvimento profissional dos docentes - Luís Martins, Escola Secundária de Aljustrel
Sangue, suor e lágrima - Jorge Nuno Silva, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Para uma relação mais positiva com a Matemática: O papel dos afetos e das competições matemáticas - Rosa Ferreira, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Práticas tradicionais ribeirinhas e educação matemática: Travessias para além da sala de aula - Maria Augusta Brito, Universidade Federal do Pará e Isabel Lucena, Universidade Federal do Pará
A minha bicicleta calcula áreas - Rogério Martins, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
O ensino da Estatística nas recentes orientações curriculares - Ana Henriques, Institudo de Educação da Universidade de Lisboa, José António Fernandes, Universidade do Minho
Lógica nos programas de matemática - António Fernandes, Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Percursos didáticos em geometria: Aprendizagens e dilemas- Cristina Loureiro, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa
Formas de pensamento lógico dos alunos em problemas de raciocínio analítico - Susana Carreira, Universidade do Algarve

Comunicações com demonstração (1h)

As comunicações com demonstrações são sessões nas quais as abordagens, as práticas ou os materiais que fazem parte do conteúdo da comunicação serão compartilhados e discutidos. Encorajam-se para estas sessões temas que proporcionem uma sessão tão dinâmica quanto possível através de materiais, abordagens, ou práticas a serem demonstradas. Estas sessões pretendem envolver os participantes ativamente durante a apresentação. Por exemplo, pode recorrer-se a um vídeo, a trabalhos, a resolução de tarefas, etc., que serão compartilhados com os participantes proporcionando-lhes a oportunidade de experimentar e discutir bem como ver como determinados desafios podem ser aplicados.

O resumo para uma proposta de uma comunicação com demonstração deve ter no máximo 500 palavras. Este deve incluir os objetivos da sessão, o que será demonstrado e o que os participantes vão realizar, o número máximo de participantes e quaisquer requisitos especiais (tecnologia, espaço, outro) necessários.

 


Sessões Práticas com discussão (3h)
As sessões práticas são sessões propostas e dinamizadas por participantes no encontro, fundamentalmente sobre temas, abordagens e materiais didácticos, em que é prevista a realização de trabalho prático. Estas sessões têm a duração de três horas reservando-se os últimos 30 minutos para discussão.



Simpósios de comunicação (2h)
Os simpósios de comunicações são espaços que reúnem trabalhos com alguma afinidade temática, com a apresentação sucessiva de comunicações divulgando experiências, projectos, trabalhos, investigações ou outras intervenções com relevância na educação matemática. Têm a duração global de 120 minutos com espaço para que a audiência possa formular questões, no final das apresentações.

Sessões especiais (1h)
As sessões especiais são propostas de intervenção que, pela sua natureza e incidência temática, não se enquadram junto das restantes sessões do ProfMat, sendo-lhes destinadas no programa um espaço ´extra-horário´ de fim-de-tarde.



Esquema geral do programa

Imprimir esquema geral Atualizado a 26/3/2015

 

Workshops de investigação - ver detalhes SIEM




Exposições

Aproveite para visitar as exposições da APM!

A MATEMÁTICA É DE TODOS
Local: Salão Nobre da Agência INATEL, Rua Serpa Pinto, nº6.

ESCHER— ARTE E A MATEMÁTICA
Local: Igreja de São Vicente, Largo de São Vicente.

MATEMÁTICA E A NATUREZA
Local: Escola Secundária Gabriel Pereira, átrio do pavilhão A1.

JOSÉ SEBASTIÃO E SILVA [1914- SILVA [1914-1972] - Obra Pedagógica
Local: Escola Secundária Gabriel Pereira, Biblioteca.




Programa Social e Cultural

Évora merece uma visita apaixonada e oferece marcas do que foi nascendo ao longo dos séculos: igrejas monumentais, praças históricas, casario branco, ruas medievais… Nos arredores da cidade a natureza abraça trigais e montes, albufeiras e riachos, paisagens solitárias de beleza sem igual… As suas gentes hospitaleiras, o artesanato típico, a rica gastronomia, as tradições, os cheiros e sabores que caracterizam esta bela região esperam por si!

http://www2.cm-evora.pt/guiaturistico

E porque o ProfMat é também feito de encontros, de conversas, de cultura e de diversão, a comissão organizadora, em parceria com a Câmara Municipal de Évora preparou dois momentos especiais para proporcionar também estas dimensões aos participantes.

Programa Social -  dia 26 de Março

21H30 | "MISTERMAN" | CULTURPROJECT / ARTISTAS UNIDOS | TEATRO GARCIA DE RESENDE, espetáculo integrado no Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA). (Inscrições limitadas)
http://www.lendiasdencantar.org/artistas-unidos.html

21H30 | “O homem que só pensava em números (solo)” | Espetáculo de Dança e Matemática | Local a designar.

http://ventosetempestades.tumblr.com/post/111944119654/o-homem-que-so-pensava-em-numeros




Colabore

Colabore no ProfMat apresentando uma Comunicação, por exemplo, sobre uma experiência curricular ou um projeto em que tenha participado ou dinamizando uma Sessão Prática com Discussão sobre um assunto do seu interesse e que queira discutir e partilhar com colegas, ou uma novidade este ano, apresentando uma Comunicação com Demonstração caso a sua comunicação fale sobre novas abordagens, práticas ou materiais que gostasse de compartilhar e discutir com os colegas.

Envie a sua proposta de colaboração, resumo e requisição de equipamento necessário, até 8 de Fevereiro para profmat2015@apm.pt.

 

Calendarização

8 de Fevereiro – Envio de proposta de colaboração, resumo e requisição de equipamento

- 29 de Março– envio de texto integral para revisão para o email profmat2015@apm.pt

- 15 de Junho – resposta da Comissão Científica

- 15 de Julho – envio de texto final (corrigido)

- 30 de Julho – publicação online das Atas do ProfMat 2015

 

Resumos

Os resumos devem ser enviados para a comissão do programa através do endereço profmat2015@apm.pt até ao dia  8 de Fevereiro e devem obedecer a este modelo

 

Textos

Os textos referentes às propostas de dinamização no ProfMat 2015, Comunicações com Demonstração, Comunicações Orais e Sessões Práticas, serão publicados num livro digital do encontro, com ISBN, a ser disponibilizada pela APM após um processo de revisão por pares. Serão incluídos também os textos referentes a Conferências Plenárias, Conferências com Discussão e Painéis.

Modelo para as atasModelo para as atas Painéis Plenários

 

Processo de Revisão

Serão sujeitas a revisão todas as propostas de dinamização, submetidas dentro dos prazos definidos e que estejam de acordo com as normas indicadas.
Compete à Comissão Científica do ProfMat 2015 nomear os revisores e verificar o cumprimento de todas as formalidades inerentes ao processo.
De acordo com o acima assinalado, após o processo de revisão, cada autor será informado sobre a decisão de aceitação sem alteações ou aceitação com alterações da proposta enviada e sobre as recomendações dos revisores.
A versão final do trabalho deverá ser enviada, até à data acima indicada, com a inclusão de todas as recomendações dos revisores. O não cumprimento desta indicação será considerado pela Comissão Organizadora e terá implicações relativamente à eventual integração no livro do encontro.

Critérios

Clareza e correção da linguagem: A linguagem utilizada no texto é clara e corretamente utilizada e permite comunicar as ideias sem equívocos.

Organização e profundidade: O texto está adequadamente organizado, permitindo um encadeamento consistente das ideias e conceitos em discussão.




Cartaz do ProfMat







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