Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoProfMatXXIII SIEMLocaisCursos InscriçõesDestaques 

Painéis

Os painéis são momentos de discussão com vários intervenientes sobre temas de actualidade. São preparados e conduzidos por um moderador convidado pela organização que, em conjunto com esta, endereça convites aos restantes membros do painel. Em cada caso prevêem-se intervenções dos vários membros por solicitação do respectivo moderador e em resposta a questões da assistência que é convidada a intervir em momento próprio do painel.

P1 - Reflexão sobre os Exames Nacionais
P2 - Metas Curriculares em Portugal e no Mundo
P3 - Matemática do Planeta Terra 2013
P4 - Ensino da Matemática a jovens com Necessidades Educativas Especiais



P1 - Reflexão sobre os Exames Nacionais

Quinta, 4 Out, 14:30

Anfiteatro G0_A1 Sala 80 – ISEC/DFM

Moderador: José Carlos Balsa

 

Este painel pretende contribuir para a reflexão sobre o atual sistema de exames nacionais em Portugal, desde os testes intermédios ao sistema de correção de provas, passando pelo número e tipo de exames nos diferentes anos de escolaridade e a própria existência de um instituto ou direção geral com as funções do GAVE. O Painel incluirá elementos do GAVE, pessoas com experiência de colaboração em exames e pessoas com posições crítica do atual sistema português.




P2 - Metas Curriculares em Portugal e no Mundo

Quinta, 4 Out, 14:30

Anfiteatro G0_A2 Sala 79 – ISEC/DFM

Moderador: Jaime Carvalho e Silva

 

Neste painel tentar-se-á ver que tipos de documentos são produzidos em diferentes países do mundo, nomeadamente Brasil e Espanha, pois contamos com a participação de colegas destes países no Profmat. Passaremos em revista os documentos programáticos, os documentos do tipo das Metas, orientações e regras para exames, assim como a relação dos exames, nalguns países, com os respetivos programas. Será feita uma breve referência à situação em Singapura e na Coreia do Sul.

 




P3 - Matemática do Planeta Terra 2013

Sábado, 6 Out, 9:00

Anfiteatro G0_A1 Sala 80 – ISEC/DFM

Moderadora: Ana Fraga, Escola Secundária Soares Basto

Intervenientes:

Carlota Simões, Coordenadora Nacional do MPT-2013
Joana Latas, Vice presidente da Associação de Professores de Matemática
José Francisco Rodrigues, Membro do Comité dos Museus e das Exposições do MPE-2013
Marta Pascoal, Universidade de Coimbra
Samuel Lopes, Membro do Atractor
Miguel Abreu, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática

Por todo o mundo diversas sociedades, associações, universidades, institutos de investigação e fundações vão dedicar o ano 2013 ao projeto Mathematics of Planet Earth (MPE-2013) ou, em português, Matemática do Planeta Terra (MPT-2013).

Os desafios do nosso planeta e da nossa civilização são multidisciplinares e multifacetadas e as ciências matemáticas desempenham um papel central no esforço científico para entender e lidar com esses desafios.

A missão do projeto MPT-2013 é:

·         Incentivar a investigação na identificação e na resolução de questões fundamentais sobre o Planeta Terra;

·         Incentivar educadores de todos os níveis de ensino para comunicar os problemas relacionados com o planeta Terra;

·         Informar o público sobre  o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do planeta Terra.

No MPT existem quatro temas:

·         Um planeta para descobrir: oceanos; meteorologia e clima; processos do manto; recursos naturais; sistemas solares;

·         Um planeta suportado por vida: ecologia, biodiversidade, evolução

·         Um planeta organizado por humanos: sistemas políticos, económicos, sociais e financeiros; organização das redes de transporte e de comunicação; gestão dos recursos; energia;

·         Um planeta em risco: mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, epidemias; espécies invasoras, desastres naturais

(http://mpe2013.org/)

Em Portugal, várias instituições pretendem promover atividades no âmbito do projeto MPT-2013, nomeadamente a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Universidade de Coimbra, entre outras.

Neste painel MPT-2013 pretende-se conhecer a opinião dos intervenientes sobre a razão e a importância do projeto, bem como conhecer quais as iniciativas mais relevantes das instituições que representam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 




P4 - Ensino da Matemática a jovens com Necessidades Educativas Especiais

Sábado, 6 out, 9:00

Anfiteatro G0_A2 Sala 79 – ISEC/DFM

Moderadora: Helena Albuquerque

 

Neste painel serão ouvidos vários testemunhos de professores dos Ensinos Básico e Secundário que se encontram neste momento a ensinar Matemática a jovens com NEE, nomeadamente, a alunos  portadores de deficiência mental, autismo, paralisia cerebral, cegueira e surdez. A seguir a esta primeira parte realizar-se-á uma discussão/análise das questões levantadas.

 







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados