Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoProfMatXXV SIEMAtas do XXV SIEMLocaisInscriçõesNovidades 


 

 

 

Fotos

 

 

 

 

ProfMat 2014

Em abril de 2014 a Associação de Professores de Matemática realiza um dos seus mais significativos eventos: o ProfMat, encontro nacional de professores de Matemática. Será o 30º ProfMat numa cadeia de vinte e nove anos ininterruptos de encontros.

Em 1985 o ProfMat nasce em Lisboa na sequência de alguns encontros relativos ao ensino da Matemática: em 1982, um colóquio intitulado Ensino da Matemática nos anos 80, integrado no encontro da SPM de homenagem a Sebastião e Silva e em 1984, por iniciativa do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, um encontro sobre a utilização do microcomputador no ensino da Matemática; na sequência deste encontro começa-se a equacionar a organização de um encontro de professores de matemática ao qual, desde logo, se deu o nome de ProfMat e cuja primeira realização tem lugar nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 1985. No ano seguinte o encontro repete-se, desta vez em Portalegre e é aí, em Assembleia Geral de professores presentes, que é criada a APM. A partir daí, nunca a APM deixou de colocar as suas melhores energias na preparação e realização deste encontro, ultrapassando dificuldades e distâncias para, ano após ano, podermos afirmar: estamos aqui!

Em 2014 o ProfMat realiza-se em Braga, na Escola Secundária de Alberto Sampaio, nos dias 10, 11 e 12 de abril. Nos dias 9 e 10 realiza-se o 25º SIEM num feliz reencontro destas duas realizações que favorecem e substanciam a relação sempre por nós procurada entre a investigação e a prática letiva, sendo que, no dia 10, uma grande parte do programa dos dois encontros será comum, permitindo assim uma concretização dessa relação.

No ProfMat de 2014 temos muitas razões para nos encontrarmos.

Encontramo-nos para refletir e debater, para trocar experiências e dúvidas, logros e dificuldades.

Para aprender, sempre. E para não desistirmos, nunca.

Este ano, no ProfMat levantamos três grandes interrogações:

Que Matemática queremos para os nossos alunos? Que professores queremos ser? Que Educação queremos hoje?

Em torno destas questões construiremos o nosso encontro e a nossa reflexão.

Também nos convocam algumas memórias. Memórias de figuras de referência no ensino da Matemática. Memórias de mestres. Memória de amigos.

Teremos presente a celebração dos 100 anos do nascimento de Sebastião e Silva efeméride que ocorrerá a 12 de dezembro de 2014.

Encerramos o ano em que recordámos especialmente o Paulo Abrantes, nos 10 anos da sua morte, e ao qual associamos também Miguel de Guzmán falecido no mesmo ano do Paulo e que foi um amigo e colaborador da APM.

Encontramo-nos para rever amigos antigos e recentes e para conhecermos novos.

E para continuarmos a fazer da APM um lugar de pertença e de referência na nossa tarefa educativa, no nosso empenho em melhorarmos enquanto professores de Matemática, na nossa responsabilidade de intervirmos e fazermos ouvir a nossa voz em relação às políticas educativas que afetam o ensino da Matemática em particular e a qualidade do ensino público, de todos os níveis, em geral.

E Braga é uma cidade que nos acolhe de braços abertos, sempre em festa – mesmo se essa festa tem as cores e os silêncios dos passos da semana santa – de coração rendilhado, de abraços bordados, para nos fazer sentir  um sabor e um saber especiais.

Muitas razões para nos encontrarmos em Braga.

Por isso estaremos lá.

 

 

 


Comissão Organizadora

Beatriz Barbosa Lurdes Figueiral * Rosa Antónia *
Carmo Cunha Maria Luz Alves Sheila Saraiva
Cláudia Diegues Maria Teresa Santos Sofia Delgadinho
Helena Martinho * Paula Gomes
Isabel Leite * Paula Mendes *

* Comissão Científica

 

 



Contactos

profmat2014@apm.pt

ProfMat 2014 - Associação de Professores de Matemática

Rua Dr. João Couto, n.º 27-A

1500-236 Lisboa

Tel.: +351 21 716 36 90 / 21 711 03 77

Fax: +351 21 716 64 24

 

 


 

 

Apoios

 

 




© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados