Inscrições | Resumos
Cursos
No domingo, dia 24, de março poderá aprofundar um tema do seu interesse, participando num dos nossos cursos que decorrem no Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente - Escola Secundária de Albufeira, em Albufeira.
Este ano os cursos adquirem um novo formato, uma vez que se realizam apenas no Domingo, com a duração de 7 horas, pelo que não são acreditados.
O horário geral das sessões de Domingo será das 9h às 17h. Os tempos de paragem e de almoço serão negociados dentro dos respectivos grupos.
Este ano os cursos propostos são os seguintes:
Prazos e preços da inscrição num curso
A inscrição num curso faz-se em simultâneo com a inscrição no ProfMat 2012. O preço de inscrição nos cursos inclui os materiais distribuídos nos mesmos.
Consulte os prazos e preços de inscrição no encontro no separador INSCRIÇÕESindo o número de inscrição no ProfMat se for caso disso) e o comprovativo de transferência bancária no valor da inscrição no curso. Caso o pagamento seja por cheque, deverá ser passado à ordem de APM e enviado para a morada : APM - Rua Dr. João Couto, nº 27
Inscrição apenas nos Cursos |
Até 28 de Fevereiro |
Até 19 de Março |
Após 20 de Março |
Sócio |
15€ |
20€ |
30€ |
Não Sócio |
20€ |
25€ |
50€ |
C01 – O Quadro Interativo Multimédia na Aula de Matemática
Patrícia Sampaio,
Nível: Geral
Todas as atividades serão concretizadas em dinâmica de grupo, valorizando atitudes participativas, empenhadas e intelectualmente ativas, através da partilha de saberes e experiências, análise/resolução de propostas e produção de materiais. Neste curso pretende-se consciencializar os formandos da importância da utilização das TIC na aula de Matemática e dos prós e contras para a utilização Quadros Interativos Multimédia na aula de Matemática; desenvolver estratégias de utilização e metodologias de exploração dos Quadros Interativos Multimédia na sala de aula; desenvolver dos Quadros Interativos Multimédia, bem dar exemplos de exercícios/tarefas/guiões de apoio à utilização dos Quadros Interativos Multimédia na aula de Matemática; Pretende-se assim, desenvolver nos professores autonomia para o aprofundamento da utilização dos Quadros Interativos Multimédia.
C02 - Simetrias com recurso ao GECLA Ana Fraga Arsélio Martins
Nível: Geral
Recentemente, o Atractor, uma Associação cujo principal objetivo é o da divulgação Matemática e que integra diversas instituições contando desde da sua criação com o apoio regular do Ministério da Educação, desenvolveu um novo software denominado GECLA (sigla que significa Gerador e Classificador de Padrões). A aposta no desenvolvimento profissional contínuo dos professores de Matemática levou a que a APM, em estreita colaboração com o Atractor, estruturasse uma formação destinada a aprofundar o nível do conhecimento e utilização do GECLA numa perspetiva de integração e aprofundamento do currículo, um investimento necessário e desejável. Além disso, para muitos professores a utilização destas tecnologias, em situação de sala de aula, não é uma tarefa fácil, devido não só ao domínio da própria tecnologia, mas também por alguma dificuldade na introdução de elementos novos nas suas práticas letivas, que podem vir a provocar, por vezes, inseguranças com que não é fácil lidar, mesmo em professores experientes. No entanto, o forte trabalho colaborativo entre todos os participantes poderá vir a ser a mola impulsionadora das novas práticas que se pretendem desenvolver.
C03 - Origami, Dobragens em Papel Anabela Gaio, Escola Básica 2,3 Mário de Sá Carneiro – Camarate Idália Pesquita, Escola Básica Integrada c/ JI D. Carlos I – Sintra Ilda Rafael, Escola Secundária D. Dinis - Lisboa
Nível: Geral Neste curso pretende-se utilizar as dobragens em papel para investigações em geometria e em números, estabelecendo conexões entre ambos. Vamos construir números racionais e irracionais, assim como polígonos e poliedros. As propostas de trabalho enquadram-se nos currículos de matemática dos diferentes níveis de ensino e, serão diferenciadas consoante o nível de ensino dos participantes. Tentarão servir de ponto de partida para uma investigação mais aprofundada das relações entre a matemática e o origami (quer no que diz respeito a resultados matemáticos, quer no que diz respeito à comunicação matemática) e mostrar como a dobragem de papel é uma atividade que é tanto recreativa como educacional. Pretende-se ainda explorar as vertentes lúdica, educativa e matemática que esta técnica possui e pretende-se também, poder mostrar como a Arte está relacionada com esta técnica.
C04 - Funções, Geometria e Estatística - iniciação com a TI- Nspire
António Vidal Santos – Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos Alexandra Ferrão e Anete Ferreira – Escola Secundária Poeta António Aleixo - Portimão
Nível: 3º Ciclo e Ensino Secundário
A TI–NSPIRE permite uma abordagem diferente no ensino da Matemática, possibilitando a alunos e professores uma maior interação na aprendizagem da Matemática, de forma simples, mas interativa e motivante. Neste curso, iremos trabalhar diversas atividades, recorrendo às capacidades da TI- NSPIRE, nomeadamente na resolução de problemas simples, mas que permitam, por vezes, estabelecer Conexões com a Geometria, Funções, Folha de Cálculo e alguns com a Estatística; algumas das atividades propostas podem ser aplicadas na sala de aula. Se tiver uma TI-NSPIRE traga-a consigo, para usá-la ou atualizar o software com a última versão. Se não tiver, não se preocupe, apareça na mesma, que nós levamos uma para realizar as atividades. Neste caso, traga uma “pen drive”, para poder levar as atividades que realizou neste curso.
C05 - Estudar funções, imagens e vídeos na Casio fx-CG20
Ana Cristina Martins- Escola: ES João de Deus - FARO
Nível: 3º Ciclo e Ensino Secundário
Nos dias de hoje, torna-se imperativo que no ensino da Matemática se utilizem e implementem tarefas que recorram à tecnologia, bem como à modelação Matemática, para que se potencialize a forma como se ensina e se possa dotar os alunos das competências básicas essenciais. É urgente implementar e recriar o uso de atividades que envolvam instrumentos tecnológicos, na auto - construção do saber matemático, por parte do aluno. Com o auxílio da calculadora gráfica e dos respetivos programas, adequados ao desenvolvimento de conteúdos criativos e originais, é possível minimizar fortemente o baixo aproveitamento dos alunos nalgumas disciplinas e, em particular, nas disciplinas de Matemática e Físico-Química. Assim dotar os professores com novas competências e práticas pedagógicas capazes de suscitar nos alunos uma maior curiosidade e vontade de aprender, torna-se imperioso!
C06 - GeoGebra 3D para a sala de aula;
Alexandre Emanuel Batista Trocado José Manuel Dos Santos Dos Santos (Equipa do Instituto GeoGebra Portugal)
Nível: 3º Ciclo e Ensino Secundário
Este curso pretende trabalhar com GeoGebra 5.0 Beta, em particular as vistas 3D e CAS, para a sua utilização na sala aula. Serão discutidos vários exemplos de aplicação do GeoGebra 5.0 em diferentes tópicos da Matemática desde a Geometria até as Probabilidades. Serão trabalhadas as diversas capacidades do GeoGebra, nomeadamente o trabalho com vistas tridimensionais, cálculo algébrico e simbólico, e a folha de cálculo. Deste modo serão desenvolvidas as aprendizagens que o professor necessita de modo a usar O software nomeadamente nas capacidades em desenvolvimento da versão 5.0 Beta do GeoGebra. As versões do GeoGebra com que vamos trabalhar são as disponíveis em: hSp://www.geogebra.org/webstart/5.0/geogebra--‐50.jnlp Ou a versão ofline disponível em: hSps://code.google.com/p/geogebra/downloads/list?can=2&q=OSX+4.9 Para o seu funcionamento é necessário que o computador esteja ligado à internet uma vez que se trata de uma versão beta em atualização. Devem munir‐se os formandos de óculos 3D bicolores em vermelho e azul.
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