Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoProfMatXXIII SIEMLocaisCursos InscriçõesDestaques 
ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS  |  PROJETO DROIDE II
Painéis Plenários

Os Painéis são atividades plenárias integradas nos programas científicos do ProfMat2012 e do XXIII SIEM, pelo que se destinam aos participantes destes dois encontros. Contamos, este ano, com duas atividades desta natureza: um painel temático, que visa discutir a importância das organizações internacionais na Educação Matemática, e um painel de divulgação de um projeto de investigação nacional no âmbito da Educação Matemática, cujos propósitos e resultados são relevantes e de interesse a professores e a investigadores.




ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

6 de Outubro de 2012, 10:00 – 11:00

Participantes

Ana Paula Canavarro, CIEFCUL e Universidade de Évora (Moderadora)

Jaime Carvalho e Silva, Universidade de Coimbra, ICMI

João Filipe Matos, Universidade de Lisboa, PME

Leonor Santos, Universidade de Lisboa, ERME

Resumo

Atualmente Portugal orgulha-se de ter várias individualidades portuguesas a desempenharem cargos de relevo na direção de importantes organizações internacionais, concretamente na International Commission on Mathematical Instruction (ICMI), International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), e European Society for Research in Mathematics Education (ERME). Estas organizações, embora distintas nas respetivas missões e formas de funcionamento, partilham a preocupação com o desenvolvimento e disseminação da investigação em educação matemática, tendo como uma das suas principais atividades a realização de congressos internacionais nos quais um número assinalável de investigadores portugueses tem participado, apresentado trabalhos e coordenado sessões.

Este painel tem como principais objetivos dar a conhecer estas organizações e as atividades a que se dedicam, discutir o seu papel no desenvolvimento da investigação em educação matemática, em especial no que diz respeito à internacionalização da investigação, e refletir sobre os contributos que oferecem relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática.




PROJETO DROIDE II

6 de Outubro de 2012, 14h00 – 15h30

Participantes

Elsa Fernandes, Coordenadora do Projeto

João Filipe Matos, Membro da equipa do Projeto

Sónia Abreu, Professora de Matemática

Hélia Jacinto e Susana Carreira, Entrevistadoras

Resumo

O objetivo deste painel é discutir os resultados (parciais) de um Projeto de Investigação – DROIDE II – Os robots na Educação Matemática e Informática – financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia e em curso até Junho de 2013. O projeto tem como propósito compreender de que forma o uso dos robots, como artefactos mediadores da aprendizagem, contribui para que os jovens produzam significado e desenvolvam aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos e informáticos e a possível articulação entre as duas áreas de conhecimento. Serão discutidas as contribuições do projeto para o ensino/aprendizagem da Matemática bem como para a formação de professores. Dois membros do projeto serão responsáveis pela sua apresentação. Uma professora que desde 2006 tem utilizado os robots nas suas aulas dará voz a todos os professores que utilizaram os robots no âmbito do projeto. Duas entrevistadoras irão interrogar os processos e os resultados do projeto.







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados