Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoProfMatXXIII SIEMLocaisCursos InscriçõesDestaques 

Sessões especiais

SE1 - Lançamento da brochura: Sequências de tarefas para o ensino e aprendizagem da multiplicação e da divisão de números racionais não negativos
SE2 - Lançamento do livro " Xavier e o Pensamento Algébrico"
SE3 - Revista Educação & Matemática
SE4 - Lançamento do livro “Simetria e Transformações Geométricas"



SE1 - Lançamento da brochura: Sequências de tarefas para o ensino e aprendizagem da multiplicação e da divisão de números racionais não negativos

Quinta, 4 Out, 18:00

Bloco D Sala 16

 

Cecília Monteiro, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
Hélia Pinto
, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria


Esta brochura dá continuidade à brochura de 2007, “Desenvolvendo o sentido do número racional”. O seu principal objetivo é proporcionar aos professores um recurso para o ensino da multiplicação e divisão de números racionais positivos, considerado um dos tópicos mais complexos do currículo do 2º ciclo.

Na brochura são apresentadas tarefas agrupadas em seis sequências, permitindo aos alunos o desenvolvimento da compreensão destas operações já trabalhadas no 1º ciclo, mas agora alargadas ao conjunto dos números racionais não negativos. Para cada sequência de tarefas são definidos objetivos específicos e notas gerais explicitando aspetos considerados relevantes, de modo a que os professores possam decidir da sua utilização fundamentada. Nalguns casos é feita uma análise de estratégias dos alunos. A grande maioria das tarefas foram testadas e revelaram-se eficazes, mesmo para crianças com mais dificuldades.

Além das sequências de tarefas apresenta-se inicialmente uma breve fundamentação teórica baseada na literatura especializada sobre o raciocínio multiplicativo, considerações sobre a multiplicação e a divisão e são feitas algumas sugestões para a exploração das tarefas.

 

 




SE2 - Lançamento do livro " Xavier e o Pensamento Algébrico"

Quinta, 4 Out, 18:00

Bloco D Sala 25

 

Paulo Afonso

 

"O novo livro com que Paulo Afonso nos brinda, Xavier e o Pensamento Algébrico, é muito feliz.

Desde logo, pela pertinência e importância do tema, revitalizado no atual Programa de Matemática do Ensino Básico, que lhe confere um estatuto privilegiado. De facto, o desenvolvimento do pensamento algébrico constitui-se o principal objetivo que um dos quatros temas matemáticos que estruturam aquele programa – Álgebra – persegue.

Por outro lado, pela natureza das tarefas que o autor propõe, incluindo as dos ‘desafios ao leitor’ – efetivamente desafiantes, complexas e, no geral, abertas, em detrimento de tarefas rotineiras que a escola tem teimado em priorizar. Além disso, as referidas tarefas estendem-se a outras esferas que extravasam os nichos próprios da referida temática, evidenciando-se, assim, relações intramatemáticas, o que contribui para uma visão integradora da própria disciplina."

 

Isabel Cabrita, in Prefacio

 




SE3 - Revista Educação & Matemática

Sexta, 5 Out, 17:15
Bloco D Sala 16

 

Nos últimos anos a sigla OTD entrou seguramente no nosso vocabulário. Com ela, a abordagem à estatística e às probabilidades passou a estar presente nas orientações programáticas dos alunos desde o 1º ciclo de escolaridade, e com a intenção de promover uma educação estatística de qualidade e relevante para o exercício da cidadania nas suas diferentes vertentes. É precisamente à Estatística e Probabilidades que a revista temática se dedica em 2012. Com ela procuramos problematizar a abordagem que em Portugal se faz a estes temas nos diferentes níveis de ensino, discutir questões ligadas ao seu ensino e aprendizagem, ilustrar como está a decorrer a prática de ensino, facultar tarefas para a sal de aula, e mais algumas coisas...

Para avaliar o seu “sentido de revista”, avisamos desde já que vamos pedir-lhe resposta a um breve inquérito na entrada da sessão especial para o qual o convidamos: Quantos artigos vai ter a revista? Quantos materiais para a sala de aula? E reportagens? E mesas redondas?...

Ainda está a tempo de fazer alguma recolha de dados para fundamentar as suas respostas... Contamos consigo!

 




SE4 - Lançamento do livro “Simetria e Transformações Geométricas"

Sexta, 5 Out, 17:15

Bloco D Sala 25

 

Eduardo Veloso

O Programa de Matemática para o Ensino Básico em vigor (homologado no passado recente) inclui um assunto novo no tema Geometria. Trata-se da Simetria e de uma abordagem mais desenvolvida das Transformações Geométricas. Na sua formação inicial, tanto nas Escolas Superiores de Educação como nas Universidades, os actuais professores de Matemática não fizeram qualquer preparação matemática no que diz respeito à Simetria e as próprias Transformações Geométrica foram nas Universidades tratadas como um tema da Álgebra Linear, com métodos impossíveis de serem transferidos pelos professores para a geometria do Ensino Básico. Desta forma, os professores defrontam – como é bem reconhecido – imensas dificuldades para ensinar estes tópicos, ainda por cima dada a não existência de livros de matemática em português sobre estes assuntos, impossibilitando assim as suas tentativas de auto-formação.

Assim sendo, o autor, Eduardo Manuel Souto de Sousa Veloso – licenciado em Ciências Matemáticas, ex-assistente na FCUL, ex-professor convidado da Universidade Lusófona, autor do livro Geometria: Temas actuais, na colecção de Desenvolvimento Curricular do Instituto de Inovação Educacional, com grande experiência na formação contínua de professores de Matemática no Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática – resolveu escrever o livro Simetria e Transformações Geométricas, que tem por objectivo a formação matemática dos professores de matemática do Ensino Básico – tanto na formação contínua como na formação inicial nas ESES e nas Universidades.

O livro terá 7 capítulos – Transformações Geométricas, Isometrias, Simetria, Rosáceas, Frisos, Padrões e Semelhanças –, num total entre 150 e 200 páginas. Este projecto inclui inda um site de apoio ao livro, para permitir aos leitores acesso a pequenos vídeos e tutoriais, ficheiros interactivos num programa de geometria dinâmica, etc.

 







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados