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Sessões Especiais

As sessões especiais são propostas de intervenção que, pela sua natureza e incidência temática, não se enquadram junto das restantes sessões do ProfMat, sendo-lhes destinadas no programa um espaço de fim de tarde.

SE 1 - Passado, presente e futuro do CFAPM
SE 2 - A Educação e Matemática entrevista… José Paulo Viana
SE 3 - Lançamento da publicação "Problemas e investigações com tecnologia - Funções"
SP 4 - Casa do Conhecimento
SE 5 - Formação a distância - um desafio ao Centro de Formação da APM



SE 1 - Passado, presente e futuro do CFAPM

5ª feira, 10 de abril, 16:30
auditório Centenário da República
Geral

Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APM

 

Decorridos 21 anos de exercício do Centro de Formação da APM, a comissão pedagógica considera importante fazer um ponto de situação das atividades desenvolvidas pelo centro e levantar um pouco o véu do que se perspetiva para o futuro.

Com base nas finalidades e linhas orientadoras do CFAPM pretendemos fortalecer a ligação entre o Centro de Formação e os Núcleos Regionais e os Grupos de Trabalho da APM com vista a acompanhar as necessidades e possibilidades de formação das várias regiões e das várias áreas de intervenção da Associação, bem como com os sócios em geral.

Além disso, pretende-se dar a oportunidade aos participantes no encontro de partilharem ideias dando sugestões de melhoria dos nosso serviços, bem como de novos tipos de atividades a desenvolver.

A comissão pedagógica do CFAPM convida todos os “profmatistas” a estarem presentes e a colaborarem!

Venha e traga boas ideias!




SE 2 - A Educação e Matemática entrevista… José Paulo Viana

5ª feira, 10 de abril, 16:30
auditório Álvaro Carneiro
Geral

Equipa Redatorial da Educação & Matemática

 

A resolução de problemas é uma das ideias mais fortes e com maior tradição na área da educação matemática e a revista Educação e Matemática tem procurado acompanhar a valorização desta atividade desde sempre, nomeadamente através da secção O problema deste número, uma das suas secções mais antigas. Quase tão antiga como a secção, é a colaboração de José Paulo Viana que, desde 1991, edita assiduamente um problema em cada número, desafiando também os leitores a enviarem as suas resoluções. Quantos de nós se envolveram já nestes desafios? Quantos se sentiram contagiados pelo seu entusiasmo? E quantos gostariam de se inspirar de novo nas suas ideias, no seu conhecimento e gosto pela matemática e pelos problemas? Se é o seu caso, venha assistir a uma entrevista ao vivo, onde procuraremos conhecer melhor o José Paulo amante de problemas, professor de matemática e editor da secção da Educação e Matemática.




SE 3 - Lançamento da publicação "Problemas e investigações com tecnologia - Funções"

6ª feira, 11 de abril, 16:30
Auditório Álvaro Carneiro
Geral

Branca Silveira, João Almiro e Manuel Lagido

Grupo de trabalho T3

 

Desde o início em Portugal do programa "Teachers Teaching With Technology", o grupo de trabalho T3 tem dinamizado dezenas de sessões de formação um pouco por todo o país.

A formação tem sido a principal área de trabalho deste grupo, mas há uma outra vertente que consideramos muito importante e à qual não temos dado a atenção que gostaríamos por falta de tempo de todos nós.

Estamos a falar de publicações.

Numa determinada época publicámos várias brochuras abrangendo diversos temas e que nos parece terem sido uma ajuda para os nossos colegas nas escolas.

Há bastante tempo que tínhamos vontade de retomar essa vertente de trabalho e finalmente conseguimos uma oportunidade para elaborar esta publicação que agora se apresenta.

A ideia já vem de longe mas a oportunidade surgiu aquando da realização do nosso Seminário anual de 2013 em que se decidiu avançar.

Muito trabalho, muitas reuniões on-line, muita discussão, muita experimentação, muito empenho e muita colaboração de todos e finalmente a publicação aí está.

Vamos apresentá-la nesta sessão.

Venha falar connosco para saber mais.




SP 4 - Casa do Conhecimento

6ª feira, 11 de abril, 16:30
auditório Centenário da República
Geral

José Ismael Graça, Casa do Conhecimento, Câmara Municipal de Vila Verde

 

A Casa do Conhecimento é uma resposta inovadora do município de Vila Verde para o seu posicionamento na Sociedade da Informação. Tem como missão promover o conhecimento, a criatividade e a inovação, criando condições de igualdade de oportunidades para o acesso e eficiente utilização das tecnologias de informação. Consiste num edifício municipal ainda em construção com um conjunto de valências e serviços associados. O conceito subjacente à Casa do Conhecimento tem sido posto no terreno ao longo dos dois últimos anos através de diversas iniciativas e atividades, das quais se irá dar nota mais detalhada e aprofundada, representativas de uma abordagem inovadora para a participação dos cidadãos e das instituições.

A Casa do Conhecimento pretende dar um contributo na resposta às crescentes exigências ao nível das capacidades e competências que exige a todos que integram a sociedade em rede contemporânea. A crescente mobilidade das pessoas e a acelerada inovação tecnológica obrigam à adoção do paradigma da aprendizagem ao longo e ao largo da vida. Pelo papel fulcral das tecnologias de informação na sociedade global, é fundamental combater a exclusão digital e a exclusão social que daí advém.

Florescem os projetos e iniciativas de software, eletrónica e robótica, cada vez mais acessíveis, que se constituem como peças de Lego para a construção de artefactos digitais. É necessário investir nas competências para a plena utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis para a expressão criativa, para que as pessoas se envolvam ativamente no processo de aprendizagem e com maior motivação interagindo e criando de uma forma lúdica.

A Casa do Conhecimento pretende constituir-se como um centro de recursos partilhado nas áreas da impressão 3D, robótica e tecnologias criativas.

Numa apresentação baseada em fotos e vídeos, explicaremos quem somos e apresentaremos as atividades desenvolvidas até então.




SE 5 - Formação a distância - um desafio ao Centro de Formação da APM

6ª feira, 11 de abril, 16:30
Auditório Escola do Castelo
Formadores

José Miguel Sousa, Membro da comissão pedagógica do CFAPM e e-formador

Maria Teresa Santos, Diretora do CFAPM

 

As tecnologias de informação e comunicação oferecem potencialidades imprescindíveis à educação e formação, o que leva a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam reequacionados à luz do desenvolvimento destas tecnologias. As ferramentas WEB 2.0 e os acessos à Internet de banda larga permitem utilizar as potencialidades da chamada “rede das redes” ao nível da formação contínua de professores.

O Projeto TRENDS, de que o Programa Prof2000 (cf. www.prof2000.pt) é herdeiro, foi pioneiro ao conseguir promover desde 1997, de forma sustentada, dispositivos de formação de professores a distância. O novo Regime jurídico da formação contínua de professores, publicado em fevereiro de 2014, vêm reconhecer a importância da formação a distância ao referir "A formação com recurso a metodologias de ensino à distância e ao estabelecimento de redes através de plataformas eletrónicas são considerados eixos a privilegiar nas diferentes modalidades de formação".

A utilização de metodologias de aprendizagem a distância parecem levantar ainda algumas dúvidas nomeadamente quanto à sua eficácia. Será que os formandos que frequentam ações a distância conseguem obter níveis de aprendizagem aceitáveis? Será que a produtividade obtida em ações presenciais é superior à que se consegue em ações sobre a mesma temática, mas induzidas a distância? A experiência leva-nos a afirmar que os resultados da formação a distância são extremamente positivos e, por vezes, ultrapassam situações de aprendizagem presencial.

Nesta Sessão Especial vamos mostrar o "modelo" que está a ser usado pelo Centro de Formação da APM numa das ações da qual já foram dinamizadas 4 turmas totalmente a distância. Partindo deste exemplo, pretendemos lançar a discussão sobre a viabilidade do aumento do número de ações de formação a distância a ser implementadas pelo Centro de Formação da APM.







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